Como dizer ao seu patrão que está grávida | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como dizer ao seu patrão que está grávida

Grávida a dizer ao patrão

Decidir o momento certo de comunicar na sua empresa que está grávida pode ser uma decisão mais ou menos difícil dependendo do seu cargo e da sua relação com a empresa.

O seu patrão não irá simplesmente adivinhar que está grávida, por isso vai mesmo ter de lhe contar... De qualquer maneira alguém lhe irá contar e essa pessoa deveria ser você. Ao certo não existe um momento exacto para anunciar as boas novas, mas pode aumentar a hipótese de ter uma resposta mais ou menos positiva se planear o momento com antecedência.

Antecipe as preocupações que poderão surgir ao seu patrão e prepare-se para lhes dar solução. Faça um plano em que especifica o tempo que irá estar fora da empresa e como irão as suas tarefas ser cumpridas e por quem. Mencione quem será capaz de a substituir e mencione se pretende dar formação a essa pessoa. Faça também saber que isto é só uma previsão e que podem sempre surgir complicações que não está a prever no momento.

Informe-se sobre os seus direitos como empregada grávida. Se vai receber uma promoção, ou um aumento do salário em breve mantenha a gravidez em segredo por uns tempos. Assim se as coisas não correrem como espera saberá que não foi por causa de estar grávida.

Se for possível anuncie a sua gravidez na altura em que tenha levado a cabo um projecto bem sucedido, para que mostre que a sua gravidez não irá afectar a sua capacidade de trabalho.

Se pensar que o seu patrão não vai reagir bem à notícia da sua gravidez, espere que o período de grande risco de aborto passe e dê-lhe a noticia posteriormente. Claro que se estiver enjoada toda a manhã e com tonturas irá ter de explicar o motivo um pouco mais cedo.

Se o seu patrão estiver de mau humor no dia em que lhe decidiu dar a notícia da sua gravidez, o ideal será deixar para o dia seguinte, quando a sua mente estiver menos ocupada com coisas menos negativas.

Por fim, prepare-se sempre para o pior, para uma reacção menos entusiasta. O seu patrão pode estar muito feliz por si, mas a sua gravidez poderá significar para a empresa outro sentimento, especialmente se for a primeira pessoa que ele tem de lidar nesta situação. Acima de tudo descanse-o e não o deixe preocupar-se com o impacto da sua gravidez. Não se sinta culpada caso isto aconteça, ninguém tem o direito de estragar um momento tão especial como o que está a passar, seja por que motivo for.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?