Mamãs de Dezembro de 2011 | Page 603 | De Mãe para Mãe

Mamãs de Dezembro de 2011

Responda
18560 mensagens
Patricia.Filipe

Mamãs de Dezembro de 2011

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Grande abraço Beijinho

catia valente -
Desde 08 Jun 2011
I Love DMPM

Manas...
Fui pedida em casamento..... Apaixonado Apaixonado
Em principio o nó será dado este ano ♥ ♥ e agora toca a preparar as coisas ♥

O dia mais feliz das nossas vidas foi o nascimento da nossa filhota Luana com 3895kg e 50cm as 11:40 do dia 23-12-2008 de parto normal.
O 2º dia mais feliz foi o nascimento do nosso filhote Afonso com 4330kg e 52cm as 19:37 do dia 26-12-2011 de parto normal.
Afilhada da fufucha Sorriso Madrinha da AnneRick Piscar o olho e TaniCristina e mom_to_be.

SISN -
Desde 15 Set 2011

Boa tarde, mamãs!

Enqto estou a assar umas batatinhas c pele e bacalhau no forno, vim aqui tentar responder desde 4ªfeira …

Hoje já fui aproveitar uns saldos p os meus filhos … tudo de marca: tuc tuc, mayoral, tiffosi, kenzo, … tudo c 50% e 60% de desconto!

NIKKYTA, “truques”, rotinas p eles dormirem … nem sou a melhor pessoa p isso pk “eduquei-os” mal nesse aspeto … os outros é k dizem mas eu n acho. O Lourenço sp foi habituado a adormecer ao colo … e dp punha-o na cama. Claro k agora ele já adormece sózinho … tb era melhor!

A Ritinha … em pequenina, adormecia na caminha mesmo … deixava-a por ela adormecer, mas dp … comecei a adormecê-la ao colo … pk ela tb solicitava isso … e adormeço-a ao colo, estou c ela uns 20/30 minutos e deito-a na cama … e dorme a noite toda ou a tarde Corado

Por isso, cada criança tem a sua maneira e forma de dormir e os pais é k têm de encontrar uma solução juntamente c eles! O Lourenço sp gostou de dormir connosco e estava habituado a isso … foi p a cama dele mais tarde Tolinho … lol …

A Ritinha nunca a habituei a isso e nem ela gosta! Já tentei mas … ela n gosto nem quer … quer a cama dela e só p ela! Sorriso Lol …
Falta de tempo … bem, já comentei … deixamos de ter tempo p nós mesmo! Mas c 1 criança ainda se arranja, pk o pai pode ajudar … agora c 2 crianças … a logistica é bem diferente e complica … mas pronto … há coisas piores! Convencido

Podes crer, vivemos p o trabalho mesmo … falo por mim: saio de casa às 8h e por vezes chego a casa quase às 20h … por isso … como disse a BAN-TEE, em média passamos 2h com eles … e a fazer o quê??!!! A pensar A dar banho, a vesti-los, a dar-lhes jantar e … entretanto são horas de dormir! Preocupado Os PC’s, pois … são mesmo feitos nos ATL’s … tb é p isso k eles existem! No fds é tentar aproveitar o tempo c eles mas … há sp outras coisas: roupa p lavar, estender, passar, loiça p lavar, arrumar, aspirar, limpar o pó, fazer camas de lavado, arrumar a roupa … ppfffffff … Triste Triste .

Gggrrrrrrrr …. K tempo c eles???!!!!! Pausa Pausa Pausa Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!

Quase nada! Óh vidinha de tristeza mesmo … o k vale é k estamos os 4 juntos! Ufa! Ufa! Ufa! Ufa! Ufa!

BAN-TEE, sim, durmo a noite toda Sorriso Ufa! … graças a deus. Só tive aí umas qtas noites, meia dúzia delas k a Ritinha acordava de noite a chorar e pronto … mas agora por vezes ela tb choraminga de noite e tal mas volta a adormecer …. Ela dorme de barriga p baixo, e assim é noite toda garantida! Leite??? Nunca a habituei nem vou habituar senão … isso é complicado. Mas claro k c leitinho no papo, dormem dp de seguida! E n faz mal nenhum …

Ajudas? Tenho … graças a deus … e a família é pequena, entenda-se família direta (pais, irmãos e sogros), e ajudam! Menos mal! Se n fosse isso, ai meu deus, era caótico! Rrsrsrsrsrsrsrsrs.

