Adopção de recem nascido | De Mãe para Mãe

Adopção de recem nascido

Responda
15 mensagens
anananini -
Offline
Desde 01 Mar 2009

Gostaria de uma opinião vossa se possível pois estou perante uma situação complicada.

Tenho uma bebe prestes a fazer 1 ano e pretendo ter mais filhos biológicos e tb gostaria de adoptar, mas pelo que percebi chegam aos 7 anos de espera, enfim, mas o que me traz aqui é o seguinte, fui contactada por email por uma senhora que nao conheço mas viu no forum que pretendo mais filhos e ela quer que eu adopte o bebe dela que vai nascer daqui a 3 meses pois diz nao ter condições para sustentar a criança.

Ela quer que eu fique com bebe assim que nascer, mas não é certamente tão simples, alguém sabe como se processa um caso destes?

É claro que quero ficar com o bebe, nem quero imaginar este bebe numa familia que nao o quer, mas como se pode fazer isso?

Sobre anananini

Ana Alves

Desde 10 Abr 2012

axo k ela tem k se inscrever nesses institutos de adopção, e depois fazerem a papelada toda

WoW Crafts -
Offline
Desde 26 Mar 2012

Eu não percebo muito de adopção, mas acho que isso (ficares com o bebé dela) constitui crime, não sei se da parte dela, se da tua, se de ambas.
A verdade é que se fosses da família, era diferente, podias pedir a guarda, ficar como tutora, algo desse género. Neste caso, o bebé deverá ser entregue a uma assistente social e, penso eu, seguir os "trâmites legais" de uma adopção. Não sei se a preferência da mãe conta para alguma coisa...
E se essa mãe rsolver fazer as coisas "fora do sistema" (já vi aqui relatos desse género), ou seja, fazer de conta que fica com o bebé mas depois entrega-to, poderão advir daí muitos e graves problemas e nunca serás a "mãe" do ponto de vista legal, podendo até vir a ser acusada de rapto.
Tem cuidado com a forma como adoptares!
Finalmente, deixa-me dizer que admiro imenso as pessoas que se disponibilizam para a adopção! Parabéns!

Alice Romão -
Offline
Desde 13 Fev 2012

Olá, é realmente arriscado estar a tratar de uma adoção assim a nivel particular. Penso que o mais correto será informar-se junto da segurança social para perceber se poderá fazê-lo dessa forma, ou seja, diretamente com os pais ( não esqueça que deve existir um pai também). Depois também poderá contactar um advogado para se informar da legalidade. Não aceite que lhe dêem a criança diretamente, pois a adoção e um processo legal. Essa criança poderá ter uma família de acolhimento e o processo é mais fácil, no entanto as famílias de acolhimento não podem adotar. Espero ter ajudado. Eu sou assistente social mas a minha área n é adoção de crianças, pelo que concretamente não a posso informar, mas contacte a segurança social que lhe dizem como se processa.
Eu sei que é realmente moroso Triste

susana-2012 -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Olá, querida também tento adoptar. Mas inflizmente a nossa lei não premite esses tipos de adoção.
Essa senhora tem de dizer que não quer o bebé na hora do parto e essa criança fica na maternidade uns tempos para ver se aparece alguém da família para o reclamar.
Depois não aparecendo ninguém penso que em 6 semanas o bebé vai para uma instituição, e alguns meses depois é que vai para adotar.
Este processo funciona assim.

Tento adoptar uma estrelinha.

Daniela Magalhães -
Offline
Desde 08 Ago 2012

Contacta um advogado... Não vale a pena ficar a imaginar coisas.. Poderá ser possível sim, mas tens que te certificar que tudo fica bem legal.

Vanu -
Offline
Desde 20 Jun 2009

linda fala com um advogado.
Vê o caso esmeralda, ao fim de alguns anos o pai veio reclamar a guarda, e tu ficas sem a bebé Triste

Sobre Vanu

Vanessa

Catarina Ximene... -
Offline
Desde 09 Jun 2012

anananini escreveu:
Gostaria de uma opinião vossa se possível pois estou perante uma situação complicada.

Tenho uma bebe prestes a fazer 1 ano e pretendo ter mais filhos biológicos e tb gostaria de adoptar, mas pelo que percebi chegam aos 7 anos de espera, enfim, mas o que me traz aqui é o seguinte, fui contactada por email por uma senhora que nao conheço mas viu no forum que pretendo mais filhos e ela quer que eu adopte o bebe dela que vai nascer daqui a 3 meses pois diz nao ter condições para sustentar a criança.

Ela quer que eu fique com bebe assim que nascer, mas não é certamente tão simples, alguém sabe como se processa um caso destes?

É claro que quero ficar com o bebe, nem quero imaginar este bebe numa familia que nao o quer, mas como se pode fazer isso?

convem consultares um especialista em direito de familia,mas segundo sei as criaturas que tomam esse tipo de decisões(de dar uma criança),tem de as entregar ao sistema primeiro,agora há uma opção é ela entrega-to e nomeia-te tutora legal,mas lá está não é tua,podem é ir as duas aos USA e tentar tratar o processo lá,agora axo que o mais certo é veres cá .

