Boa noite, Venho então "Re-a-presentar-me :)" Chamo-me Mónica, tenho 29 anos, Estava no outro tópico como mamã de Novembro...No entanto a minha Rainha Amélia decidiu vir mais cedo ao mundo por parto provocado, derivado a bolsa rota parcial.... Nasceu no Hospital Beatriz Ângelo no dia 28 de Outubro, as 15 e 33...Nasceu com 3755 e com 46.5 cm!!!!!
Atualmente Temos 7685 e 64 cm....Já comemos sopinha e a fruta e infelizmente ja não tenho maminha derivado a uns stress
ola mamas,
Dps de conversar com as maes ao meu redor, veio a baila k nenhuma das mamas vao introduzir os solidos antes dos 6 meses.
Ao ler ste forum vejo k em Portugal existe muitas maes ao faze-lo aos 4 meses.
Quais as razoes k o s pediatras vos aconselham a faze-lo? Para facilitar a volta ao trabalho?
Pois é mamã Smpvfd a maioria das mães por aqui regressa ao trabalho aos 4 ou no máximo 5 meses. Há até aqui muitas mães que já estão a trabalhar
Voltando ao trabalho é difícil manter a amamentação em exclusivo, não é impossível, mas é difícil.
Aqui a lincensa e so de 3 meses e raramente paga a 100%, mas muitas maes nao voltam a trabalhar, ou entao so trabalham em part-time. O que realmente deve facilitar bastante a coisa.
Mas os pediatras as vezes tb recomendam por baixo peso nao e? Sp k estao a do baixo peso ou so quando nao estao a engordar de uma forma regular?
Sim mamã. Em pediatria há apologistas de tudo, e a maior parte das vezes nem estão de acordo. Dou um exemplo: uma amiga minha o pedi disse-lhe que a primeira sopa era de batata, cenoura e cebola; a mim na lista que me deram a cebola é um dos alimentos proibidos.
Há quem recomende ainda o aleitamento exclusivo até aos 6 meses, seja materno ou artificial.
O importante é haver bom senso.
Olá mamãs,
fui ontem á consulta dos 4 meses (um pouco adiantada porque ela tem estado constipadita e então a pediatra observou-a e despacho logo a consulta dos 4 meses), neste momento está com 6,400kg e com 60,5cm.
Amanhã vai começar a sopinha e a fruta, a base da sopa será sempre batata e cenoura + o legume (que se deverá variar a cada 5 dias), ao fim de duas semanas começará a papa
Aproveito para vos perguntar uma coisita, quero batizar a minha bebé e ando a ver de sitios para batizar o problema sao os preços alguem sabe de restaurante ou quinta pela zona de Lisboa/Sintra/cascais que não seja um balúrdio?
Olá mamãs,
Aproveito para vos perguntar uma coisita, quero batizar a minha bebé e ando a ver de sitios para batizar o problema sao os preços alguem sabe de restaurante ou quinta pela zona de Lisboa/Sintra/cascais que não seja um balúrdio?
Rute já viu a Quinta de Santo António em Massamá
? Não conheço pessoalmente e não sei preços mas pode tentar ver

Eu já comecei a dar a sopa!
A papita escorrega muito melhor... a piquena faz cada careta mais feia a comer a sopa! Mas acaba por ir comendo.
Início dos treinos: Março de 2013
Gravidez não evolutiva: 5 de Junho de 2013 - Aborto a 9 de Junho
Novo positivo: 20/2/2014 - It's a Girl! 10/2014
AE: 10/07/2016
AE: 22/08/2020
RuteBarbosap escreveu:Olá mamãs,
Aproveito para vos perguntar uma coisita, quero batizar a minha bebé e ando a ver de sitios para batizar o problema sao os preços alguem sabe de restaurante ou quinta pela zona de Lisboa/Sintra/cascais que não seja um balúrdio?Rute já viu a Quinta de Santo António em Massamá
? Não conheço pessoalmente e não sei preços mas pode tentar ver
Obrigada pela dica, enviei agora mesmo um pedido de orçamento
Olá! Eu já dei a sopa ontem, fiz sopa de abóbora e a fruta foi pêra cozida, também fez umas caretas e tal, mas acabou por comer a fruta toda e a sopa só deixou uma bocadinho, estive foi cerca de uma hora a dar a comida porque experimentei cerca de 4 colheres, comprei uma de silicone, outra de a imitar o plástico (penso que é de cerâmica) e ela nao gostou de nenhuma colher. Experimentei a colher do chá mas também não gostou, só lhe consegui dar a comida com a colher de café
Aconteceu a mais alguem?