O Lourenço tb é mto “lunático” nas aulas! A prof. Já nos disse k ele é mto esperto e inteligente e sabe mas por vezes vê mesmo k ele está “noutro planeta” … lol … no entanto, esta semana, foi o único k fez ditado sem kk erro e foi o k leu melhor! Lol …

Mas tenho a sensação k ele é um pouco Bipolar A pensar …a sério … vamos levá-lo a um psicólogo p analisar. Faz birras de meia-noite, violento, chora, grita, bate c portas … mas passados 2 minutos, é outro completamente … parece k nem fez nada daquilo! Choque! Choque! Choque! Rsrsrsrsr …

Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa Pausa

OPS … DEIXEI ISTO E FUI ALMOÇAR E ÀS COMPRAS … E AGORA ESTIVE A LANCHAR … E JÁ SÃO 18H … COMECEI ISTO ÀS 12H30 Ufa!

bem, continuando …

BAN-TEE, n estou doente mas andei uns dias c aquelas coisas minhas … rsrsrsr … mas acho k foi kk coisa k comi e me fez mal … só k me atacou n só a barriga/intestinos como mal disposta, dores cabeça e tonturas … mas pronto … vou ter k conviver c isto …
Bolas, já te disse mas agora k estou a vê-las novamente: os teus miúdos são LINDOS! O Tiago tem uma expressão e … as fotos estão demais mesmo! Parabéns! Sorriso Piscar o olho Piscar o olho Piscar o olho Piscar o olho Piscar o olho Piscar o olho

Tb gostei mto do texto k colocaste!

CATIA VALENTE: n és casada??!!! Choque! Choque! Choque! Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir
Pensei k sim … mas sendo assim: mtos parabéns! Agora tens meninos das alianças e tudo! Um casalinho perfeito! Vá, vai-nos contando tudo … fiquei tão contente e ansiosa … e pensei no meu casamento há … há … ui … tanto tempo … já faz em Julho 12 anos!!! Conta lá: onde vai ser? Qdo vai ser? Já tens ideia do vestido? Os vestidos têm mto k se lhe digam … digo-te eu! Isto pk sp imaginei um determinado tipo … ou melhor, qdo andei a ver adorei um k me encheu as medidas e pensei “este é o tal” mas dp qdo o vestido … népias … n me ficava bem … a sério. Fiquei desiludida. E qdo fui experimentar, escolhi uns 5 ou 6 e a Sra só me dizia “este? E este? E este? Tem a certeza? É k são todos diferentes uns dos outros?”, tipo “esta rapariga n sabe o k quer!” mas é mesmo isso … todos diferentes p escolher o melhor, se fossem todos parecidos, bastava só um, n???!!! def… e pedi à minha mâe e madrinha p irem comigo dar uma opinião. Escolhi na PenhaltaNoivas. A minha mãe viu um num manequi e disse-me “e este? Acho k vais gostar”! disse logo k n … pk era de 2 peças e eu sp idealizei um vestido único, uma só peça … mas p lhe fazer a vontade lá o experimentei! E assim foi … n é k era o k me fazia “a noiva modelo”??!!!! assentava tão bem. E dp até k gostei. Os sapatos foram bem mais dificeis … por causa da cor. Mesmo assim comprei 2 pares … dava p escolher o k ficava melhor! Mas foi um dia k passou mto rápido mesmo. N aproveitei quase nada. Andar de mesa em mesa, cumprimentar os convidados, ver se estava tudo ok … etc … e o dia/tarde/noite passou-se!

Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Ops … estou a ver agora k hoje ainda ninguém postou … pk?????????????????!!!!!!!!!!!!!!! A pensar

Ficaram todas a pensar no pedido de casamento da CATIA VALENTE, n foi? Confessem lá … Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir

Entretanto vou fazer umas coisinhas p o jantar … n me apetece fazer jantar jantar … como tenho pão e coisas p sandes, vou pôr isso na mesa, vou fazer uns ovinhos mexidos c salsichas, tenho arroz e massa, p quem quiser, e vou fazer uma pizza! E está feito.
Amanhã vou assar um peixinho (pargo mulato k já comprei e temperei) c batatinhas assadas e uns grelinhos salteados em azeite e alho.

Bem, espero k logo consiga ler outros posts, k n o meu! Lol … Bocejo

Beijocas a todas … ou a quase todas Nervoso Nervoso … sim, pk há mtas k n aparecem por cá há semanas, melhor, desde 2012!!! Mas mesmo p essas, as beijocas ficam aqui! Beijinho

SISN -
Desde 15 Set 2011

Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! então???? por onde andam???
fui ontem a última a postar e hoje a 1ª???!!! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque!
Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque!
por onde andam???
assustaram-se c o tamanho do meu post??!! Tolinho Tolinho Tolinho

ok ... sendo assim tb n vou ficar aqui a falar pro boneco Triste Triste
Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste Triste

até um dia ...

beijos e tudo de bom p todas.

Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão Chorão

catia valente -
Desde 08 Jun 2011
I Love DMPM

Olá Sisn
Realmente parece que as meninas se assustaram com o meu anunciado aqui.... Cara séria Cara séria

Não sou casada estou em união de facto pois já estou a viver com o meu companheiro a 4 anos mas namorados já é a 8 anos....

