Meninas Treinantes de SETEMBRO de 2009 | Page 64 | De Mãe para Mãe

Meninas Treinantes de SETEMBRO de 2009

Responda
2077 mensagens
tia lou -
Desde 03 Ago 2008

Ninas:
Vou ter um rapazote!!!
Tou feliz da vida.

beijinhos a todas.

Sobre tia lou

Desde o momento em que descobri que existes, mudaste a minha vida!Davi Lucas, Deus te abençoe e proteja.

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

TIA LOU
PARABENS...isso é que é ficar adiantada

DPP 7/7/2010
Madrinha e afilhada da Eva....TRM....Catarina....Xanita e Vanessa
37 semanas - cesariana ás 38
estou quase quase a conhecer o maior amor da minha vida

Patricia Torrão -
Desde 17 Abr 2009

Olá Meninas...
Em primeiro lugar tenho o dever de vos pedir desculpa por andar tão ausente... as minhas desculpas, espero que possam perdoar-me...
Fiquei felicissima quando li a tua msn Sefa... Muitos muitos PARABENS...
Tenho andado com gripe e não me apetece sequer por as mãos fora dos cobertores lol daí a minha ausência recente... e ainda por cima antes da gripe andava entusiasmadissima com o enxoval do bebecas que ando a preparar e nem tinha tempo de vir à net...
Com o bebecas acho que está tudo bem mas na proxima quarta feira já o vou ver outra vez e agora com 12 semanas, espero conseguir ver o sexo lol
Espero que esteja a correr tudo bem com todas...
Eva li um coment teu em que estives-te mal da ansiedade no hospital... tens de te manter calma linda...
Beijinhos para todas...
Vou tentar manter-me mais em contacto...

POSITIVO - 5 de Outubro de 2009 / Parto - 10 de Junho de 2010
1º Positivo - 19 Março 2009
Perda - 26 Abril 2009 - 12 sem.
Nasceu a nossa princesinha com 2.975 kg e 49 cm a 10 de Junho de 2010

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá meninas!!!

Recebi a mnha nota... e tal como previa REPROVEI!!!! Fiquei triste, mas já dei a volta!!! Tenho de me preocupar é com a minha pipoca!!!

Só me chateia ter de pagar mais um ano de propinas!! Mas prontos... não vou pensar mais nisso!!

Qd lá for fazer o exame, se tudo correr bem, já vou barriguda!!!!

Hoje ando stressada!!!!

Sefa

Sobre Sefa

16/07/2010 - Nasceu a M.!!!!! 3,660 Kg e 51 cm!!!
13/09/2012 - Nasceu a C.!!!! 4,030 Kg e 53 cm!!!

Testes de gravidez!!! Visitem a minha lojinha!! Tudo novo ou como novo!!! Preços óptimos!!! http://demaeparamae.pt/vendo/loja/37970

Trm -
Desde 24 Mar 2009

Olá minha lindas!
Há quanto tempo nao vinha cá!!! lol
Mas tenho tido imenso trabalho, pois vamos ter um inspecçã ca na creche e tenho de ter a papelada toda em ordem, por isso há k fazer trabalho de casa e se venho aki ou ao msn, já sei k me perco e nao faço nada!!! lol
Mas agora já ando mais folgadita!!!

Como já disse por sms (pelo menos a kem tinha o num.) já fui à consulta da revisão de aborto e pelo o k o médico disse está tudo bem, k devo esperar duas menstruações e depois estou de volta aos treinos!!!
Quanto ao periodo esse ainda nao veio (já la vai 40 dias), mas vou continuar calma à espera dele, se nao aparecer entretanto terei de tomar kk coisa axo eu!

Tb numa visita curta ao msn mencionei k axo k vou mudar de GO, pois a sua prestação e acompanhamento, nao me deixou muito satisfeita e nada confiante em me deixar acompanhar por ele numa próxima gravidez, sinto-me insegura com ele e por isso vou mudar!

Axo k já está tudo actualizado quanto a datas no tópico se algo estiver mal, digam-me pff.

