A minha experiência entre tentar engravidar e a gravidez | De Mãe para Mãe

A minha experiência entre tentar engravidar e a gravidez

Responda
7 mensagens
Joana_Carneiro_92 -
Offline
Desde 07 Abr 2025

Olá a todas!
Em tempos escrevi neste fórum sobre a minha minha frustração quando pensei que seria mais fácil engravidar. Por isso, decidi escrever aqui a minha experiência pq sei que não sou nem serei a única a ter estes receios.
Começamos com as tentativas no fim de dezembro de 2023. A minha expectativa era que, lá para março/abril de 2024, já estaria grávida. Contudo, isso não aconteceu. Quando falava com outras mulheres/mães (as que são mais próximas) diziam que tinham engravidado em 3 meses ou menos. Comecei a ficar angustiada, a pensar que algo de errado se passaria comigo. Inclusive uma dessas mães chegou a dizer que, se não engravidasse em 6 meses deveria ir ao médico. Sendo que na altura tinha 31 anos e nenhuma situação médica que me fizesse prever que algo estaria errado.
Quando já estava a chegar aos 6 meses de tentativas comecei a desanimar e, tirando o meu companheiro, não senti apoio de mais ninguém. Recebia comentários de algumas pessoas a dizer "bebe um copo e relaxa". Ora, quem quer muito ter um bebe, sabe que não é este tipo de coisas que gostaríamos de ouvir. Mas fui me tornando mais forte e a pensar que seria como tinha de ser. Tive muito apoio do meu namorado que a dada altura também começou a ficar preocupado e a ler mais sobre o tema para que juntos conseguissemos ser pais, como tanto sonhamos.
E a verdade é que fiquei grávida em julho de 2024, num mês em que não estava a contar, de todo, descobrimos no final de agosto pq o período já estava em falta há duas semanas (mas como já tinha acontecido anteriormente, não valorizei). Ou seja, já estava grávida de mês e meio. Quando descobri nem sabia se havia de ficar alegre ou com medo. O meu companheiro chorou imenso...
Depois percebi que nos primeiros meses em que deixei a pílula não ovulei.
Bem, agora estou de 38 semanas. Muito feliz e ansiosa para conhecer a minha bebé. A gravidez correu super bem. Sofri das coisas habituais: enjoos, azia, contrações de braxton Hicks, insónias, dores nas costas. Mas faz parte do processo.
O parto será às 39 semanas, de cesariana pq a pipoca está sentada.
Isto para dizer, a quem está a passar pelo mesmo: vocês vão conseguir! Tenham fé estejam rodeadas de pessoas que realmente vos querem bem e que tenham um pouco de empatia pelos vossos sentimentos.
Sejam positivas, façam coisas que vos deixem felizes durante o processo.
Beijinhos e felicidades 😘

CatarinaDN -
Offline
Desde 26 Fev 2021

Olá Joana!
Fico muito contente com o teu testemunho, porque me revi em algumas coisas.
Comecei a tentar engravidar da minha primeira filha em janeiro de 2020. Dois meses depois, em março, tive um teste positivo mas, infelizmente, acabei por perder o bebé no que se concluiu ser uma gravidez química.
A partir daí entrei numa espiral de desânimo, desespero, angústia, ansiedade e stress por nunca mais conseguir engravidar. Pensava: "caramba, foi tão fácil da primeira vez - embora o tenha perdido - porque é que está a demorar mais agora?". Chorava cada vez que alguém anunciava uma gravidez ou o sexo do bebé e sentia-me uma m**** por isso. Estava genuinamente feliz pelas minhas amigas, mas não conseguia suprimir o sentimento paralelo de "então e eu???". Também tinha 31 anos na altura e, à minha volta, o que mais ouvia era o "relaxa". Quando dei por mim estava, a cada mês, a analisar ao pormenor cada microsintoma que sentia porque poderia, eventualmente, ser uma gravidez. Explorava fóruns de gravidez, revistas científicas, testemunhos, websites de saúde.... tudo para perceber se aquele spotting, aquela leve náusea ou aquela cólica, ligeiramente diferente do habitual, poderia ser sinal de bebé.
Foi aí que percebi que, embora o "relaxa" que todos teimavam em atirar fosse a última coisa que eu quisesse ouvir, a verdade é que fazia algum sentido, pelo menos no meu caso. Percebi que o stress estava a causar um grande entrave nas minhas tentativas.... e nem sequer tinham passado assim tantos meses.
Acabei por ir a uma ginecologista nova pedir uma segunda opinião... tive sorte porque encontrei uma médica super compreensiva, que ouve as nossas preocupações sem as anular e sem achar que estamos a exagerar. Disse-me que, dada a minha idade e por ser uma pessoa saudável, não havia razões para procurar causas de insucesso antes de 1 ano de tentativas mas que, mesmo assim, marcaríamos consulta para dali a 6 meses para eu me sentir mais confortável.
A partir daí, coloquei o mindset na consulta dos 6 meses e, a verdade, é que engravidei no ciclo seguinte. Uma gravidez super tranquila, sem grandes sintomas e que resultou na minha primeira filha.
Agora, aos 35 anos, estou grávida novamente. Tinha alguns receios em demorar mais desta vez, mas consegui engravidar no 4º ciclo de tentativas. Tudo corre lindamente e mal posso esperar pelo verão para conhecer o meu piolho mais novo!
Boa sorte a todas as mulheres e casais que anseiam pelo positivo!