Bem o vestido ando a ver a fazer umas pesquisas na net, mas tenho em mete aquilo que quero. lol Não gosto de vestidos com muitas coisas, para mim o mais simples e romântico será o perfeito.... Sonhador
(Deixo imagem em anexo é mais ou menos isso).
Pois já sou mama e não ficara bem ir com um "grande" vestido de noiva, a cor também ainda não sei bem.... Tolinho

O casamento será uma quinta Pérola do rio. Penso que será a mais linda (deixo link para veres)
http://www.quintaperoladorio.pt/galeria-de-fotos/

Os convidados andam a volta dos 125 +-
Os meninos das alianças serão os meus 2 amores Apaixonado Apaixonado
A data ainda não temos, pois ainda estamos a ver quando o ricardo bem para ele marcar as ferias...

Depois venho cá dar mais novidades *

O dia mais feliz das nossas vidas foi o nascimento da nossa filhota Luana com 3895kg e 50cm as 11:40 do dia 23-12-2008 de parto normal.
O 2º dia mais feliz foi o nascimento do nosso filhote Afonso com 4330kg e 52cm as 19:37 do dia 26-12-2011 de parto normal.
Afilhada da fufucha Sorriso Madrinha da AnneRick Piscar o olho e TaniCristina e mom_to_be.

vazinheira -
Desde 02 Set 2011

Bom Dia

Para começar Cátia, parabéns pelo pedido, que seja um dia muito feliz.

Vi fotos mt giras, os nossos bebecas são os mekhores...

Já estou instalada na minha casa, foi complicado mas agora já estamos no nosso cantinho. A Lipa está adorar a escola nova, e eu vou ver se feço umas formações para ver se algo muda.

Infelizmente a avó do meu marido faleceu na noite de quarta para quinta, o funeral foi na sexta, apesar da tristeza, sabemos que estava com muito sofrimento, só desejamos que descanse em paz agora.

bjs

O nosso mundo mudou com a Lipa a 23/02/2007 e agora voltou a rodar com a vinda do Dinis a 14/12/2011. Agora sinto-me realizada...

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Bom dia mamãs Sorriso
Nikkita, Susana
obrigada pelos elogios aos meus pequenos
E sim o texto do email está divinal, dá para pensar.
.
catia valente: parabéns estás noiva Sorriso é sempre uma fase bonita. Com ou sem filhos o dia do casamento é qualquer coisa de especial, nem que seja pela festa e por teres definitivamente uma palavra certa para apelidares o pai dos teus filhos LOL LOL
.
SISN é mesmo... passamos a maior parte do tempo sem eles e o pouco que temos juntos passa a correr entre: "come", "despacha-te", "vai lavar os dentes", etc, etc
Por falar nisso, andei à procura do livro do Eduardo de Sá "O Livro de Reclamações das Crianças" mas está esgotado, fiz encomenda na FNAC... fala destas temáticas e acho que seria interessante de ler.
Em relação a essas tuas malazengas eu ando sempre à rasca do estomago... agora fiz um tratamento e estou bem melhor. Mas depois sem nem mais nem menos voltam as dores e o não saber o que comer... tudo me cai mal, enfim...
Quanto à tua desconfiança da bipolaridade do Lourenço... não serão apenas ciumes?? Eu notei isso na Carolina e é particularmente revoltada com o irmão, às vezes quer bater-lhe e atira coisas ao ar... Está muito mais refilona e faz mais birras do que alguma vez fez.
Atenção também à escola... passam-se coisas nos intervalos que eles não contam. Fala com o teu filho, vai à escola e fala com a professora e auxiliares... esta idade é muito complicada, eles deixam de estar protegidos naquela sala para andarem "à perna solta" pela escola com outros meninos mais crescidos... e olha que os miudos são muito cruéis uns com os outros.
Acho que me esqueci de uma coisa, obrigada pelos elogios, sou uma mamã muito babada.
Esta foi uma sessão em que os inscrevi, foi grátis e ainda trouxe as fotos de oferta, 10 em formato digital e mais umas 20 em fotos 15/20 e 20/30 que ofereci como prendas de Natal Sorriso
.
Depois de ter lido o mail que vos deixei aqui decidi que tenho de acabar com a rotina dos fins de semana fechada em casa a lavar, estender e passar a ferro, aspirar, limpar e cozinhar, raios que as lides domésticas me cansam... Triste
E por isso no sábado fomos aos saldos no Algarve Shopping. Tinhamos pensado em ir ao Ikea porque quero comprar um roupeiro para o quarto deles e mais umas prateleiras mas como a carrinha que tinhamos para trazer a mobilia avariou, tivemos que adiar a excursão ao Ikea.
Como já estava convencida que ía dar ao chinelo, fiquei do mais aborrecida... num instante fizemos outros planos e acabamos por deixar os miudos com a minha mãe e fomos os dois sozinhos. E resumindo já gastei o dinheiro do mealheiro para o Ikea... agora compro o roupeiro e deixo lá as portas para o mês seguinte LOLOLOL
.
.
Bem lindinhas vou almoçar, beijinhos a todas

