Tal como prometido, aqui fica o resumo do workshop de sábado no Hospital da Boa Nova.
Ora bem, nunca vi tanta grávida na minha vida! Havia de tudo, grávidas no inicio, meio e fim da gestação.
As apresentações foram efetuadas por enfermeiras que deram uma visão muito prática do pré e pós parto com maior incidência nas boas práticas da amamentação, criação do vinculo mãe/bebé, cuidados pós parto, ginástica, etc.Algumas notas que me ficaram como importantes:
• Não é aconselhável o uso de tetina nos primeiros dias de amamentação por forma a não induzir o bebé a não gostar/rejeitar o peito da mãe;
• Nos primeiros dias o tamanho do estômago do bebé é reduzido. Se ele mamar pouco, é normal pois o seu estomago não tem tanto espaço. Será necessário mamar mais vezes ao dia;
• No inicio, deve-se dar uma mama apenas em cada mamada, sendo que a extração mecânica deverá ser efetuada na outra mama. Na próxima mamada, começar pela mama onde foi retirado o leite mecanicamente e proceder da mesma forma. Armazenar o leite no congelador para posterior uso (dura imenso, mas não tomei nota dos tempos);
• Meia hora após o parto deve-se dar a primeira mamada ao bebé para o tornar mais forte e iniciar o vinculo mãe/ bebé;
• Por forma a cicatrizar melhor o mamilo, deve-se colocar um pouco e leite à volta do mesmo e deixar secar;
• A música é muito importante em toda a gestação e após o parto. Devem ser músicas curtas e alegres.As ofertas foram entregues no inicio do workshop e consistiram em dois sacos de prendinhas. Além de cremes para mãe e bebé (embalagens pequenas ), também ofereceram comida para o bebé, um biberão, uma chupeta, amostras de discos para o peito e de limpeza dos biberões, além de folhetos de informação.
Não vamos esquecer que isto foi uma ação de Marketing (que tb é a minha área ) e sempre que possível o Hospital da Boa Nova foi promovido a 100%.
Recomendo novas iniciativas deste género pois aprendi imenso, além de encontrar imensa gente conhecida.Eu também lá estive! E foi o meu primeiro workshop, saí de lá deliciada com as prendinhas, com as informações, com tudo!
Gostei mais ainda do discurso e conselhos do Prof. Doutor Octávio Cunha, acho que alguém com tanta experiencia na área Pediatria/Neonatologia é de louvar estar receptivo a tantas perguntas e dúvidas como é natural todas as mamãs terem
fiquei fã dele e aproveitei para os mostrar ao marido k não tinha ido comigo e recomendo a todos os videos do youtube onde ele fala dos mesmos assuntos que ouvimos no sábado! No próximo sábado há outro workshop, desta vez no Dolcevita no Porto, já me increvi e vou com outra menina daqui que conheci no sábado!Vânia vem cá dizer o que achaste...looool
Tb quero...
Como te inscreveste?