Mamãs de Dezembro de 2011 | Page 610 | De Mãe para Mãe

Mamãs de Dezembro de 2011

Responda
18560 mensagens
Patricia.Filipe

Mamãs de Dezembro de 2011

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Olá meninas,

Nao li, vou deixar para segunda quando vier dar novidades da consulta, mas, como eu tenho "bueda" tempo, não podia deixar de vir desejar um bom dia da criança às crianças que me fizeram conhecer-vos!

Uma beijoca grande e deixo-vos com a Violeta em modo extremo de felicidade (bem que queria uma atual mas longe vai o tempo em que ela se ria para as fotografias :p)

http://www.youtube.com/watch?v=84X_z6ENWxs&feature=youtu.be

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Olá bebézada!!!

Sofia não me digas que a Vi já não se ri para a máquina fotográfica Gargalhadas !!!!ai a malandra, essa foto ficou tão gira :)!!

Quero desejar um ótimo dia mundial da pequenada, deixando umas fotos da Madame :P,hoje, na casa da avó paterna:

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Amanhã é o meu dia Careta :P, depois coloco aqui o bolinho que eu fiz de aniversário Espertalhão

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Sofia e Susana as vossas filhotas sao lindaaaaaaaaassss (que novidade looool).
Susana tão cedo nao me hei-de esquecer do teu aniversário porque sendo assim fazes um dia antes da minha filha Sorriso Sorriso

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Olá Soly Sorriso já estás off, estava a cuidar da pekerruxa, mas aqui fica uma grande beijoca Beijinho Beijinho e obrigada pelos elogios à patusca Corado Corado Corado Corado . Pois é amanhã sou eu bebé, então depois é a tua filhota :D, não me esqueço prometo ;).
Grande abraço Grande abraço

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Susana passei para te desejar muitossss parabéns tudo de bom, espero que tenhas e continues a ter um ótimo dia e que venham muitos e muitos mais! Um grande beijinho e para a mariana tambem:)
Amanhã é a minha filhota Sorriso

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Susana passei para te desejar muitossss parabéns tudo de bom, espero que tenhas e continues a ter um ótimo dia e que venham muitos e muitos mais! Um grande beijinho e para a mariana tambem:)
Amanhã é a minha filhota Sorriso

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Obrigada Soly Sorriso és uma queriduxa!! amanhã não me esqueço da tua filhota ;). Há que improvisar: E eis o bolinho que EU FIZ para o meu aniversário , pão de ló recheado com ananás e chantily e cobertura de chocolate leite condensado e côco, nham, nham, nham, Careta dava-te uma fatia de boa vontade Soly :D,
beijoquinhas Beijinho

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Susana mas que bom aspecto deve estar delicioso apesar de eu não engraçar com chocolate! Tens muito jeitinho parabens!bjs

vazinheira -
Desde 02 Set 2011

Boas,

Antes de mais parabéns à Susana e á filha da soly,

Por aqui as coisas vão andando.

Sofia a tu Vi é linda sempre mesmo sem sorrisos para a máquina.Boa consulta!!!

Ban-tee, beijos enormes e em relação á comida não te sei ajudar aqui em casa é tudo boa boca, mas os batidos e papas de fruta poderão ser uma hipótese.

Deixo-vos umaa fotos dos meninos no dia da criança..

bjs

O nosso mundo mudou com a Lipa a 23/02/2007 e agora voltou a rodar com a vinda do Dinis a 14/12/2011. Agora sinto-me realizada...

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

bOM DIA!!

PARABÉNS À TUA FILHOTA SOLY <:P <:P <:P <:P <:P <:P <:P <:P <:P , UM DIA MUITO ALEGRE PARA A PRINCESA!!! E PARABÉS A TI TAMBÉM CLARO Espertalhão QUE A TIVES-TE À 6 ANOS Piscar o olho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Obrigada pelo elogio ap bolinho Careta sim estava muito bom Sorriso

Obrigada Vazinheira, o teu menino está mesmo crescido!! giras a as fotos.