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Postaste enquanto eu estava a escrever (que tem sido a manhã inteira lol)
Olha que bom que já estás instalada e a Filipa está a gostar da escolinha nova Sorriso
Nem sempre a mudança significa mudar para pior Sorriso
E o Dinis está contigo em casa ou vais levá-lo para algum infantário?
Beijinhos para voces e boa sorte para esta nova etapa Apaixonado
.
Deixei isto sem terminar o resto das minhas palavrinhas para ti...
Lamento muito a perda da avó Triste
A idade não perdoa e quando estão em sofrimento aceitamos que eles têm que partir... A verdade é que, tenham a idade que tiverem, são nossos e dói muito perde-los e conseguir lidar com a saudade.
Perdi o meu avô materno quando estava grávida da Carolina e perdi o meu avô paterno quando estava grávida do Tiago. Podes imaginar a dor que senti... Triste A última foi numa das piores fases da minha vida... estava com contrações, de baixa em casa, a minha irmã com um tumor no ovário, fez operação, extraiu o ovário e algumas membranas do intestino (no IPO). Mas o meu avô estava acamado havia 10 meses sensivelmente e durante esse tempo passamos maus bocados, a partida era como uma benção para ele, que estava em sofrimento Triste
Mas perder o meu avô materno foi um choque, ele entrou pelo próprio pé no hospital às 10h da manhã e faleceu às 18h30 desse mesmo dia. Como sou otimista achei sempre que ele iria recuperar, então foi-me ainda mais dificil aceitar a sua morte. cheguei a pensar em ligar novamente para o hospital e perguntar se não era engano... Chorão
.
Os meus sinceros sentimentos, força!

AndreiaNA -
Desde 17 Abr 2011

olá minhas queridas!

ban tee obrigada pelos parabens á evinha e pelas tuas palavras =) adorei as fotos! coisinhas mai lindas! ***

catia parabens pelo noivado =D que continuem a ser mto felizes e corra tudo muiiittooo bem Piscar o olho

vazinheira lamento mto =( mas se tava em sofrimento ás vezes mais vale assim. que descanse em paz!

desculpem nao comentar tudo, deixo um bjinho mto grande a todas!
por aqui estamos bem a eva anda só com uma pontinha de febre mas deve ser mais uns dentinhos k vêm por aí

Sobre AndreiaNA

Positivo a 20 de Abril de 2011
DPP - 30/12/2011
A Eva nasceu dia 6 de Janeiro de 2012 com 3365gr e 50cm =)

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Oh tadinha da Eva Triste
Que a febre seja só os dentinhos para rebentar Sorriso
O meu Tiago faz febres mas os dentes não há meio de furarem a gengiva que, por sinal, está inchadissima...

Beijinhos para ti e um especial para a Eva Apaixonado

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noite mamãs

Cátia, muito bonito o vestido Sorriso e a quinta nem se fala, parece um sitio muito acolhedor, boa sorte Piscar o olho

Bantee agora já gastas-te o dinheirinho no ikea ja nao podes comprar os queijos da serra Gargalhadas Gargalhadas Careta

Vazinheira lamento a perda da avó do marido :(, eu só ja tenho a avó da parte paterna mas está longe Triste já tem 89 anos e o meu pai já partiu antes dela Triste com 58 :(. A minha avó e avô maternos tambem partiram novos, digo novos pq para mim na casa dos sessentas ainda sao umas flores num jardim, e eu adorava-os Chorão saudades!!!
Beijinho

Andreia as melhoras para a Eva Beijinho

A Mariana anda a espirrar muito durante o dia, a ver vamos !!!. E eu também...maldito frio, mas também estamos no tempo dele né. Dentes já aí vêm mais e mais... ontem fui dar com ela a meter a mão toda dentro da boca e a morde-la babava-se. Cheira-me a molares.
Ainda não vendi o carro Triste
Já entreguei mais uns tantos curriculos, entrevistas estão prometidas, agora só resta vê-las!!

Estou com frio , até amanha bj.

SOFIA ONDE ESTÁS? CHEIRA-ME CADA VEZ MAIS A BOLOS Careta Careta

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Susana, não gastei o dinheiro no Ikea porque não fui LOL
Mas para queijos da serra tenho sempre uma notinha disponivel, se soubesses como me babo só de pensar neles... Babão
A Sofia agora está mais ausente pela falta de tempo...
.
Isto está muito paradinho... mamãs ocupadas beijinhos Beijinho Grande abraço

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Realmente é triste perdermos alguém, mas a vida é assim mesmo. O que importa agora é que a avó do teu marido já não sofre mais.
Quanto ao resto, boa sorte para a vida nova que estão a começar, espero que as coisas mudem e que sejam muito felizes no "cantinho" novo, como lhe chamas Sorriso

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Fazes muito bem em mudar a tua rotina dos fins de semana Sorriso e que boa ideia teres aprovieitado para ires aos saldos, eu já fui, mas a correr que tive que levar a Melissa, pelo que não foi grande coisa, mas hei-de tirar outro dia para ir sozinha.
Catia valente, o vestido é muito bonito e a quinta também, gostei Sorriso

Quanto a nós, a Melissa está doentinha, tive um fim de semana horrível, mas já passou e a melissa já está bem melhor.