Olá! Eu já dei a sopa ontem, fiz sopa de abóbora e a fruta foi pêra cozida, também fez umas caretas e tal, mas acabou por comer a fruta toda e a sopa só deixou uma bocadinho, estive foi cerca de uma hora a dar a comida porque experimentei cerca de 4 colheres, comprei uma de silicone, outra de a imitar o plástico (penso que é de cerâmica) e ela nao gostou de nenhuma colher. Experimentei a colher do chá mas também não gostou, só lhe consegui dar a comida com a colher de café
Aconteceu a mais alguem?
A minha também só gosta de uma colher específica! Uma da Chicco pequenina.... a de silicone não gostou mesmo
O meu filho era um bebé de Novembro mas decidiu ficar dentro da barriga quase até às 42 semanas, nasceu a dia 02/12 de 2014. Posso manter-me neste grupo? O Mateus bebe LM exclusivo mede cerca de 62 cm e pesa 6500kg.
Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias
Olá a todas:)
O meu Gabriel começou a papa esta semana indicado pela pediatra, no entanto fui à consulta ao CS e a médica, que também confio bastante, aconselhou-me a tentar introduzir antes dos 5 meses a sopa e a fruta para os intestinos funcionarem melhor antes de ir para a escola, até pq quase sempre preciso de o estimular para conseguir...
Esteve até agora a LM exclusivo e pesa 7210Kg e mede 67 cm.
Tenho receio é de estar a introduzir os sólidos demasiado rápido....Papa, sopa e fruta com diferença de 15 dias não será mt agressivo?
No meu caso mamãs, vou introduzir a sopa uns dias antes de ele fazer os 4 meses, para o pai não passar pelo circo sozinho ahhaha eu também gostaria de lhe dar LM mais tempo em exclusivo mas estou prestes a decidir o meu futuro de carreira e é um sacrificio que faço pelos dois. Tirei litro e meio de leite que tenho congelado, mas é para o meu marido ou a ama lhe dar nalgum atraso meu ou ausência. Só oiço a dizerem-me devias dar a papa para ele dormir mais à noite... mas essas pessoas não sabem o quanto eu AMO amamentar durante a noite a minha cria
Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias
Olá a todas,vejo k está tudo dentro do normal com os bebés e as mamãs,nós também estamos bem,a Mariana está a desenvolver bem,ainda tem alguma rigidez muscular no braço direito,mas tá a evoluir muito bem,continua grande no percentil 60 e é muito bem disposta e mexida, depois de tudo o k passou cada vez tem mais força, até nos dá força a nós.
Em Abril vamos ter mais um batalhão de consultas k espero k sejam animadoras. Já come sopa desde os 3,5meses e fruta,papa é k só lhe dou quando ela ao final do dia está mais esfomeada pk gordinha já ela tá :\\\">
Descansa bem de noite,mama muito bem,não gostava nada de chucha e desde o dia do pai gosta ás vezes,já conversa,já ri,já se quer levantar enfim mesmo depois de tudo e com a pele atópica e com as manchinhas na perna e na barriga pa me lembrarem k ela tem incontinência pigmentar,não se nota em mais nada.beijinhos pa todas e muita saude
Olá mamãs! Agora só consigo passar aqui de fugida mesmo :p
A minha princesa começou hoje a sopa e a frutinha, e comeu suuuper bem! Para comer está sempre pronta eheh vou continuar amamentar, mas com o regresso ao trabalho é mais difícil ser em exclusivo...
beijinhos a todas
ola mamas...
A minha pipoca ja tem os dentinhos a romper... e ta uma chatinha.
Deve tar com algum desconforto, pois ela nao e nada de chorar e agora la de vez em kd vem uma choradeira.
As maos (e tudo o resto), estao sp na boca e baba-se imenso, bye bye as 7h de sono a noite.
Ela antes dormia das 19h-03.30h e das 03.45-07.30 agora e por volta das 19h (com birra) as 22.00-02.30 e depois acorda por volta das 06h ou as 07.00h.
Ela de noite nao esta chata...nao desperta completamente e mama a dormir (dream feed) e e so meter na caminha que continua a dormir.
O que lhe posso dar para aliviar?
Eles aqui usam um fio de amber, nao sei o k faz mas todas as maes dizem k e maravilhoso.
Olá a todas! Isto por aqui não está fácil Comecei a introdução da sopa no sábado e ainda não consegui que a pequena coma... Já tentei dar a sopa de cenoura e batata, pêra cozida e hoje fiz só puré de batata com o meu leite. O resultado foi sempre o mesmo.