Beijinho Beijinho

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Vazinheira muito giros os teus filhotes muito obrigado pelos parabens á filhota.
Susana obrigadooooooooooo és uma querida olha á 6 anos atrás por volta desta hora estava eu na praia no bem bom com um grande barrigão a aproveitar as ultimas semaninhas de gravidez...lembro me tão bem ai passa tão depressa Sorriso Sorriso Sorriso começei com as contraçoes por volta das 20h ás 21:30 estava a ir para o hospital e ás 23:45 nasceu a minha pipoquinha tao pequenina com 36semanas 2,765kg Palmas! Palmas! Palmas!
UM Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande!

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Soly Espertalhão estavas na praia e no bem bom, por isso é que ela nasceu nesse dia Careta fixolas!!!
beijoca grande Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Sim por acaso até ajudou, a médica que me atendeu até disse que todas no fim de gravidez deviam ir p praia porque acelera a dilataçao,porcausa da gravidade da água do mar e que por isso é que o meu parto foi rápido(normalmente o primeiro parto é mais demorado).Enfim 6 aninhos já cá cantam lol agora em setembro começa uma nova fase 'da escola dos grandes' como ela diz lol

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Sorriso ohhhh SOLY quem me dera ter apanhado essa altura do verão para ter a marianita, mas foi no Inverno em plena lua cheia Espertalhão foi na mudança da lua , rebentaram-me as aguas mas cheiguei ao hospital e nada de dilatação, ZEROOOOOOOOOOOOOOO, fiquei a ANHARRRRRRR com dores durante 16 horas de toques atras de toques!! Hipnotizado Hipnotizado a medica ate me disse que se nao fosse a lua me ter rebentado as aguas Careta ia para casa!! pq o utero estava verdeeeeeeeeeee!!! isso sim as 16 horas foram terriveis e custou tanto !! eu ate imaginava, bem se isto é assim, imagino na hora do parto!!! vou morrer de dores!!, Afinal viessem mais partos igual aquele, MARAVILHA, não senti nada!! foi parto normal, mas a santa epidural valeu-me Piscar o olho
lolol Espertalhão

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Susana já eu do rafael tambem pensei bem tive sorte no primeiro parto agora este é que vai demorar horas... Mas não foi rapidissimo durou uma horinha xeguei á maternidade ás 17:04 o o rafael nasceu ás 18:06 mas sofri bastante porque já estava tão avançado que já não dava p levar epidural, até tive de parar de fazer força para o meu marido conseguir assistir eheheh parecia tirado de um filme!

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

lololol, Gargalhadas Gargalhadas

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Olá seres!!

Pois é..sabem o que é surpreendente?? É que o Lucas da Joana M. está a fazer um ano..e eu não acredito que num ano inteiro não haja tempo para notícias :p E é assim que o tempo voa. Com a Lamb tenho mantido contacto e posso dizer que a Margarida está linda linda mas que é um bebé extremamente difícil (mesmo..assim Violeta numa versão realmente agravada!).

Boa Ban-tee..eu gosto do formato da embalagem do Avamys...e é tudo lol (mas comigo nada resulta. Eu desconfio não ser humana..talvez uma nova espécie!! quem sabe ainda dou um artigo na Science).
Ban tee disse:"Tens passado bem? Imagino que o cansaço seja maior nesta gravidez dado que tens que carregar muito mais peso e outras tarefas acrescidas." Sofia diz: "contrariamente ao esperado..não! Sinceramente nesta gravidez tenho descansado mais, dormido bem, não me levanto ainda para fazer xixi a meio da noite...lembra-te que tinha a avó do Jorge a meu cuidado na gravidez da Violeta. E ela pesava um bocadinho mais do que a Vivi. Esta está é a passar a correr e estou muito mais curiosa para o ver, para lhe tocar, para olhar como ele é...agora já tenho noção de (quase) tudo".
Ban-tee espero que o Tiago já esteja bom..foge..inicio de pneumonia Triste
Novidades dos testes da Carol?