Ah!!!! Já agora lindas para quem está com os meus sobrinhos na barriga digam a DPP para eu colocar no tópico tb e os nomes dos babies!!! lol

Peço desculpa pelo desaparecimento, nao é por mal mas estou mesmo cheia de trab e nao dava!!!

Beijo beijos a todas ADORO-VOS!!!

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

Bom dia meninas............TRM madrinha que bom voltar a ver te por aqui Palmas! Palmas!
Olha linda até à eco das 11 semanas a DPP é 9 Julho ....o sexo quem me dera já saber...mulher gravida vive mesmo ansiosa xiça Careta

Em relação a mim, como sabem esta semana tenho andado com umas " fisgadas " do lado esq não na virilha mas perto..ainda na dita Careta Careta como quem não sabe deve perguntar e ontem enviei um mail à GO e ela ja respondeu dizendo que é normal....
"NO INICIO DA GRAVIDEZ PODE TER ESSES SINTOMAS
HA DISTENÇÃO DOS LIGAMENTOS DO UTERO E PODE TER UMAS MOINHAS PELVICAS COM IRRADIAÇÃO " pronto e assim fiquei mais descansada e nao penso se será mesmo normal...
também perguntei a ela se podia fgazer massagem corporal e facial pq o meu menino tinha oferecido no natal passado e eu feita esperta deixei andar andar e agora tenho 1 mes para a fazer Preocupado
diz ela : PODE FAZER MASSAGEM CORPORAL E FACIAL MAS AVISE QUE ESTA GRAVIDA PARA NÃO MASSAJAR O ABDOMEN E NÃO UTILISAR PRODUTOS QUE POSSAM SER NOCIVOS

pronto...assim para as minhas mamãs que tb podem passar por esta duvida aqui fica o recado da GO.

Hoje faço 8 semanitas...de manhã eu dizia ao maridão " mor o nosso bebécas tá um matulão " Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir diz ele mt rapido...............uma matulona Cair ao chão de tanto rir Careta

DPP 7/7/2010

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá meninas!!!!

O dia ontem não me correu mto bem, mas este começou ainda de uma maneira pior!!!!

Acordei de manha e ao limpar-me saiu sangue!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não era vermelho vivo mas era vermelho!!!!!!!!

Fiquei em panico!!! O meu marido ligou pra saude 24 e depois de mtas perguntas mandaram-me ir o qt antes para as urgencias!!!!

Lá fomos... Qd fui vista fizeram-me analise à urina pra ver se tinha alguma infecção urinária q deu negativo!!!

Depois tiveram a fazer-me um exame ginecologico e a medica detectou logo a origem do sangue... Tinha 2 feridas no colo do utero! Tranquilizou-me logo q tava a sangrar de fora e não de dentro!!!! UFA!!!! Foi logo um alivio!!!!!

Limpou com compressas e fez um tamponamento com água oxigenada para parar a hemorragia!

Depois qd a hemorragia parou disse-me "Já q tamos aqui vamos ver se já dá pra ver alguma coisa" e deu.... Vi o saquinho e tinha qq coisa lá dentro, mas a médica disse q aquele ecografo não permitia ver melhor! Mas pra não me preocupar q o saquinho tinha uma medida normal e estava bem alojado no utero!!!!!

Bem... nem imaginam o alivio q foi!!! Foi um grande susto!! Já pensava no pior!!!! Mas felizmente já passou!!!

Disse-me q podia acontecer outra vez pq tinha o colo do utero mto sensivel!!!!!

Sefa

Sobre Sefa

Testes de gravidez!!! Visitem a minha lojinha!! Tudo novo ou como novo!!! Preços óptimos!!! http://demaeparamae.pt/vendo/loja/37970

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá linda!!!

Tal como te tinha dito vais ve q mais dia menos dias nos voltas a presentear com o teu positivo!!!!

A minha DPP, por agora, é 28 Julho 2010.

Bjs

Sefa

Sobre Sefa

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

k susto sefa, felizmnt n e nd c os bebes , agora e curares essas feridinhas...

eu hoje fui fazer analises ao sangue para diabetes, 100gr de açucar ingeridos e seer picada 4 vezes, com 1 hora de diferença, custou meninas... agora e esperar pelo resultado espero k saia negativo

beijikitas

Sobre Eva Maria

um casalinho de gémeos nascidos a 30-03-2010 Sorriso

Hélio e Lara os meus 2 anjinhos Sorriso

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá Eva!!!

