Nunca tinha ouvido falar nesse exame tão cedo ... normalmente vê-se nas medidas da eco do 1º trimestre ... depois se ainda tiverem duvidas fazem a amniocentese ...
Mas tens algum caso na família???
Bjokas
Olá Mamagira, a minha médica mandou-me fazer já. Disse para marcar consulta na obstetra só a partir das 7 semanas, mas que este exame podia marcar já no hospital. Talvez seja porque nos hospitais públicos demoram imenso tempo a realizar exames não? Assim marco hoje e só por volta das 11/12 semanas é que tenho exame. Não será isso?
Olá mamãs.
Eu já fiz as análises de sangue e urina que a médica de família passou. Como estamos isentas não precisamos esperar por vaga no centro de saúde. Eu fiz numa clínica.
A minha médica passou-me a eco para fazer no final do primeiro trimestre e passou-me uma requisição para um exame bioquímico (sangue) para ser feito na mesma altura da eco para apurar a probabilidade de trissomia. Se a probalidade for baixa, não há o que preocupar. Se a probabilidade for alta, a médica passa a amniocintese para ser feita no hospital. Com este exame deixa-se de falar de probabilidades e obtém-se os resultados efetivos do bebê nascer ou não com trissomia.
A médica disse-me que este exame bioquímico nao é comparticipado até a mãe ter 35 anos. E como é dispendioso, deixou ao meu critério fazê-lo ou não.
Espero ter ajudado...
Esse exame que falam é o rastreio bioquímico que é uma análise ao sangue que também é feito com a ecografia do 1 trimestre para ver se a probabilidade a ter trissomias. Se o valor foi baixo aí faz se a amiocintese caso contrário não é preciso. O rastreio bioquímico não é obrigatório nem é comparticipado pelo estado. A médicos que mandam fazer outros não. Mas por norma todos os médicos estão a mandar fazer. O exame ronda 50 a 60 euros. Depende de zona para zona.
Treinante Outobro 2014
Positivo a 29 de Outubro - Duas Estrelinha** 04/12 (9s+2d) Aborto Retido
Janeiro 2015 início aos treinos *
Positivo a 3 de Março agarra te bem meu feijaozinho
POSITIVO HOJE!! aiai estou tão feliz após 6 longos meses parece que a estrelinha vai brilhar. Mas como muitas voces tambem tremo de medo de ser apenas um sonho..
Tentante desde Outubro 2014
Gravidez química (22/01)
volta as treinos após curetagem 22/04 (AR ás 11sem)
Á tua espera bebé!
POSITIVO 15/04/2016
Jspsm esse corrimento é normal. Desde que não venha com cor ou até mesmo sangue não te preocupes.
Treinante Outobro 2014
Boa tarde Meninas! Em relação aos exames necessários para o despiste de algumas anomalias, entre as quais trissomia 21, agendei para as 10 semanas o exame precoce (uma picada no dedo e algumas avaliações) e para as 12 a Ecografia. Podia fazer tudo junto às 12 semanas, mas ela até achou melhor dividir em 2, para não perder muito tempo no hospital.
Eu acho que esse instinto é de todas as grávidas lol. Qualquer coisinha que sinto a escorrer lá vou eu a casa de banho ver se está tudo bem. Por mais que não queiramos fazer a nossa tentação é ir ver se está tudo bem. Grávida sofre.. e é de ansiedade.
Treinante Outobro 2014
Obrigada Raquelsframinhos, pois é como eu, tem vezes que não sinto nada, tem outros que sinto uma pontada forte e hoje de manhã acordei por volta das 6h com uma impressão na barriga como se fosse vir o período, já me tinha dado antes, mas é uma impressão bastante leve e deve ser isso o corpo a adaptar-se. Mas uma pessoa fica preocupada, a consulta é já amanhã, espero que esteja tudo bem. Tenho de tentar não stressar com o assunto :):)
bjinhos
Compreendo-te JB7, eu no fds passado tive uma festa de aniversário e no domingo um almoço de família e estive sp a recusar vinho ou licores, etc., as pessoas achavam estranho pq socialmente sempre provava um pouco mas agora as coisas mudaram. Então, como sofro de refluxo-esofágico, e tenho normalmente muita azia, dei a desculpa que ando a evitar certos alimentos e bebidas porque não ando bem do estomago. Mas só pensava: Ai eles vão descobrir ou desconfiar, isto porque ainda não contámos a ninguém.
É verdade Assoares, parecemos tolinhas mas dizem que faz parte, aqui pelo menos não nos sentimos sozinhas :D:D
Ana_Mum pois nós tb queremos contar mas quero primeiro ir á consulta para ver se está td bem, depois vamos contar aos avós e aos nossos irmãos. Não sei se vamos conseguir aguentar até ao fim do trimestre para contar aos amigos mais próximos.. Aiiii... é muito complicado... estes 3 meses vão parecer 9.. loll
Mãe sofre mesmo... eheh