Nos hospitais privados so fazem quase cesarianas? | De Mãe para Mãe

Nos hospitais privados so fazem quase cesarianas?

Responda
11 mensagens
Catarinafah -
Offline
Desde 01 Set 2024

Boa noite Sorriso

Estou com uma dúvida muito grande, não consigo decidir de tenho a minha bebé no publico ou no privado.

Tenho seguro de saúde que cobre a maioria do valor, por isso não é pelo valor.
Não tenho nada conta o SNS, até porque estou a ser acompanhada no público e no privado.
Claro que a parte de poder ter um quarto para mim, para a minha filha e onde o meu marido pode dormir também, é a parte que mais me agrada, não por luxo, mas por eu ser muito medricas e seria uma forma de me sentir protegida, vá.

Porém só ouço de toda a gente que no privado só querem fazer cesarianas e eu não quero.

Alguém me pode ajudar?

Catarina Figuei... -
Offline
Desde 31 Ago 2021

Olá! Também estou na mesma indecisão e praticamente pelos mesmos motivos. Acho que realmente há uma taxa maior de cesarianas nos hospitais privados, dá me a entender que têm esta prática não só porque há muitas mulheres que peferem ter cesarianas programadas e isto só se consegue praticamente no privado como também se fazem com ''mais facilidade'' porque não se deixa até à última como nos públicos por razões económicas.
Eu também sou seguida em ambos (privado e público) e falei abertamente com a minha obstetra para demonstrar preferência por parto natural e ela é super a favor! Acho que está relacionado com o profissional que nos segue por isso acho que devia falar abertamente com o seu obstetra do privado a indicar que caso tenha naquele hospital gostaria que a sua decisão de ter parto natural fosse respeitada e logo vê a reação dele Sorriso

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Tive os três no privado, nenhuma cesariana, nem nenhuma tentativa de me convencer a isso, sendo que inicialmente até era eu que o queria. Ninguém obriga ninguém a fazer uma cesariana se não quiser e/ou houver um motivo médico para isso. Simplesmente, também não lha vão negar, se for (como é para muitas pessoas) a opção da mãe, nem esperar que as coisas corram realmente mal para avançar para isso caso o parto se complique.
Se for apenas esse o motivo para não ir para o privado, esqueça. De resto, acho que deve escolher o hospital com que se sentir mais confortável.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Em que zona do país está? Se estiver na área do Porto está mil vezes melhor no público.
Não fazem só cesarianas, mas há um maior número e os fatores são imensos. Muita gente já vai para o privado para fazer cesariana, no privado os médicos não estão lá o tempo todo, ora é lógico que o médico e o anestesista não vão estar lá 2 dias sentados à espera que o trabalho de lá de parto avance, etc, etc.
Acho que o essencial é visitar ambos (aqueles que tem como opção), falar com toda a gente que trabalhe lá e ver como se sente, onde a faz sentir melhor, aquele que lhe dá mais segurança.
Eu no 1o filho jamais pensei ir para o privado (tenho ADSE e não pago quase nada por um parto normal), no 2o ponderei para poder receber a mais velha com maior liberdade de horários. Entretanto encontrei no público tudo o que queria.

MatildeB12 -
Offline
Desde 22 Fev 2023

Olá Catarina,
Tive a minha bebé num privado, uma cesariana, por opção minha, era o que queria e me fazia sentir confortável.
Os motivos prenderam-se com o conforto, o facto de conseguir escolher a equipa médica que iria estar comigo no dia e, como disse, eu queria uma cesariana.
Como cheguei a um parto de termo segui com o plano, se assim não fosse iria para o público.
Isto para dizer que quando disse à minha médica o que queria a primeira coisa que ela me perguntou foi se não preferia um parto normal, ao qual disse que não.
Portanto não fique com essa ideia que no privado é "obrigatório" ser cesariana.
Mas claro, falo da realidade que conheço, pode sempre depender do sítio e dos profissionais.
Que corra tudo bem! 😘

Adelia_Silva -
Offline
Desde 09 Nov 2023

Eu já tive as 2 experiências: no publico e no privado. E em nenhum dos casos foi cesariana.
No privado, chegou-se a considerar a cesariana porque o bébé estava pélvico mas ele lá deu a volta a tempo e depois disso, nunca mais foi ponderada a cesariana.
Mesmo quando no dia da indução (a meu pedido), eu já estava super ansiosa com a demora, eu pedi ao médico para fazer cesariana mas ele recusou e disse que não havia necessidade disso, e que iria correr tudo bem (e correu).
Tudo depende do médico que a acompanha, não necessariamente do hospital. Às vezes, o médico quer avançar com uma cesariana pois vai de férias ou por outro motivo do género caso queira que seja aquele médico a fazer o parto. Se não se importar que o parto seja feito por outra equipa, não há motivo para lhe ser imposta uma cesariana que não quer fazer.