Parabéns Susana Sorriso E parabéns filhota da Soly Sorriso E Parabéns Sofia Pereira (dia 31 de Maio - 1/4 de século...diz deprimente..mais outros tantos e estou nos 50!).

Susana, está muito gira a Mariana nessas fotos de ténis branco. E isso já é caminhar o que ela faz. A Vi entre começar a caminhar e caminhar como gente levou um mês. Por isso, já vais ter uma cria a correr na areia este ano.

Vazinheira, que style o Dinis hehehe..adoro o chapeu com os óculos Sorriso A Lipa está enorme!

Soly, não falo com pessoas que têm partos como o teu.

Susana "Afinal viessem mais partos igual aquele, MARAVILHA, não senti nada!!" idem. Vocês têm mais sorte que posts neste tópico.

Soly disse: "xeguei á maternidade ás 17:04 o o rafael nasceu ás 18:06 " e depois teve a lata de escrever..."mas sofri bastante ". Sofia ficou Pausa Pausa À espera Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!

Vá...fico feliz por vocês, mas a serio que vivo revoltada por tudo o que passei e pelo estado em que fiquei.

Por cá..ok..ninguém ficou preocupado nem interessado Zangado Convencido Convencido Convencido mas fiz na segunda feira a eco morfológica do Romeu e está tudo em ordem Sorriso Deixo foto dele, do meu ramo de flores do aniversário e da Violeta em modo sou crescida e já uso totós. Ah..e ainda um vídeo da ecografia.

http://www.youtube.com/watch?v=84X_z6ENWxs&feature=youtu.be

Muitos beijinhos para os bebes que estão a completar 18 meses!!

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

AndreiaNA -
Desde 17 Abr 2011

Ola!!
Antes de mais parabens atrasados sofia, susana e filha da soly mtas felicidades!!

Sofia ainda bem k ta tudo bem com o romeu e k tens conseguido descansar o perfil dele é um amor ate fico com saudades kuando ia às ecos =) a vi ta enorme e ja tem totos e tudo eheh k gira!

Li tudo por alto espero k se tenham divertido com os bebecas no dia da criança!

Por aqui ta tdo bem estamos de ferias e to a aproveitar a minha eva ao maximo =)

Bjs a todas!!

Sobre AndreiaNA

Positivo a 20 de Abril de 2011
DPP - 30/12/2011
A Eva nasceu dia 6 de Janeiro de 2012 com 3365gr e 50cm =)

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Olá mmamãs

Sofia o video da morfológica do Romeu Sorriso que saudades...tens jeito para comentar o video Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir , parece que vai ser grande como a Vi!!! Olha quanto calça a Vi?? Bemmmmm tem cá um péeeeeeeeeeeeeeee!!! a moça!!! Ela é mesmo enorme!!! Parabéns atrasados!! <:P <:P <:P <:P eu para decorar aniversários sou um zero à esquerda!! Obrigada pelos elogios à corredora Mariana, simmmmmmmmmmmm pq ELA JÁ CORRE NA RUA!!!! DE REPENTE ESTA SEMANA , COMEÇOU A ANDAR BEM, ASSIM...!!! e agora só quer é isso :P, bem dizias tu Sorriso

Andreia obrigada pelos parabéns Piscar o olho

bjocas Beijinho Beijinho

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

QUOTE Soly disse: "xeguei á maternidade ás 17:04 o o rafael nasceu ás 18:06 " e depois teve a lata de escrever..."mas sofri bastante " SOFIA Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Olha desta vez pode ser que o teu parto seja mais facil estou mesmo a torcer para que sim e que tenhas belas lembranças do parto do Romeu!!!
A eco está demais e as legendas tambem Palmas! Palmas! Palmas! , a VI está taaooo grande a mostrar os tótos ás tias! Ah e parabéns atrasados!
Susana a marianita já começou a andar na rua uiiii agora já não vai parar olha por acaso o Rafa agora tambem já está a perder o medo de andar na rua.bjssssssss