Pois foi... foi um grande susto!!!! Mas olha q não são bébés!!!! É só um saquinho!!!!! LOL!!!!

Pelo menos deu pra ver q o saquinho tá no sitio certo e de um tamanho normal!! Ainda bem!!! Tb deu para perceber q tinha algo lá dentro, mas via-se mto mal!

Pra semana tenho consulta e gostava já de ver o coraçãozinho, mas não sei se vai dar!! A médica disse q numa semana era uma diferença mto grande e talvez já visse! Espero q sim!!

Esse exame dos diabetes deve ser mto complicado de fazer!!! Mas tu como mama super guerreira deve ter sido nas calmas!!!LOL

Vais ver como vai dar negativo!!

Beijinhos

Sefa

Sobre Sefa

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

ai sefa eu sei k tens um mas que queres, ultimamtn cada vez que falo em gravidez falo spr em bebes, é de falar tt nos meus Preocupado

Sobre Eva Maria

Junni -
Desde 07 Jan 2009

TRM, welcome back!
Sentimos a tua falta, e iamos falando em ti! Desculpa não ter respondido à SMS, mas tenho andado enterrada em trabalho tb! Agora espero que esse red venha rápido, para voltares aos treinos intensivos!

Sefa... que susto menina! Até fiquei com o coração nas mãos a ler! Ainda bem que o teu bebecas está lá, seguro e saudavel! Vais ver que para a semana já ves o coraçãozinho e tudo!

Para voces e todas as outras... bjocas grandes!

Sobre Junni

Madrinha e Afilhada da Catitaz
Madrinha e Afilhada da Tita_Gaia

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

meninas........como é que voces tão???

este post tá tão paradito

DPP 7/7/2010

Junni -
Desde 07 Jan 2009

Meninas, novidades?
Já sei que a consulta da Patricia correu bem, muitos, muitos parabéns! :)...
e as outras meninas, por onde andam? Toca a vir aqui dar noticias!

Bjocas

Sobre Junni

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

Bom dia meninas..........
mas onde anda estas mamãs e treinantes !!!!!!!!!! mau mau

Junni e tu linda...qual a data prevista para NÃO vir ?
Lindas eu sinto me bem...tirando a azia e a sensação de enfartamento mal acabo de comer o peq.almoço Preocupado

DPP 7/7/2010

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

ai meninas tou velha, doi-m as costas a levantar, doi-m kd tou sentada, doi-m abaixo da barriga kd tou mt tempo de pe, n m consigo dobrar e dp de viestir collants parece k corri uma maratona... e ainda faltam uns mesitos.....

Sobre Eva Maria

Junni -
Desde 07 Jan 2009

Cristina, a data de não vir (final, na minha opinião) é dia 9.De qualquer maneira não há novidade nenhuma, sintoma nenhum, nada diferente... absolutamente nada! Sorriso Paciencia!

Bjcoas

Sobre Junni

Adriana Magalhães -
Desde 25 Out 2007

Beijinho Beijinho Olá minhas lindas!! Olá!

Tenho andado desaparecida eu sei! No fim-de-semana como sabem estive no Algarve com o meu Vitória e fiquei uns dias sem dar notícias. Mas fui sempre respondendo às sms!

Como algumas já sabem, na segunda-feira voltei a ver o meu pimpolho Espertalhão Dei um saltinho à GO só mesmo para o ver, tava cheia de saudades Gargalhadas Apaixonado Ele lá estava, lindo, a passear... eles já se mexem sabem, nós é que não sentimos! Já se notavam bracinhos e perninhas, já está um bonequinho Apaixonado Ouvimos o coração... é incrível não é... tão pequenino... é mesmo magia.

Beijos para todas!!! Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

I Apaixonado U

A minha princesa chegou no dia 26 de Junho Sorriso
VISITA-NOS: http://estamos-a-tua-espera.blogspot.com/ Sorriso
14.02.2009 - O meu dia: http://onossocasamento.pt/forum/meu-dia-14022009-com-fotos

Pelos animais, sempre! http://www.esteriliza-me.org

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá meninas!!!

