não há estudos que provem que a vacina provoque autismo... aliás o tiomersal (composto derivado do etilmercúrio usado na vacina pandemrix) foi bastante testado e está provado que a quantidade existente numa dose da vacina (5 microgramas) é inócua. o mesmo estudo revela que só a a partir dos 96 microgramas é que se começam a registar efeitos adversos.
há uns anos atrás foi utilizado um outro conservante em vacinas, derivado do metilmercúrio e esse sim provocou autismo e problemas de fala nos nascituros, contudo está mais que provado que os efeitos do etilmercurio não se comparam aos do metilmercurio, é um composto que o nosso corpo liberta rapidamente e que já foi bastante estudado sendo usado noutras vacinas e medicamentos há vários anos.
portanto nada de lançar o pânico em quem já levou a vacina, ok?
além disso, dizes que os efeitos da vacina não estão devidamente estudados, e pergunto-te: por acaso os do tamiflu estão? se estão, porque é não se recomenda o uso em grávidas, salvo se o benefício compensar o risco? então é porque há risco, certo?
eu já falei muito sobre a vacina, ambos os meus médicos (familia e GO) aconselharam a toma da vacina e ambos são da opinião que mais vale tomar a vacina do que arriscar a ter a gripe...
fico feliz por teres passado bem e não teres tido nenhuma complicação, mas nenhuma de nós sabe como irá o nosso corpo reagir ao malfadado vírus, então, na minha opinião, mais vale prevenir que remediar