O meu filho vai completar um mês de vida e desde o nascimento que tem problemas na amamentação.
A primeira vez que mamou, apenas agarrou no mamilo acabando por me provocar ferida, entretanto o pai notou o freio bem na ponta da língua e relatamos a situação às enfermeiras que encaminharam para uma pediatra. Foi realizado o corte, no entanto notei que começou a lutar imenso com a mama, tornando-se frustrante para ele, sendo wue no hospital optaram por introduzir o biberon com leite meu mas extraído com bomba. Fomos tentando através do cantinho de amamentação do hospital, fazer com que o miúdo pega-se na mama, mas cada vez tornava-se mais forçoso para ele, ainda pegou uma vez ou outra mas sempre após grande insistência das enfermeiras, em casa tentamos e pegou em dias que lhe apetecia e não mais de 20m . . . Isto intercalado com biberons. Agora noto que toda a vez que tento dar a mama o mesmo começa a rejeitar, começo a achar que tanta insistência o levou a associar como algo mau. Gostaria de amamentar o meu filho e honestamente não sei mais o que fazer para que ele pegue no peito. Alguém aqui que passou pelo mesmo e conseguiu reverter a situação?
Não diria que associa a algo mau, mas há bebés que não gostam de mamar. Temos demasiadas ideias que é tudo muito inato, o bebé nasce sabe e adora mamar e nem sempre assim é. Há imensos bebés que simplesmente não gostam, não querem, dá-lhes trabalho, não sentem o dito conforto que tanto se fala...depende do bebé.
Não desistindo, ir tentando sempre colocar na mama, garantir que faz uma boa pega é provável que ele consiga, se vai adorar? Só ele saberá.
Faça o que a fizer sentir-se bem, mas não se esqueça que também há o outro lado. Um bebé já viveu 9 meses, já dormiu, já se alimentou de outra forma e ao ritmo dele, às vezes já passaram por partos complicados, por intervenções, por vacinas, são consultas, vem e despe constante, etc, e também tem as suas vontades.
Não estou a dizer para desistir ou para não insistir, mas só para frisar que ele não associa a algo mau, da mesma forma que poderia nunca associar a algo bom. A amamentação para ser plena é uma combinação a dois.
A minha bebé era igual, não aceitava a mama. Tentámos de todas as formas, mas parecia mesmo que ela não gostava!
A solução encontrada foi extrair com a bomba e dar no biberon. E até hoje, ela tem quase 7 meses, é assim que faço.
No inicio tirava leite de 3 em 3 horas, agora espaço mais o tempo. Mas todos os dias tiro e dou-lhe no biberon.
É trabalhoso, mas sempre tive muito leite e sendo o melhor para ela foi a solução que encontrei.
Tudo a correr bem!
Olá!
Eu acredito que o bebé não associa nada de mau quando mama. No entanto como no hospital introduziram o beberão é natural que o bebé não goste tanto da maminha pois tem “mais trabalho”.
Aconselho marcar uma consulta com uma IBCLC, a minha bebé nasceu há 3 meses e ajuda de uma profissional IBCLC foi imprescindível.
Também já ouvi relatos de situações semelhantes em que o bebé não está a pegar na mamã e estás profissionais conseguem ajudar!
Espero que corra tudo bem