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Olha soly, é verdade, ontem esteve em casa da minha mãe, não ia para lá há algum tempo pq a minha mae fez obras em casa e mudou o chão para soalho flutuante, então agora é vê-la correr nesse chao!! nao é frio sabes e anda à vontade :D, treinou lá a marcha :), entao há hora de almoço foram ao café, experimentou pô-la no chão na rua e toca de dar ao arranque :D, agora não quer outra coisa Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas , e como se cansa mais fica com sono mais depressa!!! vais ver que o teu Rafa vai ser igual Espertalhão
bjocas Beijinho

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

repetido

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

E os videos das saudades,e de momentos inesqueciveis :\">:
1º video - nascimento
2º video - 4 mesinhos
3ºvideo - 6 meses
ultimo video - ontem com a Mariana a andar Piscar o olho Apaixonado Apaixonado Apaixonado Sonhador Sonhador

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Leiam, é o descalabro Que raivaaa!!! Zangado

SPORTZONE AMEAÇA MÃE TRABALHADORA

Empresa do Grupo Sonae quer impossibilitar uma mãe trabalhadora de levar e buscar a sua filha de 4 anos à creche. A Sportzone ameaça com a rua uma trabalhadora residente na Póvoa Sta. Iria (funcionária da loja local), se esta não aceitar transferir-se para a loja de Torres Vedras.

A trabalhadora, a prestar serviço na loja Sport Zone das Amoreiras e residente na Póvoa de Santa Iria (perto de Vila Franca de Xira), mãe de uma menina de 4 anos, cujo pai não vive com elas e se ausenta
frequentemente ao estrangeiro em trabalho, solicitou uma alteração do horário de trabalho de forma a poder chegar à creche onde a criança fica durante o dia até às 19 horas (horário de fecho do estabelecimento).

A empresa, não só recusou esse pedido como, passado pouco tempo, lhe comunicou que a partir de 9 de Junho passará a prestar serviço na Loja de Torres Vedras, isto é, a muito mais quilómetros de distância e sem transportes directos. Em alternativa foi-lhe apresentada uma proposta de rescisão do contrato de trabalho!

É assim que a Sport Zone e o grupo Sonae tratam os trabalhadores?

A alternativa que se coloca à trabalhadora é deixar a filha de 4 anos sozinha enquanto se desloca para e de Torres Vedras ou ficar sem posto de trabalho e, assim, sem condições para garantir a subsistência da criança e a sua própria.

Quando o CESP contactou a Direcção de Recursos Humanos da Sport Zone no sentido de analisar a possibilidade de ser encontrada outra solução, a resposta foi: que não há nada que a empresa possa fazer porque está a reduzir pessoal em muitas lojas devido à quebra das vendas …

Questionamos: será possível que a Sport Zone não tenha outra alternativa senão forçar ao desemprego uma mãe que vive sozinha com a filha de 4 anos, impondo-lhe um horário e uma deslocação que lhe impossibilita ir levar e buscar a criança à creche?

É assim que as empresas cumprem as normas nacionais e comunitárias que protegem os direitos das crianças e de parentalidade?

Exige-se que a empresa tome as medidas para resolver, com equilíbrio e justiça, esta situação dramática.

A Direcção Nacional do CESP
Lisboa, 4 de Junho de 2013

Fonte: CESP
www.cesp1.net/

SISN -
Desde 15 Set 2011

um grande beijinho a todas!

