Co-adopção | De Mãe para Mãe

Co-adopção

Responda
9 mensagens
Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Parlamento aprova co-adoção por casais do mesmo sexo
No Dia Internacional contra a Homofobia, o Parlamento português discutiu três propostas sobre a adoção de crianças por casais homossexuais. O projeto de lei que consagra a co-adoção pelo cônjuge ou unido de facto do mesmo sexo conseguiu reunir os votos necessários para a aprovação. Mas ainda não foi desta que a adoção plena ficou inscrita na lei portuguesa.
Artigo | 17 Maio, 2013 - 12:36

Com a decisão de hoje, abre-se a possibilidade de co-adoção para as crianças que já vivem com casais do mesmo sexo. Foto Paulete Matos O projeto de lei apresentado por um grupo de deputados do PS foi aprovado com 99 votos a favor, 94 contra e 9 abstenções, repartidas igualmente pelas bancadas do PS, PSD e CDS. À esquerda parlamentar juntaram-se 15 deputados do PSD no voto favorável que permitiu a aprovação da lei. No voto contra estiveram a maioria das bancadas do PSD e CDS e dois deputados do PS. Este projeto de lei consagra a co-adoção ao cônjuge ou unido de facto da pessoa que já detenha a responsabilidade parental em relação a um menor, caso não exista um segundo vínculo de filiação da criança.

"Num casal de sexo diferente recém-casado, por exemplo, o cônjuge – mesmo que conheça o filho há um mês - pode co-adotar, caso a criança só esteja legalmente registada no nome da mãe. Mas numa família em que duas mães planearam e levaram a bom termo a gravidez, a criança não tem, nem pode ter em Portugal, um vínculo legal de qualquer espécie à mãe não biológica. Isto não faz sentido. Salta aos olhos", defende o projeto de lei que a deputada Isabel Moreira apresentou no plenário.

O Bloco de Esquerda apresentou dois projetos de lei para eliminar a impossibilidade legal de adoção e apadrinhamento civil por casais do mesmo sexo e para alterar o Código do Registo Civil no mesmo sentido. "Todas as famílias, todas as crianças, os mesmos direitos. E para consagrar estes direitos é preciso mudar a lei", explicou a deputada bloquista Cecília Honório durante o debate desta sexta-feira, lembrando que "o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos veio pôr Portugal na lista negra" por restringir este direito à co-adoção e saudando o "exemplo digno de França, na consagração do casamento e adoção" no passado dia 12 de fevereiro.

"É pelo fim desta discriminação e pelo superior interesse das inúmeras crianças que, em Portugal, aguardam a oportunidade de uma família que as acolha e lhes dê todos os cuidados a que têm direito, que se impõe a consagração deste direito na legislação nacional", defende o projeto de lei do Bloco. Ambos os projetos foram rejeitados pela maioria das bancadas da direita e a abstenção do PCP, tendo os votos favoráveis do Bloco, da grande maioria da bancada do PS e do PEV.

O mesmo resultado teve a iniciativa do PEV para alargar as famílias com capacidade de adoção aos casais homossexuais. "A sociedade tem o direito de garantir uma boa família a todas as crianças (e boas e más famílias não dependem das orientações sexuais dos seus membros, existindo ambas em casais homo ou heterossexuais), e é às instituições que têm competências nas diversas etapas de um processo de adoção que compete decidir se determinada família tem ou não condições objetivas para garantir o que de melhor se pode oferecer para criar uma criança", defendia a proposta dos Verdes.

Associações aplaudem progresso na lei

A par do debate legislativo, a associação ILGA Portugal entregou em março uma queixa contra o Estado português, em nome de dez famílias a quem é negado o registo da parentalidade a ambos os membros do casal. "Recentemente, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou a Áustria por não permitir a co-adoção em casais do mesmo sexo, quando a permite para casais de sexo diferente. Não temos dúvidas de que esta violação de Direitos Humanos acontece em Portugal e queremos, portanto, que a justiça para as famílias arco-íris não falhe – e também não tarde", disse Luís Grave Rodrigues, o advogado que representa a ILGA nesta ação judicial.

