Olá a todas... estou num momento que nunca pensei estar. Tenho uma filhota a 2 meses de fazer 14 anos... ontem estava com o meu namorado e após a minha filha ir dormir, eu e ele tivemos relações. A minha filha já tem menstruação. Inclusive se masturba... temos uma boa afinidade sempre que precisa falar ou tem alguma dúvida relacionada com a sexualidade. Inclusive falamos abertamente sobre tudo.
Ontem inclusive tinha estado com ela, de tarde, a instalar uma aplicação no telemóvel dela para ajudar a que saiba quando vem a menstruação. Falámos sobre a masturbação, os tipos de corrimento. Digamos que a nossa relação é de respeito e sempre tentei esclarecer tudo que ela questiona e a alertar também para assuntos relacionados com a sexualidade e os meninos.
Azar que pela primeira vez fui apanhada por ela (ouviu sons) e segundo ela, percebeu que eu estava a ter relações. Esta manhã questionou-me se estava tudo bem. Respondi que sim. E perguntou novamente se estava mesmo tudo bem comigo e o meu namorado. Disse que sim. Mas achei estranho e questionei porque estava a fazer tantas perguntas. E ela refere que ouviu uns sons e que parecia que eu estava a fazer sons como se tivesse a ter relações. Caiu-me tudo. Nunca pensei passar por algo assim. Sempre fui cuidadosa. Sempre falei abertamente de tudo mas jamais expus algo da minha intimidade assim... sinto-me bastante envergonhada. Como percebi que fui apanhada conversei com ela que ela sabe que essas coisas entre casais são normais. Pedi desculpa de não ter ouvido que ela tinha ido urinar (foi o que disse. Eu tinha a porta do quarto fechada e era tarde) e ela pediu desculpa por ter ouvido. Inicialmente até gozou com a situação meio a riso "ah é assim que se faz, com esses sons" (que vergonha não sabia que tinha feito sons que fossem audíveis)... fez várias perguntas inocentes que achei normais na idade dela. Mas mais tarde, ao fim da tarde começou a me falar mal. Questionei se estava tudo bem. Dizia que sim. Mas acabou por me dizer coisas como "nunca pensei que fizesses isso, estou com nojo, como és capaz" ... quando o padrasto saiu do trabalho escondeu-se e disse que tinha vergonha de o encarar porque nos apanhou a "fazer aquilo". Não estou a saber lidar. Já expliquei eu e ele que é super normal estas coisas entre casais. Mas está a ter esta reacção. Estou a me sentir tão mal. Estou mesmo envergonhada... Alguém já passou por isto? Não estou a saber que dizer ou fazer mais...
Cada telenovela que por aqui aparece de vez em quando... Enfim...
*
"Olá a todas... estou num momento que nunca pensei estar. Tenho uma filhota a 2 meses de fazer 14 anos... ontem estava com o meu namorado e após a minha filha ir dormir, eu e ele tivemos relações. A minha filha já tem menstruação. Inclusive se masturba... temos uma boa afinidade sempre que precisa falar ou tem alguma dúvida relacionada com a sexualidade. Inclusive falamos abertamente sobre tudo.
Ontem inclusive tinha estado com ela, de tarde, a instalar uma aplicação no telemóvel dela para ajudar a que saiba quando vem a menstruação. Falámos sobre a masturbação, os tipos de corrimento. Digamos que a nossa relação é de respeito e sempre tentei esclarecer tudo que ela questiona e a alertar também para assuntos relacionados com a sexualidade e os meninos.
Azar que pela primeira vez fui apanhada por ela (ouviu sons) e segundo ela, percebeu que eu estava a ter relações. Esta manhã questionou-me se estava tudo bem. Respondi que sim. E perguntou novamente se estava mesmo tudo bem comigo e o meu namorado. Disse que sim. Mas achei estranho e questionei porque estava a fazer tantas perguntas. E ela refere que ouviu uns sons e que parecia que eu estava a fazer sons como se tivesse a ter relações. Caiu-me tudo. Nunca pensei passar por algo assim. Sempre fui cuidadosa. Sempre falei abertamente de tudo mas jamais expus algo da minha intimidade assim... sinto-me bastante envergonhada. Como percebi que fui apanhada conversei com ela que ela sabe que essas coisas entre casais são normais. Pedi desculpa de não ter ouvido que ela tinha ido urinar (foi o que disse. Eu tinha a porta do quarto fechada e era tarde) e ela pediu desculpa por ter ouvido. Inicialmente até gozou com a situação meio a riso "ah é assim que se faz, com esses sons" (que vergonha não sabia que tinha feito sons que fossem audíveis)... fez várias perguntas inocentes que achei normais na idade dela. Mas mais tarde, ao fim da tarde começou a me falar mal. Questionei se estava tudo bem. Dizia que sim. Mas acabou por me dizer coisas como "nunca pensei que fizesses isso, estou com nojo, como és capaz" ... quando o padrasto saiu do trabalho escondeu-se e disse que tinha vergonha de o encarar porque nos apanhou a "fazer aquilo". Não estou a saber lidar. Já expliquei eu e ele que é super normal estas coisas entre casais. Mas está a ter esta reacção. Estou a me sentir tão mal. Estou mesmo envergonhada... Alguém já passou por isto? Não estou a saber que dizer ou fazer mais..."