SOFIA: desde já, os meus Parabéns atrasados ... desculpa mas passou-me completamente! aliás, não tenho tido tempo para nada Triste e ainda nem te mandei aquilo Triste rsrsrsrsrsrsrsrsrs ... oh vidinha triste Triste desculpa.
adorei rever aquela seleção de fotos Sorriso o k me ri ... obrigada pelo momento.
e o Romeu? como está ele? grande, né? e já faltou mais Sorriso como te sentes? A Violeta está enormeeeeeeeeeeeeeeee Sorriso LInda!
tenho andado com muito trabalho, as coisas estão complicadas, muito stress, continuo a emagrecer Sorriso mas de rsto tudo bem!

Ban-Tee, saudades tuas Sorriso

Vazinheira: quando apareces pelas Caldas??

bem, desculpem vir de fugida Triste não li os posts todos, nem de perto nem de longe ... por isso: espero k estejam todas bem!

deixo-vos aqui umas fotos da Ritinha Sorriso

Tenho saudades vossas ... e deste nosso cantinho! Triste Triste Triste mas sei que a vida é mesmo assim ... vou passando aqui pelo menos todas as semanas.

BEIJOS GRANDES!

luna04 -
Desde 08 Jan 2011

Então como têm andado?
Sempre que posso venho ler, mas nao tenho tido grande tempo para responder....

Sofia, desculpa nao ter perguntado se estava tudo bem na consulta, mas juro-te de coração que ate estive p te mandar mp. Vim aqui todos os dias à noite ver se tinhas dado notícias e estava a ficar preocupada c a tua ausência... Felizmente esta tudo óptimo e a morfológica um mimo.... Sorriso deu uma saudade.... Tens aí um rapagão!
Bem, e a Vi esta enorme! Parece uma senhorinha.... Como se tem portado?
Sim, ainda falta algum tempo ate Setembro, mas foi p qdo arranjei vaga e mm assim nao foi fácil... Vai-me custar um pouco pk tenho que deixa-lo lá muito cedo (pelas 7h30....) mas vai ser bom... Acho que ele esta a precisar e eu tb.... Digo-te, lembro-me mto de ti e acho que és uma super mulher... Eu continuo a ver-me grega... Às vezes é um desespero.... Ainda hoje, tinha o marido em casa, mas a fazer um trabalho e eu para fazer a sopa do Francisco vi-me grega... Ele fez trinta por uma linha.... Como fazes qdo tens que fazer coisas em casa e nao tens quem olhe pela Vi? Por aqui é desesperante estar em casa com ele... Nao faço nada, nao paro um segundo.... E sp p controlar as asneiras dele... Acabo por tentar sair, mas nao descanso nem faço nada do que preciso em casa....
Ele é um amor, um doce, super simpático, mas é muito complicado.... Ainda hoje me deu um ataque de choro, pk realmente sozinha nao consigo dar conta do recado... Até as minhas costas andam num oito....
Já nao sei mm o k fazer....

Mtos Parabéns atrasados p ti, Susana, filha da Solly e p mim, que fiz a 8 de Maio, e que ate pelo marido foi um dia esquecido....

Sisn, força, achei-t em baixo....

Susana, ainda bem que a Mariana já corre, agora vais ter é q correr c ela! Lol...

Solly, Ban-Tee, beijinhos grandes....

Beijinhos para todas

Sobre luna04

Positivo a 19 Março... Sorriso Belo dia do Pai....
Cesariana marcada para dia 23, mas decidiste pregar uma partida aos papás! Além de sentadito decidiu escolher o dia!
21.11.2011 nasceu o meu Francisco com 3,280 kg e 48 cm....

luna04 -
Desde 08 Jan 2011

O que dão aos vossos filhotes de pequeno almoço antes de irem p o infantario?

É que nao estou a imaginar o Francisco a comer uma papa às sete e pouco da manha.... E tb ir só c mama, acho muito pouco...

Sugestões....

Beijinhos e obrigada....

Sobre luna04

Positivo a 19 Março... Sorriso Belo dia do Pai....
Cesariana marcada para dia 23, mas decidiste pregar uma partida aos papás! Além de sentadito decidiu escolher o dia!
21.11.2011 nasceu o meu Francisco com 3,280 kg e 48 cm....