Já experimentei várias colheres e nada, experimentei colocar a chucha logo a seguir e ela simplesmente não engole a comida, fica com a comida na boca e depois vospe-a ou deixa-a escorrer pela boca a baixo...
Já não sei o que fazer. Estou quase a voltar ao trabalho e não sei como vai ser.
Alguém na mesma situação?
Mamã calma... a minha começou pela papa e na primeira semana fazia isso. Deixe a colher mais tempo na boca.
A sopa foi um dilema... até que passei a por batata doce. Temos que ter muita calma.
Vai ver que de um dia para o outro passam a comer tudo lindamente.
~ Olá a todas! Isto por aqui não está fácil Comecei a introdução da sopa no sábado e ainda não consegui que a pequena coma... Já tentei dar a sopa de cenoura e batata, pêra cozida e hoje fiz só puré de batata com o meu leite. O resultado foi sempre o mesmo.
Já experimentei várias colheres e nada, experimentei colocar a chucha logo a seguir e ela simplesmente não engole a comida, fica com a comida na boca e depois vospe-a ou deixa-a escorrer pela boca a baixo...
Já não sei o que fazer. Estou quase a voltar ao trabalho e não sei como vai ser.
Alguém na mesma situação?
Olá mamã,
por aqui também foi assim mas esta semana já está muito melhor, o que eu faço é o seguinte:
1. Faço sempre a sopa com batata doce.
2. Ponho-a a dormir sempre antes de comer a sopa (nem que seja 10/15 min)
3. Começo a dar a sopa e a fruta sempre 20 min antes da hora de ela comer.
4. coloco sopa na colher e passo com a ponta da colher na fruta, depois encosto a pontinha da colher na boca dela e espero que ela começe a mamar na colher, assim que começa a mamar enfio a colher na boca
Espero que isto ajude depois diga-me como é que correu
Olá mamãs,
A Isis foi à consulta dos 4 meses na passada terça-feira. Está com 5,5 kg e 62cm (P10-25 de peso e P50 de comprimento).
Está a desenvolver-se bem:) Uma vez que tenho possibilidade, vai continuar com leite materno em exclusivo até aos 6 meses, altura em que deveremos introduzir a sopa.
Mais alguma mamã vai dar leite materno em exclusivo até aos 6 meses?
Andreia Francisco
25.11.2014 - Mamã da minha doce I.:)
http://crescerbio.pt/ - os melhores produtos biológicos para bebés e crianças!
http://maenocampo.blogspot.pt/ - Educar os filhos em ambiente rural
Mamas a minha menina tem 5 meses, e ta com tosse com um pouco de expectoracao. No nariz nao tem muco nem vejo nada, mas oico uns barrulhitos de vez em quando. Nao tem febre. Para ajudar, anda aflita dos dentes. Acham que devia ir ao medico? Ou dar benuron? Nao sei que faça.
Em busca da 2*
Olá mamãs,
A Isis foi à consulta dos 4 meses na passada terça-feira. Está com 5,5 kg e 62cm (P10-25 de peso e P50 de comprimento).
Está a desenvolver-se bem:) Uma vez que tenho possibilidade, vai continuar com leite materno em exclusivo até aos 6 meses, altura em que deveremos introduzir a sopa.
Mais alguma mamã vai dar leite materno em exclusivo até aos 6 meses?
Olá mamã eu também vou amamentar em exclusivo até aos 6 meses... Há males que vêm por bem e ficar desempregada neste momento ajuda-me a continuar a dedicar-me em exclusivo à minha cria até encontrar outro trabalho...
Fomos na 3ª feira passada à consulta dos 4 meses e o pimpolho está com 6.520kg e 62 cm.. muito bem disposto e cheio de força.. já se quer sentar... Está numa fase tão gira agora.. Dá muitas gargalhadas e ri-se muito pra nós... Está sempre com as mãos na boca.. Já nem sei o que fazer.. mas enfim.. é tudo normal para a idade...
Obrigada a todas pelos conselhos.
Experimentei hoje fazer a sopa com batata doce,em vez da pêra dei maçã cozida e chamei a avó para ser ela a dar. O resultado foi o mesmo que comigo. Ela simplesmente parece que não sabe engolir.
Agora à tarde fiz papa com o meu leite e o resultado foi o mesmo. Decidi experimentar pôr a papa no biberão, nunca o tinha utilizado porque dou mama. Nem imaginam o meu espanto quando ela pega no biberão à primeira e bebe tudo até à última gota.
O problema é mesmo comer à colher!
E agora? Só me resta insistir...