Novela? Acho que a "senhora" está no fórum errado.. pensava que fosse de mãe para mãe e não de mãe para (nem sei descrever pela sua resposta)..... enfim. já cá ando com certeza antes de si a tirar muitas dúvidas à mais de 15 anos e é lamentável que pessoas como você aqui estejam. A ser um número.
Apenas não consigo entrar pela minha antiga conta. Pois de mexicano nunca trouxe nada e sim contribuí e muito para este forum é crescimento dele. Obrigada a si "mãe" pelo seu comentário insignificante, desnecessário e nada empático para com outra mãe. Espero que a novela não ocorra consigo. Todos temos telhados de vidro. 🙏 tudo de bom para si. As melhoras.
Olá Mãe. Pensei muito antes de escrever, pois existe alguns pontos que me deixam um pouco surpreendidas. Antes de mais não sou absolutamente ninguém para criticar, pois penso que uma boa mãe tenta SEMPRE fazer o que é correto, independentemente de não ser o correto aos olhos dos outros. Se nos sentirmos bem com as nossas escolhas e decisões, ninguém nos deve melindrar com qualquer tipo de opinião ou comentário. Agora abordando o assunto concreto… sou de total acordo que os nossos filhos sejam informados sobre o tema “educação sexual”, não penso que o tenha feito cedo demais, até porque nas escolas hoje em dia é feito no início do secundário. É importante alertar para os perigos e para os cuidados que é necessário ter. Informação a mais nunca fez mal a ninguém. Contudo, acho muito cedo para a sua filha ter despertado o interesse em se masturbar. Penso que hoje em dia tudo é depressa de mais. No meu tempo com 13 anos juntava-me em casa de amigas minhas para estudarmos ou mesmos convivermos depois das aulas, e sendo na altura já conhecedora do assunto, jamais me despertaria vontade para iniciar a minha própria sexualidade sozinha. Acho que a nossa juventude hoje começa muito cedo a vida sexual por muito incentivo que existe de pessoas exteriores (inclusive os pais), mesmo que de forma inconsciente. De certa forma, acho surpreendente você achar isso super normal, face a idade da sua filhota (atenção não é uma crítica). Falando do fator “ela ter ouvido”, acredite que será um marco para o resto da vida dela, e é perfeitamente normal se sentir incomodada com o acontecimento pois qualquer pessoa consciente, nutriria esse sentimento. Não se culpe tanto, penso que se já sente que a sua filha é madura o suficiente para ter descoberto a sua vida sexual mesmo que seja através da masturbação, também irá ser para ter uma conversa sobre o que aconteceu. É normal sentir essa vergonha que expressa, pois na verdade ninguém se sentiria confortável na mesma situação, e mais normal é ela não se sentir confortável na presença do padrasto. Dê espaço e tempo para as coisas arrefecerem, tente passar um tempo a sós com ela e sonde o assunto para ver se a mesma já está receptiva a partilhar o que realmente sente acerca do que ouviu. Apesar de tudo é apenas uma pre-adolescente.
Tenha calma, o que hoje parece não ter “volta” amanhã tudo se compõe.
Um beijinho mãe !
Olá! Acho que não deve sentir vergonha. Nunca me falaram de sexualidade, foi sempre um tabu. Li sobre o assunto em revistas, foi aí que aprendi alguma coisa. Acho bem falar abertamente com a sua filha. Agora é tudo tão explícito (TV, outros), mais cedo ou mais tarde ela vai ver cenas parecidas ao que ouviu. Fez bem em dizer que é normal, que quando duas pessoas se amam, e são adultas, fazem amor! Um dia poderá ser a mãe a ouvir a filha, não vai querer que ela fique envergonhada por ser apanhada com o namorado! Beijinhos!