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Olá Luna

Tens razão Sorriso já estou a começar a correr com ela também Espertalhão , obrigada pelos parabéns Piscar o olho
Imagino a tua aflição qd o teu menino nao te dá tréguas, os rapazes nesse aspscto já ouvi dizer que são mais traquinas, nao sei se é verdade se nao, mas vou ver isso agora qd for estagiar para a creche!! À espera À espera
Olha tambem penso nisso, qd a mariana for para a creche, ela tambem so mama de manha e uma bolachinha a seguir, mas a meio da manha eles dão comida aos meninos penso eu!! vou averiguar.
Beijocas para ti Beijinho

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Andreiana muito obrigado pelos parabens á minha filhota,boas férias e aproveita muito a evinha Sorriso
Susana tão linda a mariana eles crescem tao rápido,agora não quer outra coisa é só andar, o rafa é igual começou a andar aos 13 meses e ele até corria não andava e depois dava com cada queda uiui Cair ao chão de tanto rir
SISN apareceste já ah muito tempo que cá não vinhas os teus filhotes estão muito giros bjs e vai aparecendo sempre que puderes Piscar o olho
Luna04 olha eu ás vezes quando estou sozinha com os 2 e não param quietos é um dilema e com muito custo lá vou fazendo as coisas,ponh-os a brincar juntos enquanto faço o jantar e sempre é mais facil a mana como é mais velha vai "olhando" por ele, parabéns atrasados e quanto ao infantário não sei porque o meu filhote ainda está em casa comigo Sorriso
beijinhos pra todas

Outros tópicos relacionados

*Estrelinhas treinantes para o ano de 2012*
Olá a todas as mamãs e futuras mamãs! Para quem decidiu entrar nesta maravilhosa viagem para o ano de 2012 para encontrar a sua estrelinha...estão no cantinho certo Eu sou a Joana, tenho 23 anos, sou casada e vivo actualmente na Alemanha. Com grande...
♥ Mamãs de Novembro 2014 ♥
Olá mamãs de Novembro 2014 sejam bem-vindas! Criei este tópico visto que o outro não estava actualizado! _____________________________________________________________________ Moranguinha_25 DPP: 01 de Novembro AnaGuerreiro DPP: 01 de Novembro...
Outubro/Novembro - 1º Mês de Tentativas!
Olá! Este é o meu primeiro mês de tentativas Que acham de utilizarmos este tópico para quem começou agora os treinos? Quem se junta a mim? CheilaPereiraDuarte - 30 Outubro POSITIVO! littlesi - 7 Novembro - POSITIVO! renquit - 3 Novembro - POSITIVO!...
ANIVERSÁRIOS BEBECAS DO DIA
Pois bem este site é para nós mamãs mas tambem para eles os nossos bebecas,já existe um tópico de aniversário das mamãs agora é a vez deles Venham de lá essas datas de aniversário para as meninas aqui do fórum felicitarem os pequenotes Virei...
Mamãs de Agosto 2012!!!! Ja somos 206 mamas!!!!Com todas as nossas princesinhas e principezinhos cá fora!!!
Futuras mamãs de Agosto 2012 vamos juntar nos para partilhar experiencias e tirar duvidas. Então aqui fica a lista das nossas Graviduxas e respectivas DPP, cidade, sexo, nome do bebe e local de parto que comentaram o nosso tópico...
futuras mamas de dezembro 2012 ja somos 69 temos gemeos falso e verdadeiros a caminho, um papa gravido
Apesar de nao continuar ficam as linda mamas para continuar esta viagem, maravilhosa. um beijo grande e um ate ja. maluka ddp 29 novembro Aidil Dias 29 de Novembro andreia 0207 ddp 01 dezembro Aidil Dias ddp 02 dezembro MarianaSd ddp 02 Dezembro...