Tenho reparado que muitas dúvidas surgem relativas à amamentação, muitas das vezes nem falamos sobre elas aqui no forum mas são tão importantes.
Leio por vezes questões e dúvidas que tb em mim surgem e como tal decidi deixar aqui o meu testemunho sobre este assunto.
No início o Gabriel não pegou logo no meu peito...como não tinha bicos tornava-se mais dificil para ele começar a mamar e as enfermeiras queriam à bruta colocar-lhe a minha mama na boca dele, ora podem imaginar as dores que eram...o peito começou a ressentir-se de todas aquelas agressões...
Comecei a usar os bicos de silicone e foi uma maravilha, ele aumentou logo 100g de um dia para o outro!
Passados 15 dias de vir para casa fiquei doente com uma gastroenterite...o médico disse para não amamentar no dia que saí do hospital e nem quando tivesse febre (asneira!). Comecei a ler o folheto que vinha no antibiótico e desesperei: não deve ser tomado aquando da amamentação...fui falar com uma enfermeira que está na Saúde Infantil no Centro de Saúde que me disse que devia esperar mais uns dias e que não estranhasse ter menos leite, por causa do antibiótico...
O que começou a acontecer é que cada vez tinha menos leite...e o gabriel tinha cada vez que beber mais suplemento...dava 5 minutos em cada peito mais 30ml de suplemento, depois passou para 60ml...até que voltei ao Centro de Saúde para voltar a falar com a enfermeira que me disse que o melhor era deixar de dar peito porque já não devia ter leite suficiente...fui abaixo completamente mas não havia nada a fazer (pensava eu, burra!).
Deixei de dar peito durante uma semana, o Gabriel já bebia 90ml de suplemento mas bolsava imenso leite, acho mesmo que o vomitava...era horrível...
Comecei a pesquisar na net e encontrei um site, o sos amamentação. Comecei a ler relatos de outras mães que também tiveram por alguma razão que dar suplemento mas que tinham conseguido voltar a ter leite. Foi então que pensei "Se elas conseguem eu também consigo!"!
E comecei a insistir mais no peito e a dar menos suplemento, por vezes dava-lhe de mamar de hora a hora...de 60ml passou para 30ml, e de 30ml para ZERO de suplemento!!
Hoje o Gabriel está com 2 meses e só mama, aumenta sempre 350g por semana (o que é muito na opinião da médica) e está um rapagão!!
Moral da história: insistam, insistam, insistam!!
Não há leites fracos, não ha leites bons ou maus, isso são asneiras!
Se um bebe não aumenta de peso então em vez de dar de 3 em 3h dar de 2 em 2h. E se for preciso de hora a hora!!
Nós também não comemos só de 3 em 3 horas! Quantas vezes petiscamos entre as refeiçoes?! Quantas vezes nos apetece uns dias comer mais que outros?! Porque não podem os bebes ser assim também? Porquê a rigidez de dar de mamar só de 3 em 3horas??
Quanto mais damos de mamar mais leite produzimos, logo se achamos que temos pouco leite temos que lhe dar mais vezes. Durante o período da noite é o ideal pois é quando os níveis de prolactina estão mais altos.
Minhas amigas, não há nada melhor para os nossos filhos do que o nosso leite, só temos que nunca desistir.
Conheço uma senhora que o filho pedia para mamar de hora em hora no hospital. As enfermeiras diziam-lhe que ela tinha leite fraco e ela não ligava. O que é certo que o leite era tão "fraco" que o filho dela mamou até aos 5 anos!!! Parece absurdo mas é verdade!!
E neste momento tem uma menina com 2 anos que ainda lhe pede para mamar!!
Por isso não acreditem nessas parvoíces de leites fracos...
Outra coisa errada que se faz é tirar leite com bomba quando se tem dúvidas! Estamos tão tensas que não conseguimos extrair leite e pensamos que já não temos leite!! Eu por exemplo só tiro quando o Gabriel só mama num peito e tiro do peito que ele não mamou, de resto não consigo nunca tirar, e tenho leite!!
E antes de acabar recomendo a todas que estão com problemas de amamentação recorrerem às voluntárias do sosamamentação, não desesperem!
Beijinhos
Ana e Gabriel (2 mesinhos já passaram!!)