Não tenho andado mto participativa pois o estado de espirito não anda mto bom!!! Passei a semana toda em bx!! Todos os dias de manha ao limpar-me tinha sangue (excepro no dia de hoje) e durante o dia qd tinha corrimento era castanho clarinho. Na 2ª falei com a minha GO q me disse pra ter calma e esperar!! Como tenho consulta hoje não valia a pena ir lá antes!

E como não era mto sangue nem tinha dores associada para esperar!!!! Claro q esta espera é desesperante!!! Quase todos os dias qd me limpava de manha e saia sangue me dava vontade de chorar!!!! Mas tou a tentar levar as coisas com calma! O q tiver de ser será e não haverá nada a fazer!!! Entretanto comecei a fazer uns produtos naturais e homeopaticos, aconselhados pelo meu sogro que é homeopata! Vamos ver no q dá!!!

Tenho tido alguns vomitos e alguns enjoos mas ainda nada de especial!! MAs claro q qd acontecem até fico contente pq pode ser sinal q estará tudo bem!!!

Logo às 15.30h tenho consulta na GO!!! O veredicto será dado!!! Tenho de confessar q o medo é mto, mas ao mm tempo tenho fé q estará tudo bem!!!!

Peço-vos a vossa corrente super positiva!!! Assim q tiver noticias (boas ou más) conto!!!

Beijinhos a todas!!

Sefa

Sobre Sefa

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

Olá a todas....
Meninas tão mt desaparecidas deste nosso cantinho
eu ora ligo ora tenho de desligar o msn..mas venham aqui dar noticias

JUNNI minha afilhada linda..não podia deixar de vir aqui dar os parabens...............como sabes quando recebi a tua sms sobre o teste ovulação fiquei estérica.....só podia ser o bebé a dar te sinal..fiquei tao feliz que ontem quando confirmas te até me emocionei Piscar o olho valeu a pena os testes a almofadinha Cair ao chão de tanto rir Careta
Meninas este cantinho está mesmo a chegar ao natal cheio de presentes..os melhores da nossa vida...um filho/a

olhem lindas eu continuo sem grandes sintomas.....no banho sinto o peito sensivel quando me visto ando lindamente..e à 2 dias que voltei a sentir aquelas muinhas tipo o red a chegar..tive isto na 5/6 semana..espero que seja normal....

DPP 7/7/2010

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá meninas!!

Antes de mais... Junni... MTOS PARABÉNS!!!!!!! Qd li a tua mensagem fiquei com um sorriso de orelha a orelha!!!!!

Agora eu... na 6ª tive consulta com a GO q me confirmou q tinha o colo do utero extremamente sensivel e fez-me uma citologia!! Ela não disse mas pareceu-me q ela desconfia q possa ser HPV. Fez-me a eco e vi o meu pimpolho com 2,19 mm (minusculo) e com o seu coraçaõzinho já a bater!!!! Foi um momento super especial!!!!! A médica teve a fazer-me um curativo no colo do utero e depois parei de sangrar.... até hoje!!! De manha ao limpar-me lá tinha sangue outra vez!!!! Fico logo em stress qd vejo o sangue!!! Quero acreditar q é devido ao mm problema mas tenho medo de não ser!!

De qq das maneiras agora só me resta esperar, acreditar e ter fé q está tudo bem com o bebe!!!

Sintomas... enjoos pcos (penso q tenho mais qd ando mais nervosa)!! De resto só mm o peito grande (a fugir pro enorme!!!) e dorido!!

Eu concordo com a Cristina!!! Agora ninguem passa por cá a dar novidades!!!!

Bejinhos

Sefa

Sobre Sefa

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

junni ja t dei os parabens por sms mas aqui fica tambem os meus parabens deves andar nas nuvens lool

ate li o sms 2 vezes lool fikei mt feliz por ti kerida.

bem meninas e eu cada vez sinto mais os meus bebes
agora pode ser a kk hora do dia la estao eles a passear pela barriguita lool, e ha um k de vez em kd espeta-se nas minhas costelas... ui... doi principalmente quando estou sentada....

e.... já deito leite:S
falei com outras pessoas entendidas no assunto e disseram k nao ha problema k pode ser normal para algumas mulheres, m eu assustei-m, axei logo k isto indicava k eles estavam a apressar-se para sair.