Catarina Ximenes uma futura mãe super babada DPP :25 Abril
https://www.facebook.com/groups/mulherescomconteudo/
precisamos de meninas dispostas a ajudar,sem fins lucrativos

CRita -
Offline
Desde 27 Set 2011

quem não se lembra daquele caso do sargento da GNR que acabou preso, pq tinha ficado com a filha de uma sra. todo so de boca, depois o pai veio reclamar a filha e foi o que foi!

acho que é um bom exemplo!
infelizmente é lamentavel que demore anos.....para que se consiga Confuso

xuxuines -
Offline
Desde 11 Out 2012

Acho que o melhor é mesmo falares com um advogado.

catharina -
Offline
Desde 26 Set 2012

Lamento dizer, mas em Portugal legalmente não há nenhuma maneira de uma mãe entregar o seu bebé para adopção directamente a outra pessoa. A única forma de se entregar um filho para adoção é manifestando essa vontade de forma clara e por escrito. O bebé é levado no momento do nascimento para um centro de emergência infantil,e a mãe não o volta a ver.

Há um prazo de seis semanas em que a mãe pode voltar atrás na sua decisão, e findo este prazo o processo é entregue ao tribunal de família e segue os tramites normais até que é decretada a adoção.

Mas até a adoção ser decretada, o juiz que recebe o processo pode querer voltar a ouvir a mãe para se certificar que a decisão se mantém, ou tentar encontrar algum familiar..e com tudo isto passam-se anos ..entretanto a criança que já podia estar com uma família, continua institucionalizada.

E olhem que infelizmente sei do que falo...a minha pequenita foi entregue na instituição com 1 ano e o tribunal só parou de procurar a familia quando ela tinha quase 4 anos.E depois até ser decretada a adoção e encontrar uma familia(nós)passou mais 1 ano.

irrita -
Offline
Desde 18 Abr 2008

O melhor é falares com um advogado. A nossa Lei está cheia de excepções e não é bom para ninguèm ser apanhado no meio delas.
boa sorte

bolacha_maria -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Boa tarde,
não me parece q possa ser assim tão simples...
o melhor será concerteza contactar a segurança social e certificar-se, caso avance, que percorre os tramites legais, para que num futuro nenhuma das partes seja prejudicada.
Felicidades Sorriso

A minha papoila nasceu a 09.Junho.2012
Marco 2018 - Em busca da segunda papoila ou girassol <3

cookiethecook -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Julgo não ser assim tão simples, o que é lamentável devia ser como nos USA que o processo e tratado durante a gravidez e mal a criança nace vai para os pais adoptivos e a mãe biologica quase que nem a vê...Provavelmente dessa forma não haveria tantos abortos, nem tantas crianças perdidas ao esquecimento nas instituições...No entanto espero que te corra tudo bem...Força

Tânia Palminha -
Offline
Desde 27 Abr 2012

Olá! Acho q numa primeira fase podes optar pelo apadrinhamento civil, para garantir q a criança não vai parar a um lar de adopção, e depois seguir os trãmites legais da adopção! De qualquer forma o melhor seria tratar já de tudo na seg social, de preferência com a mãe biológica! Boa sorte...

Mãe de 1a viagem do Rafael...É a coisa mais boa do mundo!
Afilhada virtual da Déinha_89!!!

Outros tópicos relacionados

MAMAS DE LEIRIA DUVIDA - Urgente
Boa tarde mamas ... ora então é o seguinte , hoje fui à consulta na medica de familia , onde a mesma me passou a credencial para fazer a eco morfologica de 2º trimestre , acontece que em leiria com comparticipação so conheço a CEDILE , e em vez de...
LIQUIDO AMNIOTICO PERCENTIL 5 - 25S AJUDA
Boa noite mamas , a semana passada fui fazer uma ECo e na mesma disseram-me que o liquido amniotico estava no percentil 5 e o PAB tinha descido para percentil 10 , visto estar de 25 semanas e não ter quaisquer perda de liquido alguem no mesmo caso...
Mdeia ecos- Leiria
Ola Mamães Preciso marcar as ecos da gravidez e pensei na Mdeia (Leiria) no entanto gostaria de saber a vossa opinião se vale o preço que se da pelas ecos?qual o medico que escolho o dr. mesquita ou o Humberto visto que não conheço nenhum... Aguardo...
Rastreio Bioquimico de sindrome de down ajuda
Boa Noite Mãmãs Estou com uma grande ansia encontro-me com 12 semanas dia 16 de junho vou fazer o eco das 12 semanas com o dr mesquita na mdeia em leiria,falei com a minha medica de famila sobre o rastreio no entanto ela pareceu surpresa e disse que...
Alguém seguido pelo Dr. Mesquita da Mdeia em Leiria?
Olá! queria saber se alguma de vocês foi ou tem conhecimento de alguém que tenha sido acompanhada durante a gravidez pelo Dr Mesquita da MDeia em Leiria? Pelo que eu vi, parece que ele só faz ecografias, não faz o acompanhamento obstétrico da...
Opinioes clinica leiria ou caldas
Ola mamães Gostaria de ter a vossa opinião e também a vossa ajuda...eu vou fazer a eco das 12 semanas na Mdeia com o D. Mesquita, no entanto como tenho a credencial vou optar também por fazer no publico porque na Mdeia cada eco custa 80€ e se por...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?