Boa semaninha para todas.

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noite

Bantee ahhhhhhh então guardas a notinha para os belos queijinhos Careta Espertalhão sim senhora Sorriso

Sofia já sei que andas com falta de tempito, Beijinho

Nikkyta as melhoras para a Melissa!!

Bem hoje a minha mae foi fazer um ecodoppler`aos membros inferiores, e como a médica suspeitava realmente acusou :(. Ela ultimamente queixa-se muito da perna esquerda ao ficar em pé muito tempo ou qd começa a andar, então o Doppler acusou uma veia entupida o que lhe pode causar uma trombose se não a tratar, so que a minha mãe é : " o deixa andar" eu ja a tinha avisado ao tempo para ir fazer e pedir esse exame à medica de familia, mas ela é teimosa o que se há-de fazer Que raivaaa!!! Pausa Pausa agora claro piorou a situação!!! Preocupado Preocupado Mais uma preocupação Preocupado Preocupado .

Até amanhã. Beijinho

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noite meninas

Passei aqui rapido para vos deixar este artigo que achei mt importante: bj ate amanha Sorriso

6 dicas de como lidar com o engasgo de bebês e crianças

Confira o que fazer para prevenir que seu filho engasgue

Ana Paula Pontes

Uma das grandes aflições das mães, principalmente as que têm o primeiro filho, é o medo de que eles engasguem. Apesar de ser difícil, é importante manter a calma caso isso aconteça. Engasgos leves, com líquidos, não são tão graves assim, principalmente se a criança estiver rosada. “Eles, aliás, são mecanismos de proteção do bebê, que fecha a glote para que aquele alimento não passe para as vias respiratórias”, diz Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês (SP).

O fundamental, no entanto, é prevenir acidentes maiores. Nunca deixe moedas, brincos, pilhas de relógio ou quaisquer objetos pequenos ao alcance das crianças. Selecionamos abaixo algumas dicas de como evitar o engasgo e o que fazer se ele acontecer:

- Após amamentar, deixe o seu filho em pé, por 15 minutos. E não estranhe se não ouvir nenhum barulho. O ar sai por gravidade. Por outro lado, muitas vezes os pais deitam a criança assim que escutam ela arrotar, mas é preciso respeitar esse tempo total;

- Algumas crianças engasgam principalmente no início da amamentação, período em que elas não conseguem coordenar direito a respiração e deglutição. Se o seu filho estiver faminto, uma dica é: após 15 ou 20 segundos do início da mamada, tire a boca dele do seu peito, para que se recupere do cansaço inicial. Depois, você vai perceber que ele entra num ritmo mais pacífico;

- Respeite o tempo certo de introduzir novos alimentos na dieta do seu filho. Segundo o especialista, papinhas devem ser oferecidas somente a partir dos 6 meses, sempre com pedacinhos para que seu filho aprenda a mastigar. Mas a regra não vale para todas as crianças. Há aquelas que demoram mais tempo para se acostumar com os pedaços. Converse com o pediatra do seu filho e tire todas as dúvidas sobre a alimentação dele;

- Nunca entregue na mão da criança um alimento que possa se desprender em pedaços grandes na boca, como salsichas, cachos de uvas, pães, bolachas;

- Se com todos os cuidados ainda assim seu filho engasgou, atenção: “Se perceber que a criança está com dificuldade respiratória, mas respirando e rosada, não tente tirar o corpo estranho, porque ele pode ir para um ponto onde nem a passagem parcial de ar vai existir. Vá para o hospital”, afirma o pediatra;

- Já, em casos extremos, se você não conseguir uma ajuda de emergência e a criança não estiver respirando e arroxeada, alguns procedimentos de emergência, indicados por especialistas, podem ajudar. Veja aqui

Aspiração de corpo estranho

Emílio Carlos Elias Baracat

Corpo estranho (CE) é qualquer objeto ou substância que inadvertidamente penetra o corpo ou suas cavidades. Pode ser ingerido ou colocado pela criança nas narinas e conduto auditivo, mas apresenta um risco maior quando é aspirado para o pulmão.
Qualquer material pode se tornar um CE no sistema respiratório, e a maior suspeita de que o acidente ocorreu é a situação de engasgo. Isto ocorre quando a criança está comendo, ou quando está com um objeto na boca, habitualmente peças pequenas de brinquedos.

No Brasil, milho, feijão e amendoim são os grãos mais comumente aspirados na faixa etária pediátrica. Por outro lado, o material mais relacionado a óbito imediato por asfixia é o sintético, como balões de borracha, estruturas esféricas, sólidas ou não, como bola de vidro e brinquedos.

