o meu filho rejeita o pai | De Mãe para Mãe

o meu filho rejeita o pai

Responda
7 mensagens
alex.91 -
Offline
Desde 27 Mar 2021

Olá. Tenho um menino com quase 3 anos e desde Julho/Agosto começou lentamente a rejeitar o pai. Em Setembro deixou de aceitar adormecer com o pai e actualmente só quer o pai para brincar e às vezes nem isso. Tenho de ser eu para TUDO, desde cortar a carne, mudar a fralda, dar banho, tirar da cadeira do carro... mesmo TUDO. Tem alturas em que bate no pai e diz-lhe mesmo para ir embora, inclusive em alturas mais sensíveis, só de o pai olhar para ele começa a gritar e a mandá-lo embora. Fazemos cama compartilhada e ao acordar começa aos pontapés ao pai para ele sair.

Além de isto trazer uma grande tristeza e sensação de inutilidade ao meu marido, sinto que eu estou a enlouquecer.. estou muito cansada dos dramas e de ser sempre eu, até para apanhar uma migalha tem de ser a mãe.

Sinto que preciso de um psicólogo, mas será que o meu filho também? Pensei que fosse uma fase, mas além de já ir bem longa, parece cada vez pior.. por norma, se eu não estiver presente, o comportamento é menos dramático.

Desculpem o desabafo longo, mas estou mesmo a entrar numa espiral assustadora.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Olá, tenho um menino que fez 3 anos em Agosto, e desde os 12 meses era assim como o seu filho, pior, o meu filho não chamava pai ao pai,era André (o nome do meu marido). O meu marido fartavasse de chorar,também era pior na minha presença.
Milagrosamente e sem perceber como, desde que fez os 3 anos mudou, apesar de ter uma clara preferência por mim,já aceita o pai e inclusive já o começou a chamar por pai( não sempre, mas tipo em 10x que o chame, 4 é pai).
Tenha calma, sei que não é fácil, e se vir que está a dar cabo do seu psicológico a situação procure ajuda profissional.
Um beijinho de força

Só para acrescentar que o pediatra o conselho que deu foi para tentarmos ignorar a atitude dele,e efetivamente quando dávamos "atenção" parece que a rejeição era maior. O meu filho é o meu 4°filho e os mais velhos nunca foram assim,todos eles tinham uma preferência por mim, mas nada de absurdo como o Benjamim

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

São fases, sim. O que ajuda é ele estar sozinho com o pai, criar hábitos, uma rotina com ele. O meu está na fase em que o pai é que tem de ir buscar e levar, como resolvemos? Há um dia por semana em que ele acha que o pai não pode e tenho de ser eu.

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Por aqui com 5 anos também é mãe para tudo (trabalhamos os dois fora de casa), ao sábado de manhã eu trabalho e o pai não, fica com o pai desde os 12 meses e vai onde o pai o levar, em casa brinca com o pai, mas existe de longe uma preferência pela mãe.
Não está sozinha...

zaq -
Online
Desde 31 Maio 2023

Complexo de Édipo?
Tenho dois assim. A fase pior já passou.
Infelizmente o pai não ajuda porque não os sabe cativar.
Quando não estou já aceitavam bem o pai, sempre fiz questão de incluir o pai e "fugir" qdo podia (não resultou). Até às auxiliares na creche diziam que ficavam melhor qdo era o pai a levar. E passei a ser eu a ir buscar!
Mas tudo passa.
Espero agora ter uma menina para que o pai perceba o que é não poder conseguir fazer nada sozinha.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

zaq escreveu:
Complexo de Édipo?
Tenho dois assim. A fase pior já passou.
Infelizmente o pai não ajuda porque não os sabe cativar.
Quando não estou já aceitavam bem o pai, sempre fiz questão de incluir o pai e "fugir" qdo podia (não resultou). Até às auxiliares na creche diziam que ficavam melhor qdo era o pai a levar. E passei a ser eu a ir buscar!
Mas tudo passa.
Espero agora ter uma menina para que o pai perceba o que é não poder conseguir fazer nada sozinha.