O dirigente da ILGA Paulo Corte-Real afirmou que a aprovação desta lei “é uma vitória dos direitos humanos, das crianças e das famílias” porque diz respeito "à proteção de crianças que já existem, à garantia de que terão direito ao reconhecimento das suas figuras parentais a todos os níveis, na saúde, na educação e em caso de eventual morte da única pessoa que era legalmente reconhecida”, afirmou.

Para Paulo Vieira, da Associação Não Te Prives, foi dado esta sexta-feira "um passo na proteção das centenas de crianças que existem em Portugal e que não tinham legalmente as suas famílias reconhecidas". No entanto, declarou à agência Lusa que este "é claramente um passo mais que coxo" contra a discriminação, por ficar uma "particular incongruência legislativa" no que toca à adoção plena dos casais homossexuais. "Não é igualdade plena e portanto a discriminação fica plasmada de novo na lei em Portugal e continuamos com uma desigualdade legislativa, institucional, forte em Portugal, que na realidade só reforça depois as formas de discriminação que esta população sofre", concluiu Paulo Vieira.

Também a Associação de Homossexuais Católicos "Rumos Novos" se congratulou com a aprovação da lei num “dia já de si histórico” e “é um primeiro passo importante no sentido de vir a alargar as famílias com capacidade de adoção aos casais do mesmo sexo, que esperamos possa a vir a acontecer num futuro próximo”.

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

anokas25 -
Offline
Desde 18 Maio 2012

Acho muito bem ate pk nao e por ser homosexual que vao ter menos amor pa dar a uma crianca, mas por outro lado a nosso sociedade ainda nao esta preparada para este avanco. Infelizmente....

Sobre anokas25

Positivo:30/4/2016 AE:11/5/2016 Triste

Marga In -
Offline
Desde 19 Ago 2012

Obrigada pela partilha Mamã.
Hoje ouvi nas notícias e fiquei contente! Mas ainda não tinha tido esta informação detalhada. Grata!

laurajoao -
Offline
Desde 07 Maio 2013

Já era tempo de darem um passo. Sorriso Assim já não me preocupo em casar antes do meu filho nascer para adotar o sobrenome da minha companheira para que o meu filho pudesse te-lo no seu quando nascer. lol Assim sim! Assim já não preciso de ter receio por ele e pela minha companheira caso algo me aconteça. Espertalhão

Daqui até à Lua -
Offline
Desde 14 Set 2010

Já é um passo para a mudança de Portugal que infelizmente ainda vê a homossexualidade como uma "doença".
Acho ridículo no século em que estamos haver tantas pessoas com tantos preconceitos.
Acho sim que duas pessoas no mesmo sexo são tão capazes de criar uma criança como outro casal qualquer.
Acho tamanha estupidez dizerem (como ouvi hoje e fiquei super chocada) que era melhor estarem numa instituição do que serem criados por pais do mesmo sexo.
Espero realmente que isto seja uma prova que ao poucos Portugal esta a mudar.
Peço desculpa mas é um assunto que a mim me revolta profundamente por ter amigos em situações idênticas que dariam tão bons pais ou melhores do de muitos ditos "normais" que vejo por ai.

♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨)
(¸.·´ (¸.·´ ♥ Principezinho ♥ ♥ Amo-te Muito Filho “Daqui até a Lua Ir e Voltar Três Vezes” Apaixonado
♥ Desde Fevereiro de 2011 à procura do Segundo Sonho ♥
♥ Enquanto há vida, há esperança... Apaixonado

sonia lx -
Offline
Desde 02 Out 2007

Concordo plenamente com a decisão de hoje!!!

LauraJoao então para ti hoje deve ser um dia muito feliz e um descanso!!!Beijinhos e uma hora muito pequenina.