A aspiração de corpo estranho (ACE) é descrita principalmente nas crianças do sexo masculino, o que reflete uma natureza mais impulsiva e aventureira nos meninos. Predomina na faixa etária pediátrica entre 1 e 3 anos de idade, com mais de 50% das aspirações ocorrendo em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos sete anos. É na idade até três anos que a criança não controla a mastigação e a deglutição de alimentos, pois não possui os dentes molares, estrutura importante na trituração de alimentos sólidos. A oferta de alguns tipos de alimentos a crianças pequenas, como amendoim, feijão, pipoca e milho, apresentam risco para a aspiração, pois as crianças vão degluti-los sem mastigar, e qualquer distração, risada, brincadeira ou susto pode precipitar o acidente. Além disso, a criança nesta idade possui o hábito de levar objetos à boca, como pequenos brinquedos de plástico ou metal, normalmente de irmãos mais velhos.

Logo após a aspiração de algum objeto, ocorre acesso de tosse, seguida de engasgo, que pode ou não ser valorizado pelos pais. A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. Tosse persistente, chiado no peito, falta de ar súbita, rouquidão e lábios e unhas arroxeadas, são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido a ACE.

Quando a ACE é parcial, a criança pode tossir e esboçar sons. Nesta situação, o melhor procedimento é a não intervenção no ambiente doméstico e encaminhamento a um serviço de saúde, para o tratamento definitivo.

Quando a ACE é total, a criança não consegue esboçar qualquer som, está com asfixia, falta de ar importante e até com os lábios arroxeados. Nesta situação, deve-se proceder da seguinte maneira:
Maiores de um ano: manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás, até que o CE seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.

Menores de um ano: 5 percussões com a mão na região das costas, a criança com a cabeça virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente, até que o CE seja expelido ou a criança torne-se responsiva e reaja.

Se você conseguir visualizar o CE na boca, retire-o com cuidado, mas não tente ir às cegas com o dedo na boca, pois pode provocar lesões na região ou empurrar o corpo estranho para regiões mais baixas, e piorar o quadro de obstrução.

Recomendações de prevenção
O que você deve fazer para evitar que seu filho engasgue?
Não ofereça alimentos a crianças menores de 4 anos, sem amassar e desfiar as fibras.
Não deixar pedaços de alimentos no prato, principalmente os arredondados.
Os seguintes alimentos são de risco potencial para a aspiração: sementes, amendoim, castanha, nozes, milho, feijão, pedaços de carne e queijo, uvas inteiras, salsicha, balas duras, pipoca, chicletes.
Mantenha os seguintes itens da casa, longe do alcance de crianças menores de 4 anos: balões, moedas, bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas, botões, baterias esféricas de aparelhos eletrônicos, canetas com tampa removível.
O que você pode fazer para prevenir o engasgo e aspiração:
Estar ciente das manobras de desobstrução que você pode fazer em casa, citadas acima.
Insistir para que as crianças comam à mesa, sentadas. Evite alimentá-las enquanto correm, andam, brincam, estão rindo e não deixá-las deitar com alimento na boca.
Corte os alimentos em pedaços bem finos e ensine a criança a mastigá-los.
Supervisione sempre a alimentação de crianças pequenas.
Fique atento às crianças mais velhas. Muitos acidentes ocorrem quando irmãos ou irmãs mais velhas oferecem objetos ou alimentos perigosos para os menores.
Evite comprar brinquedos com partes pequenas e mantenha objetos pequenos da casa fora do alcance das crianças.
Siga a recomendação da embalagem dos brinquedos, com relação à idade ideal para aquisição.
Não deixe crianças pequenas brincarem com moedas.

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noiteeeeeeeeeeeeeeeee

Bem este cantinho já me ia na 5ª pagina do tópico " Mães e Bebés" onde andam as mamãs???? Voaram todas com este vento horrível!!???? Bem que temporal, aqui ao pé da minha casa já cortaram árvores que faziam tanta sombrinha no Verão!!! Maldito tempo que só faz é estragos!!! Que raivaaa!!! Zangado

Beijos e não deixem este cantinho isolado!!! Piscar o olho

Deixo outro artigo interessante:

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

http://www.youtube.com/watch?v=OPSAgs-exfQ

fiquem com este video, ternurento Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Corado Corado

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Passei rápido só para deixar um beijinho a todas.
Susana li o artigo que postaste de passagem e achei interessante, este último não tenho tempo mas leio depois Sorriso
O video não consigo ver Triste
-
No sábado fomos ao ikea e comprei um roupeiro para o quarto dos miudos, ontem estivemos todo o dia a montá-lo e a arrumar roupas... mesmo assim tenho a casa em pé de guerra. Depois coloco fota para verem.
Vou a uma reunião da escola da Carolina... sobre os acontecimentos na turma dela... depois conto as news.
Por agora mil beijinhos a todas Sorriso