Pela minha experiência, isso de ser menino ou menina não é bem assim. Até achei mais o contrário. As meninas foram sempre muito mãe. O meu filho é que não, nos primeiros anos era só pai, excepto se se magoasse ou estivesse doente, aí já era a mãe que interessava.Nunca foi tão acentuado como contam, sempre estiveram bem com os dois e aceitaram que ambos fizessem tudo (também nunca demos oportunidade a que não aceitassem, nunca cedemos nisso), mas houve preferências muito claras. São fases e passa, não tem nada a ver com gostarem mais de um do que do outro. Hoje em dia, há coisas para as quais preferem o pai e outras para as quais preferem a mãe. Mas, tendencialmente, as mães são sempre mais perseguidas pela casa, quer com meninos quer com meninas. Também é habitual ficarem sempre melhor na creche com o pai do que com a mãe, não por serem menos apegados a ele, mas porque os pais tendem a lidar mais calmamente e sem se deixarem afectar psicologicamente com esse momento da despedida e as crianças sentem isso, a segurança ou insegurança de quem os leva e o quanto o choro pode ou não manipular-nos. Aqui era a minha filha do meio que chorava ao ir para a escola e acontecia exctamente o mesmo, ficava muito melhor nos dias em que era o pai a levar.

alex.91 -
Offline
Desde 27 Mar 2021

Já ponderei complexo de édipo, porque ao contrário do que muitos pensam, não me refiro a uma 'preferência' que seja a mãe, é mesmo algo muito dramático. Se o garfo cair e for o pai a apanhar é o suficiente para atirar com as coisas e deitar-se no chão a chorar e acaba ali a refeição. E é isto com TUDO, além de cansativo é desesperante.

Quando é que melhorou com os seus filhos ? Para piorar a situação vamos estar longe do pai durante 3 meses.. vou ser sempre eu para tudo, mas sem o drama da presença do pai. 🫠

Outros tópicos relacionados

MAMAS DE LEIRIA DUVIDA - Urgente
Boa tarde mamas ... ora então é o seguinte , hoje fui à consulta na medica de familia , onde a mesma me passou a credencial para fazer a eco morfologica de 2º trimestre , acontece que em leiria com comparticipação so conheço a CEDILE , e em vez de...
LIQUIDO AMNIOTICO PERCENTIL 5 - 25S AJUDA
Boa noite mamas , a semana passada fui fazer uma ECo e na mesma disseram-me que o liquido amniotico estava no percentil 5 e o PAB tinha descido para percentil 10 , visto estar de 25 semanas e não ter quaisquer perda de liquido alguem no mesmo caso...
Mdeia ecos- Leiria
Ola Mamães Preciso marcar as ecos da gravidez e pensei na Mdeia (Leiria) no entanto gostaria de saber a vossa opinião se vale o preço que se da pelas ecos?qual o medico que escolho o dr. mesquita ou o Humberto visto que não conheço nenhum... Aguardo...
Rastreio Bioquimico de sindrome de down ajuda
Boa Noite Mãmãs Estou com uma grande ansia encontro-me com 12 semanas dia 16 de junho vou fazer o eco das 12 semanas com o dr mesquita na mdeia em leiria,falei com a minha medica de famila sobre o rastreio no entanto ela pareceu surpresa e disse que...
Alguém seguido pelo Dr. Mesquita da Mdeia em Leiria?
Olá! queria saber se alguma de vocês foi ou tem conhecimento de alguém que tenha sido acompanhada durante a gravidez pelo Dr Mesquita da MDeia em Leiria? Pelo que eu vi, parece que ele só faz ecografias, não faz o acompanhamento obstétrico da...
Opinioes clinica leiria ou caldas
Ola mamães Gostaria de ter a vossa opinião e também a vossa ajuda...eu vou fazer a eco das 12 semanas na Mdeia com o D. Mesquita, no entanto como tenho a credencial vou optar também por fazer no publico porque na Mdeia cada eco custa 80€ e se por...