Catarinafah -
Offline
Desde 01 Set 2024

Muito obrigada a todas vocês pelas respostas, ajudaram-me bastante

CsCat -
Offline
Desde 29 Mar 2024

Olá! Não partilho dessa opinião, estou a ser seguida na CUF Descobertas, grávida de 39+5 hoje e em momento algum me foi sugerida e/ou me tentaram aliciar a seguir para cesariana. Antes pelo contrário: eu sempre me mostrei muito "disposta" a fazer cesariana e a minha médica referiu que, na opinião dela, só se for absolutamente necessário.

A sensação que tenho tido desde que iniciei esta aventura com a CUF Descobertas e sua equipa é que eles, mais do que tudo, são a favor de uma experiência positiva e não traumática do parto/nascimento. Às vezes, pelas mais variadas razões, a cesariana será a única opção de proporcionar esta experiência nesses termos, daí eles avançarem para a cesariana.

De acordo com a minha experiência com eles, a ideia que tenho é que a situação ideal e aquela para a qual eles nos encaminham é parto normal/vaginal e espontâneo. Não sendo espontâneo (que está a ser, até agora, o meu caso) eles direcionam para indução e, só em último recurso, é que avançam para a cesariana.

InêsLL -
Offline
Desde 02 Jan 2020

Olá mamã, sou mãe de 3, todos nasceram no privado e só a minha filha do meio é que nasceu de cesariana de urgência por bradicardia fetal.
Já após esse parto por cesariana tive a minha terceira filha de parto normal e correu tudo muito bem. Nem nunca o meu ob me fez pressão para outra cesariana em momento algum, mesmo tendo tido essa cesariana anterior.
Acho que não é assim tão regra. Depende muito do médico que nos acompanha.
Espero ter ajudado.
Beijinhos e tudo a correr bem ❤️

patricia_patanisca -
Offline
Desde 29 Mar 2021

Olá. A minha situação foi um pouco diferente pois tive uma cesariana de urgência no público.
Se eu estivesse novamente em situação de escolha, hoje escolheria o privado.
Ter um quarto para mim e poder ter a ajuda do meu marido teria muito peso na minha decisão.

CatarinaTS -
Offline
Desde 18 Jan 2025

InêsLL escreveu:
Olá mamã, sou mãe de 3, todos nasceram no privado e só a minha filha do meio é que nasceu de cesariana de urgência por bradicardia fetal.
Já após esse parto por cesariana tive a minha terceira filha de parto normal e correu tudo muito bem. Nem nunca o meu ob me fez pressão para outra cesariana em momento algum, mesmo tendo tido essa cesariana anterior.
Acho que não é assim tão regra. Depende muito do médico que nos acompanha.
Espero ter ajudado.
Beijinhos e tudo a correr bem ❤️

Boa tarde, Inês
Pode por favor partilhar o hospital e médico que a acompanhou neste último parto? Estou numa situação semelhante, grávida com cesariana prévia, e muito indecisa e receosa quanto à experiência de ter um parto vaginal após uma cesariana e que hospital/médico escolher. Já estou no terceiro trimestre e ainda não tenho hospital onde parir. Tenho receio que num privado não me deem oportunidade de tentar um parto vaginal. Em nenhum momento levantaram dúvidas sobre o seu caso?

Muito obrigada pela ajuda ❤️

Outros tópicos relacionados

MAMAS DE LEIRIA DUVIDA - Urgente
Boa tarde mamas ... ora então é o seguinte , hoje fui à consulta na medica de familia , onde a mesma me passou a credencial para fazer a eco morfologica de 2º trimestre , acontece que em leiria com comparticipação so conheço a CEDILE , e em vez de...
LIQUIDO AMNIOTICO PERCENTIL 5 - 25S AJUDA
Boa noite mamas , a semana passada fui fazer uma ECo e na mesma disseram-me que o liquido amniotico estava no percentil 5 e o PAB tinha descido para percentil 10 , visto estar de 25 semanas e não ter quaisquer perda de liquido alguem no mesmo caso...
Mdeia ecos- Leiria
Ola Mamães Preciso marcar as ecos da gravidez e pensei na Mdeia (Leiria) no entanto gostaria de saber a vossa opinião se vale o preço que se da pelas ecos?qual o medico que escolho o dr. mesquita ou o Humberto visto que não conheço nenhum... Aguardo...
Rastreio Bioquimico de sindrome de down ajuda
Boa Noite Mãmãs Estou com uma grande ansia encontro-me com 12 semanas dia 16 de junho vou fazer o eco das 12 semanas com o dr mesquita na mdeia em leiria,falei com a minha medica de famila sobre o rastreio no entanto ela pareceu surpresa e disse que...
Alguém seguido pelo Dr. Mesquita da Mdeia em Leiria?
Olá! queria saber se alguma de vocês foi ou tem conhecimento de alguém que tenha sido acompanhada durante a gravidez pelo Dr Mesquita da MDeia em Leiria? Pelo que eu vi, parece que ele só faz ecografias, não faz o acompanhamento obstétrico da...
Opinioes clinica leiria ou caldas
Ola mamães Gostaria de ter a vossa opinião e também a vossa ajuda...eu vou fazer a eco das 12 semanas na Mdeia com o D. Mesquita, no entanto como tenho a credencial vou optar também por fazer no publico porque na Mdeia cada eco custa 80€ e se por...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?