Sobre Eva Maria

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

sefa que saudades.
tens d ter cuidado e curar isso para nao apanhares sustos, sei cm é kd vemos sangue pensamos em tudo...

beijinhos

Sobre Eva Maria

Sefa -
Desde 13 Jul 2009

Olá Eva!!!

Pois é... é mais o susto!! Pq já tive 2 opiniões médicas concordantes q era do colo do utero e q não interferia com o desenvolvimtno do bebe!!!

Claro q sempre q vejo o sangue fico em panico, mas passa-me!! Agora só me resta esperar e ter fé!!

A tua barrigona está linda!!! E a tua foto está divinal!!! Tenho acompanhado o enxoval q tás a fazer pros teus bebes!! Parabéns!! Está lindo!!

Eu tb faço ponto cruz e quero fazer mtas coisinhas pro meu bebe!! Já comprei umas babetes pra bordar!! So pra começar!!!

Beijinhos grandes pra ti e pra Lara e pro Helio!!!

Sefa

Sobre Sefa

Patricia Torrão -
Desde 17 Abr 2009

Junni minha querida,

Antes de mais muitos, muitos PARABÉNS... Apesar de te ter dado logo os parabéns por sms não podia dexar de vir aqui ao nosso cantinho dar-tos outra vez, fiquei tão mas tão feliz que nem imaginas... nem sei quantas vezes li a tua sms lol
Que tenhas 9 meses de muita tranquilidade assim como os meus estão a ser lol e sempre que precisares de tirar duvidas cá estamos...

Beijinhos para todas as outras meninas e desculpem se me ausento por periodos demasiado longos, mas com o trabalho, a preparação do enxoval e as coisas de casa acabo por ter pouco tempo para cá vir...
Continuamos a encontrar-nos no msn...

POSITIVO - 5 de Outubro de 2009 / Parto - 10 de Junho de 2010
1º Positivo - 19 Março 2009
Perda - 26 Abril 2009 - 12 sem.
Nasceu a nossa princesinha com 2.975 kg e 49 cm a 10 de Junho de 2010

Eva Maria -
Desde 08 Jun 2009

buahhh

fui ao hospital pk ando mal da garganta e mencionei a cena do leite, e ela disse-m k cm n tnh contracçoes nao e alarmante mas k kinta feira cm vou a medica devo avisá-la p andar d olho em mim pois o facto de eu ja deitar leite branco indica parto precoce Triste

Sobre Eva Maria

cristina05 -
Desde 04 Fev 2009

EVINHA então???? Caraças parto precoce mas nao aos 5 meses xiça....ainda bem que ja tens consulta marcada......aii que os malandros tão com pressa Preocupado e hoje sinto me em baixo......andamos aqui a falar de infecções e o meu receio de as ter, visto nunca ter sintomas....pois é...parece que estou com uma mas ainda nao estou medicada..tenho o coraçãozinho apertado

Hoje tinha consulta no C.saude, apesar de ser seguida em particular queria ter acesso á insenção a que temos direito, boletim gravida etc....lá fui ter a reuniao com uma enfermeira mt querida...tensao optima..fizemos a insensção, boletim e mandou me fazer xixi ..pois é..acusou..o pior a minha medica familia estava ausente e foi falar com outra médica que passou uma urulogia para fazer mas que a mesma só está pronta de amanha a 8 dias...mas até lá não me receitou nada até ter a certesa.....