Sobre sonia lx

Mama babada da Carolina e da Leonor!!!

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

anokas25 escreveu:
Acho muito bem ate pk nao e por ser homosexual que vao ter menos amor pa dar a uma crianca, mas por outro lado a nosso sociedade ainda nao esta preparada para este avanco. Infelizmente....

...abrir mentalidades vai ser difícil.
A preparação tem e deve começar no sistema pois ainda se vê muita gente a julgar casais do mesmo sexo como promíscuos ou devassos,eu sou a favor desta lei embora tema que vá gerar polémicas ainda hoje ouvia e (ATENÇÃO PESSOAS BEM FORMADAS) com o tal comentário É E SERÁ ANTI NATURA.
Na minha singela opinião anti natura é deixarem crianças ao seu abandono,com fome e a servirem de isco para garantirem o "salário" da segurança social EU DIGO E REPITO SOU A FAVOR e mais é por aí que a mentalidade xenófoba que ainda existe acerca dos casais do mesmo sexo vai atenuar pois estas crianças filhos destes futuros pais abrirão portas para a mudança.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Quero_Ser_Mãe -
Offline
Desde 09 Dez 2012

Afinal mesmo a passos lentos caminhamos para um Mundo melhor e para um País na linha da frente!

É um grande passo e hoje faz-se sem dúvida história Sorriso

laurajoao -
Offline
Desde 07 Maio 2013

sonia lx escreveu:
Concordo plenamente com a decisão de hoje!!!

LauraJoao então para ti hoje deve ser um dia muito feliz e um descanso!!!Beijinhos e uma hora muito pequenina.

É verdade. Sem duvida um dia muito feliz! Já era tempo. Sinceramente não estava á espera... (sim porque coisa boa não seria de esperar, mas fiquei positivamente surpreendida) Sorriso

(E foi cá um sentido de oportunidade da nossa parte. lol :D)

Outros tópicos relacionados

MAMAS DE LEIRIA DUVIDA - Urgente
Boa tarde mamas ... ora então é o seguinte , hoje fui à consulta na medica de familia , onde a mesma me passou a credencial para fazer a eco morfologica de 2º trimestre , acontece que em leiria com comparticipação so conheço a CEDILE , e em vez de...
LIQUIDO AMNIOTICO PERCENTIL 5 - 25S AJUDA
Boa noite mamas , a semana passada fui fazer uma ECo e na mesma disseram-me que o liquido amniotico estava no percentil 5 e o PAB tinha descido para percentil 10 , visto estar de 25 semanas e não ter quaisquer perda de liquido alguem no mesmo caso...
Mdeia ecos- Leiria
Ola Mamães Preciso marcar as ecos da gravidez e pensei na Mdeia (Leiria) no entanto gostaria de saber a vossa opinião se vale o preço que se da pelas ecos?qual o medico que escolho o dr. mesquita ou o Humberto visto que não conheço nenhum... Aguardo...
Rastreio Bioquimico de sindrome de down ajuda
Boa Noite Mãmãs Estou com uma grande ansia encontro-me com 12 semanas dia 16 de junho vou fazer o eco das 12 semanas com o dr mesquita na mdeia em leiria,falei com a minha medica de famila sobre o rastreio no entanto ela pareceu surpresa e disse que...
Alguém seguido pelo Dr. Mesquita da Mdeia em Leiria?
Olá! queria saber se alguma de vocês foi ou tem conhecimento de alguém que tenha sido acompanhada durante a gravidez pelo Dr Mesquita da MDeia em Leiria? Pelo que eu vi, parece que ele só faz ecografias, não faz o acompanhamento obstétrico da...
Opinioes clinica leiria ou caldas
Ola mamães Gostaria de ter a vossa opinião e também a vossa ajuda...eu vou fazer a eco das 12 semanas na Mdeia com o D. Mesquita, no entanto como tenho a credencial vou optar também por fazer no publico porque na Mdeia cada eco custa 80€ e se por...