Célia Nunes -
Offline
Desde 06 Fev 2017

Olá, adorei ler os vossos testemunhos!!!🥰
Estou a tentar o meu 2 filho, e deixei a pílula em Março, ainda tive a hemorragia de privação com o efeito da pílula....agora também vai ser complicado regular os meus ciclos...da primeira vez que engravidei foi logo 2 meses após deixar a pílula..nunca mais tive menstruação e depois comecei a sentir colicas muito fortes e achava que era para vir o período mas nao..quando fiz o teste ja estava gravida de 3 semanas...
Vamos ver como corre desta vez🥰🥰

zaq -
Offline
Desde 31 Maio 2023

Olá,
Não podemos comparar, nem mesmo com as gravidezes anteriores. Mas é bom percebermos que as coisas podem não acontecer quando queremos. E pode estar tudo bem! Se demorar é procurar ajuda.
Demorei 4 ciclos na primeira e na terceira gravidez 11 anos depois, mas mesmo assim já estava a achar que havia qualquer coisa de errado. Em compensação o segundo foi um descuido certeiro.
O que fiz de diferente? Nada! Nem suplementos tomei antes do descuido.
Agora a idade já pesa, mas não demorei mais por isso, já não tomava pílula há 8 anos. Aos 42 anos e estou grávida de 32 semanas. Foi a pré concentração em que fiz tudo certinho: exames, suplementos, ... Se não tivesse engravidado teria desistido.
A gravidez está a correr bem, vamos ver se continua tranquila (qb, que o peso e a azia já incomoda).
Boa sorte a todas!

Ana.Costa.20250 -
Offline
Desde 07 Abr 2025

Olá, obrigada pelo seu testemunho.

Também estou no mesmo barco, estou a tentar desde setembro de 2024 (7 ciclos), inicialmente pensei que seria muito rápido, em 1/2 meses conseguiria engravidar.

Contudo, nada disso aconteceu e agora vivo com mt ansiedade e frustação, felizmente não contámos a ninguém que estamos a tentar, até para evitar a pressão externa e foi o melhor que fizemos, senão seria tudo ainda mais difícil.

Este mês estava com muitas expectativas, porque tive relações sexuais em todos o período fértil, dia sim e dia não, no dia da ovulação e no dia seguinte à ovulação.

Mas ontem veio--me a M, sinceramente não queria de todo sujeitar-me a tratamentos de infertilidade, não me imagino a passar por todo o processo.

Por isso, neste momento estou completamente perdida.

Ana Costa

Joana_Carneiro_92 -
Offline
Desde 07 Abr 2025

Ana Costa,

7 ciclos não é muito tempo, tendo em conta que o corpo ainda pode estar sob o controlo dos anticoncepcionais.
Vá fazendo o que é necessário e tenho a certeza que quando menos esperar vai ter o seu positivo.

Muita força 💪🏻

Ana.Costa.20250 -
Offline
Desde 07 Abr 2025

Olá Joana,

Eu não tomo anticoncepcionais há mais de 6 anos.

Por isso, achei que seria rápido ...

Ana Costa

Outros tópicos relacionados

maquina teka
Boa tarde, alguem tem uma maquina igual a esta Teka TKX 1000 T, http://www.bestprice.pt/index.php?id=144&pid=1057 , comprei esta maquina ha um ano e estou com um problema a roupa sai com um cheiro muito mau , parece que nem foi lavada, pensei...
Mau cheiro
Olá. Tenho sentido um cheiro mais forte na vagina da minha filha de 3 anos. Não tem corrimento, não tem dor pelo menos não se queixa, não noto vermelho. Só noto que ao limpar, tem um resto esbranquiçado no interior dos labios, e dai o cheiro. Não...
Fraldas mau cheiroo
Olá a todas, alguem sabe de alguma marca de fraldas que não cheire tanto a chichi? A minha filha até tem o chichi clarinho, mas mesmo assim tem cheiro, já usei dodot sensitive e as azuis, continente, jumbo e agora estou a usar pingo doce, alguem que...
Ajuda
O assunto nao tem nada haver com o forum, mas lembrei me que me podem ajudar. Comprei um bacalhau e demolhei o mas ganhou cheiro tipo a podre, que faço meto fora 40euros? Tem algum truque ? Alguem ja passou pelo mesmo sabe se depois de cozinhar o...
Dar agua
A minha filha como ja falei aqui vai iniciar a papa aos 4 meses, posso já dar agua pelo copinho ou ainda nao se pode dar agua? O pediatra mandou dar papa lactea e ja de fruta, mas na farmacia disseram que tinha que ser de arroz e milho que acham?
Com ou sem bpa?
Boa noite, hoje andei a ver os pratos para dar a sopa e fiquei com duvidas, no ikea tem uns baratos acham que fazem mal por nao ter bpa? Eu pretenho comprar as caixas de conservação da avent para fazer a sopa e congelar para a semana toda a sopa e...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?