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noite Sorriso

Bantee pois o you tube por vezes prega partidas com os videos!!, tenta colocar o titulo no you tube e ve Sorriso é muito ternurento, é uma massagem com agua num recem nascido Sorriso
Depois passa por cá para contar novidades da filhota, vais ver que são boas Piscar o olho
Beijinho

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Bantee coloca no you tube: Thalasso Bain Bebe par Sonia Rochel

MariEstrela -
Desde 06 Out 2011

Olá meninas... Tenho andado desaparecida... Ando mais pelo facebook, mas tb não tenho andado muito bem da minha cabeça... O medico receitou-me um medicamento pra dormir (ou melhor, pra não sonhar e conseguir descansar de noite) e eu tomei na sexta e no sabado. Conclusão: Passei o fim de semana todo com tonturas, dores de cabeça, visão dupla, nauseas... Ontem lá fui ver a bula do maldito comprimido e os efeitos secundarios mais frequentes são SÓ esses e mais alguns! Enfim... Cheguei mesmo a pensar que estava gravida de tão enjoada que estava e ontem lá fui fazer um teste (lol). Deu negativo, claro, mas não deixei de ficar um pouco triste... Tenho noção que esta não é de todo a melhor altura para ter outro filho, mas tenho saudades de sentir a Bea na barriga... Saudades dela pequenina... Sim, pq ela agora está uma peste! Nunca vi! Não sei a quem saiu (LOLOLOL) Careta Mas continua a minha princesinha Piscar o olho Este fim de semana tb estivemos sem luz a maior parte do dia de sabado... A região foi bastante afectada, muitas arvores cairam, postes de electricidade... O meu irmão e a madrinha da Bea estiveram sem luz o fim de semana todo e durante o dia de ontem tb creio que não tiveram... Algumas zonas tb ficaram sem agua... Mas chega de falar de desgraças...

A Bea está optima, entretanto torna-se chinesa de tanto arroz que come! lol Adora arroz! Se eu deixar come só arroz todos os dias! Careta

E eu vim cá pra dar noticias e deixar uma foto pra Sofia, pq lembrei-me dela na hora quando vi lolololol

Beijinhos a todas as mamãs e a todos os bebecas lindos aqui da tia Beijinho

Ban-Tee -
Desde 04 Maio 2011

Aqui no serviço não tenho acesso ao youtube e em casa não tenho tido net... o portatil avariou Triste

Já está o roupeiro cheio, querem ver?

Susana Campos M... -
Desde 16 Jun 2011

Boa noite

Rapidinho:

A Mariana faz melhor cócó quando a ponho no bacio Espertalhão Gargalhadas

Mariestrela beijocas, olha agora a Bia com uma mana ou um mano era giro Apaixonado

Bantee vem ca a casa arrumar os roupeiros Espertalhão epa que maravilha até dá gosto abrir o teu Piscar o olho

Para as mamãs que estão de greve um beijo também Beijinho

Sofia desocupa-te um bocadinho deixa lá a Nutela Careta Careta Beijinho

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Isto agora anda paradinho, paradinho! Também, é normal, a maior parte dos bebés já completaram um aninho e as mamãs já estão a trabalhar a tempo inteiro, logo o tempo que já era curto tornou-se ainda mais escasso.
Eu também não tenho sido uma participante muito activa ultimamente, mas a "culpa" é da Mel, que é uma princesa pirata (adora os piratas, lol, é com isso que a suborno) e quer toda a atenção só para ela. Ela esteve doentita e exigiu ainda mais atenção dos papás e para compor o ramalhete a mamã ficou doente, foi complicado, mas já regressei ao mundo dos vivos! Entretanto estou a aproveitar este bocadinho enquanto a Mel está a fazer o soninho de beleza para vir aqui espreitar e deixar um beijinho para todas.

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Bom trabalho! Eu por aqui também andei às voltas com os roupeiros, estavam um caos....que medo!!!! Houve uma altura que estava a ver a coisa mal parada, hihihi.....agora só falta a cómoda da Mel...que trabalheira!!!

SISN -
Desde 15 Set 2011

pois é, NIKKYTA, isto anda parado Triste mas a vida é assim ... umas não têm tempo, outras não querem outras patem o pé pk não Sorriso , outras só uma vez de quando em vez, outras só lêem, outras ... enfim. cada qual sabe de si ...

espero k a MEL esteja melhor e tu também! um bj.

a semana k passou tb n foi famosa p mim: fez esta 6ª uma semana, andou a Ritinha a vomitar ... 6 vezes :-(, dp sábado e domingo bem; nessa noite (de domingo p 2ª) estive eu mal da barriga e mto mal disposta (felizmente n trabalhei na 2ª), a Ritinha ainda vomitou 2 vezes e fez uns cócós esquisitos e mal cheirosos :-(; 3ª e 4ª bem; 5ªf foi a vez do Lourenço ... vomitar, desmaiou ... enfim ... passou dia c o Pai em casa a dormir e só a chá e torradas; na 6ªf foi a vez do marido ... vomitou toda a noite e diarreia ... rsrsrsrsrsrsrsrs ... todos apanhamos um vírus kk ... mas já estamos bem ... acho eu Sorriso

e vocês? como estão? e os bebecas??? e já há novidades em dar manos e manas aos bebecas de nov/dez 2011??!!! Sorriso

vá lá ... apareçam ...
..
vou deixar umas fotos de telemóvel ...