Já enviei um mail á minha obstetra que aguardo ansiosamente a resposta mas..estou preocupada será normal este procedimento??? Depois fui ao Hospital não fossem lá fazer logo a analise e nada.....o Obstetra que me viu fez uma eco a 300h disse " ta aqui o coraçãozinho a bater mt bem " e pronto..disse para esperar pela confirmação da analise
e até lá!!!

eu fiz analises no sab passado que vao tar prontas amanha mas já viram,,,se acusar nas de amanha ja ando nisto á pelo menos 1 semana e nao me trato Chorão

DPP 7/7/2010

tia lou -
Desde 03 Ago 2008

<:P Parabens Junni <:P <:P <:P <:P <:P <:P

Sobre tia lou

Desde o momento em que descobri que existes, mudaste a minha vida!Davi Lucas, Deus te abençoe e proteja.

tathyana -
Desde 05 Set 2009

no dia 8 desceu o red agora so para o ano que vem, no ano que vem vai ser.boa sorte a todas as treinantes e parabens as futuras mamaes que tenham 9 mesinhos de muito amor e felicidades.que corra tudo muito bem.

Sobre tathyana

afilhada das queridas e amorosas mana Lequinha, da mama babada Vandinha e da mdaniela.
afilhada querida caracolti
adoro-vos bjs

Junni -
Desde 07 Jan 2009

Minhas queridas, como estão vocês? Sefa, espero que essa sensibilidade toda passe rapidamente!
Cristina (e Tita, pelo que sei), as infecções urinárias são, pelos vistos, muito comuns em grávidas! E não são assim tão graves quanto isso, por isso relax! Cristina, também tenho medo das infecções sem sintomas, pois apanhei uma e andei eternidades com ela sem me aperceber! Enfim...

De resto, muito obrigada pelos parabéns e pelos desejos de felicidades! Eu ando fantástica, não enjoo nem um pouco, e só tenho uma sensibilidade maior nos bicos do peito... até fico com duvidas que realmente ande aqui bebé, ou se estará tudo bem! Ontem fui fazer o beta, e durante a semana vou mostrar a medica de familia. Dia 22 tenho GO, e se estiver tudo bem vamos contar na noite de Natal à familia, e depois aos amigos!

Peço desculpa por andar desaparecida, mas agora limitaram o acesso à net no trabalho, e cá em casa nem tenho parado, entre as compras de Natal e os habituais compromissos natalicios (nem imaginam o stress que é não beber alcool sem dar nas vistas :))!

Bem, mas a maioria de voces já tem o meu contacto directo, que está aberto todo o dia, enquanto eu estou no gabinete, por isso vamos falando!

Bjocas grandes para todas!

Sobre Junni

Outros tópicos relacionados

Papoilas e Girassóis - os nossos bebés!!
Ola MAMÃS!! Decidi criar este grupo para partilharmos os nosso receios, dúvidas, desabafos!! Eu tive o meu desejado positivo dia 28/09 e era treinante desde Julho. E voces? Apareçam e contem coisas As Mamãs: Bolacha_Maria - 29 anos - Barreiro A...
GONAL / Coito programado
Olá a todas! Este mês iniciei o primeiro tratamento com gonal. Hoje será o 3º dia de picas... Como já estou há 1 ano a tentar engravidar e nada, o meu médico achou bem experimentar este método. Não estou muito otimista, até porque o espermograma do...
TEC ciclo natural - Dúvidas
Olá a todas. Há muito tempo que acompanho este fórum, com o qual tenho aprendido e no qual revejo em muitas de vocês a minha angústia e incertezas. Vou tentar ser breve. Tenho 43 anos e em Setembro do ano passado consegui o meu primeiro positivo,...
Grupinho de lutadoras por um bebecas- 1º Positivo Sandrast
Olá Eu tenho 35 anos e um filhote lindo que está quase a fazer 5 aninhos. Sonho em ter mais 2 filhos e desde há 8 meses que tentamos que este desejo se realize. Mas enfim até agora nada. O desespero foi tanto que até já histerossalpingografia fiz e...
Diu
Menina minha irma tem 20 anos e tem uma menina de 5 (flor) ela tem o Diu mirena diz que desde de 24 agosto não tem menstruação . Foi a medica diz que é normal .ela fez um teste o mes passado porque em setembro não houve menstruação outubro veio dia...
A tentar desde Agosto
Boa noite. Sou nova no forum, ando a tentar o meu bébé desde Agosto, duas tentativas e ainda nada... Tento não estar ansiosa e a verdade é que no primeiro mes pensava mais no assunto, agora até já me consigo abstrair e as vezes até esqueço... Mas...