beijinhos a todas!

nikkyta -
Desde 31 Jan 2008

Bolas! A tua semana também não foi nada fácil e eu aqui a queixar-me....
Ainda bem que o que quer que seja que vos atacou já passou Piscar o olho beijinhos querida e boa semaninha.
A Ritinha está linda, como sempre!

SISN -
Desde 15 Set 2011

pois é ... sabes k a gente se queixa mas ainda há piores k nós, né??!!! Sorriso

obrigada, Linda. Sorriso

beijinhos e boa semana para vocês.

SISN -
Desde 15 Set 2011

ESTOU A VER K ISTO ESTÁ MESMO A IR ABAIXO Chorão venham cá contar novidades Corado

tenho tido a minha princesa doente ... desde domingo k anda a fazer febre ... na 2ª não foi p o infantário pk tinha cá os meus sogros, mas às 14h ligou-me o marido aflito k ela estava com 40.7º Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque! Choque!
ficou em pânico, claro. liguei ao pediatra, disse-me k devia ir às urgências fazer uns vapores c ventilan, pk podia ser bronquiolite. isto pk ela estava c respiração acelerada e ranhosa Triste
entretanto, a febre baixou mas n mto ... como ontem n estava melhor, fomos às urgências. tinha respiração esquisita, n queria comer, n dormia, enfim ... só queria colo, colo ... e estava k parecia ter pieira. felizmente, nada disso ... estava bem, era viral. controlar a febre e hidratá-la mto bem, k é o melhor k se pode fazer. hoje estou em casa, pedimos aos meus sogros p virem, apesar de eu ter baixa até 6ªf mas assim é melhor ... sei k n me vão dar esse valor, mas pronto ... isto no trabalho está mto difícil. hoje tem mto mais tosse e o nariz a deitar as porcarias todas, vai ser assim hoje e amanhã. se na 6ªf continuar c febres altas e respiração diferente, então tem k se voltar lá p reavaliarem. mas hoje já n tem febre, por enqto, e dormiu a noite toda Ufa! Ufa! Ufa! Ufa! Ufa! Ufa! Ufa!

e os vossos bebecas? como estão? e vocês?

k saudades deste cantinho Triste Triste Triste de como era movimentado Preocupado

beijos a todos e a todas!

Outros tópicos relacionados

*Estrelinhas treinantes para o ano de 2012*
Olá a todas as mamãs e futuras mamãs! Para quem decidiu entrar nesta maravilhosa viagem para o ano de 2012 para encontrar a sua estrelinha...estão no cantinho certo Eu sou a Joana, tenho 23 anos, sou casada e vivo actualmente na Alemanha. Com grande...
♥ Mamãs de Novembro 2014 ♥
Olá mamãs de Novembro 2014 sejam bem-vindas! Criei este tópico visto que o outro não estava actualizado! _____________________________________________________________________ Moranguinha_25 DPP: 01 de Novembro AnaGuerreiro DPP: 01 de Novembro...
Outubro/Novembro - 1º Mês de Tentativas!
Olá! Este é o meu primeiro mês de tentativas Que acham de utilizarmos este tópico para quem começou agora os treinos? Quem se junta a mim? CheilaPereiraDuarte - 30 Outubro POSITIVO! littlesi - 7 Novembro - POSITIVO! renquit - 3 Novembro - POSITIVO!...
ANIVERSÁRIOS BEBECAS DO DIA
Pois bem este site é para nós mamãs mas tambem para eles os nossos bebecas,já existe um tópico de aniversário das mamãs agora é a vez deles Venham de lá essas datas de aniversário para as meninas aqui do fórum felicitarem os pequenotes Virei...
Mamãs de Agosto 2012!!!! Ja somos 206 mamas!!!!Com todas as nossas princesinhas e principezinhos cá fora!!!
Futuras mamãs de Agosto 2012 vamos juntar nos para partilhar experiencias e tirar duvidas. Então aqui fica a lista das nossas Graviduxas e respectivas DPP, cidade, sexo, nome do bebe e local de parto que comentaram o nosso tópico...
futuras mamas de dezembro 2012 ja somos 69 temos gemeos falso e verdadeiros a caminho, um papa gravido
Apesar de nao continuar ficam as linda mamas para continuar esta viagem, maravilhosa. um beijo grande e um ate ja. maluka ddp 29 novembro Aidil Dias 29 de Novembro andreia 0207 ddp 01 dezembro Aidil Dias ddp 02 dezembro MarianaSd ddp 02 Dezembro...