Olá!
Gostaria de contar um pouco a historia antes para se entender melhor. Engravidei sem contar, não foi fruto duma relação de namorados nem nada parecido onde infelizmente se tentou uma relação mas não havia sentimento suficiente de ambas as partes e assim ficou decidido. Decidi ter a minha filha independentemente de tudo, e fazer tudo por ela, a partir do momento que soube que estava grávida, sabia o que queria. Estou grávida de quase 38 semanas e acho que estou com uma depressão pré-parto. Estava a pessoa mais feliz do universo.. agora sinto-me a grávida mais solitária que há, porque mesmo tendo a família, é diferente o apoio de um homem que amamos de verdade e está ao nosso lado para nos apoiar em tudo. Sinto-me sozinha, cansada, incomoda, limitada a todos os níveis, vejo o mundo a girar a minha volta e gente ocupada e com amigos e companhias e eu estou completamente sozinha, com muito receio do que aí vem com toda a gente a assustar-me quando dizem que os primeiros meses são "DO PIOR"! Quero muito a minha filha e não me arrependo, mas não estou feliz, não sei o que se passa e preciso de ajuda. Qual será o meu próximo passo agora ?

Bom dia Ana,
Parece-me que sabe ainda perfeitamente o que quer. A dificuldade poderá residir no medo do desconhecido, medo das dificuldades que poderão surgir e de todo este seu momento de maternidade estar muito longe do que possivelmente tinha idealizado.
A gravidez a maternidade são tidas como um momento de excelência na vida da mulher. Desde idades muito precoces que somos incutidas, arriscaria dizer mesmo formatadas, com a ideia de que um dia vamos encontrar o nosso príncipe encantado, apaixonar-nos, casar, ter filhos e viver felizes para sempre. E que a gravidez é um “estado de graça”…esquecem-se é de explicar onde está a tal “graça” em sentir-se pesada, cansada, insegura e cheia de receios!
Agora olhando à volta…quantas pessoas é que conhece que têm esse tipo de experiencia? Cada vez mais a noção parentalidade, de família está muito diferente, mas nada impede que essa diferença seja esse o seu momento de excelência.
Não lhe posso dizer que não vão surgir momentos menos fáceis. Passar por uma gravidez, parir uma criança indefesa que sabe que será responsabilidade sua para o resto da vida, ter que gerir as rotinas do dia-a-dia, os choros, ter que providenciar à bebé tudo o que ela necessita, é muito assustador. Mas estes são medos comuns a qualquer mamã e são exacerbados à medida que o parto se aproxima. E com toda esta necessidade de gerir emoções, as mudanças hormonais, o momento em que se encontra tendo que encarar tudo isso “sozinha”, a palavra felicidade não será certamente algo que conste no vocabulário do seu dia-a-dia. Mas haverão alguns pequenos momentos de felicidade, por exemplo quando a sua bebé interage consigo, ou imaginar como será a carinha dela quando a vir pela primeira vez, o toque da pele dela quando se consolar nos seus braços.
E como disse, e muito bem, tem também a sua família de retaguarda, que lhe dará o suporte que necessita. Além disso, procure alguém, profissional ou não, que a ajude a restruturar aquilo que está sentir. Partilhe com os amigos e família essa sua solidão e aí verá que não está sozinha!
O que fazer agora? Relaxar! Respirar fundo e preparar-se para esta grande mudança que vai ser tão boa! Aproveitar estes últimos momentos com ela na barriguinha, e preparar a chegada da pequenita. E viva! Para si, não só enquanto mãe mas enquanto mulher, e por si e por ela! E é encarar cada momento de coração aberto e assim criar a sua princesinha da melhor maneira que conseguir, porque será essa, a sua maneira, a maneira certa!
Felicidades!
Mais perguntas
Boa noite, estou a escrever um pouco “desesperada”... tenho a minha filha que já tem 7anos e ela simplesmente não me obedece, e faz muitas birras, quando lhe dizemos um “não”. Também é muito chorona, chora porque não quer ir dormir , depois porque não se quer levantar , depois porque não quer escovar os dentes , basicamente , tudo é um motivo para chorar , já lhe tentamos explicar que não resolve nada chorar que é melhor encontrar uma solução mas de nada adianta, porque, faz uma crise e depois fica tudo bem, conversamos e ela diz que entende mas depois passados 40m pede alguma coisa e se lhe dizemos que não... acontece o mesmo. Não sei como posso ajudá-la e fazê-la entender que chorar não é uma solução. Muito obrigada desde já
Boa tarde!
Sofro de depressão e ansiedade mas estava controlada até engravidar. É normal no primeiro trimestre da gravidez a depressão piorar muito mais? Desde as primeiras semanas que a o meu estado psicológico mudou drasticamente para pior sem perceber porquê.. Obrigada!
Estou grávida e desempregada com uma menina de 3anos. Ela está na creche. Mas como não estou a receber nenhum tipo de subsídio penso em tirá-la de lá e ficar com ela em casa. Pensa que vai ser bom para ela?
Tenho andado angustiada porque o meu menino sempre que vai ao Centro de Saúde começa a chorar aflito, desde que lhe começamos a tirar a roupa, para ser pesado, auscultado, até irmos embora. Para agravar ainda mais a situação, já somos alvo de troça por parte do pessoal médico, nomeadamente pela médica de família. A última vez que lá foi, uma assistente, entrou pelo gabinete da enfermeira e foi tirar as calças ao meu menino que chorava desalmadamente, porque não as queria tirar. Estava com febre e era preciso dar-lhe um supositório. não me deixaram acalmar o meu filho, entrou aquela pessoa estranha e fiquei envergonhada. A médica de família que me deveria apoiar, ainda troçou da situação, dizendo: " Já soube que tiveram que te vir tirar as calças".
Retrocedendo um pouco na história médica do meu menino, ele já teve alguns problemas de saúde, desde bronquiolites, uma infeçao urinária, isto praticamente assim que nasceu. ele já sofreu e a mãe também. penso que terá uma relação com a atitude dele. não sei o que fazer?
Olá eu tenho 18 anos e o meu namorado tem 17 anos. Namoramos à 8 meses mas já fazemos vida de casal. Ele dorme na minha casa ou eu na dele e passamos a vida na casa um do outro.
Ele trabalha e eu também, os dois juntos ganhamos numa média 700€/mês.
Eu sempre quis ser mãe nova mas nunca calhou e agora tou naquela fase de querer juntar me com ele é ter já um filho mas ele diz que não quer só prai daqui a 5 anos no mínimo.
Eu ando a dar em tola com isto na cabeça e não sei o que fazer. Sei que a minha família nem a dele iam gostar mas eu ia e não sei mesmo... o que faço? Obrigada
Gostaria de saber o que fazer pelo meu filho que continua com 9 anos a caminho dos 10 anos a urinar durante a noite. O pediatra dele já lhe deu comprimidos e nada... ja tentei levanta lo de 3 em 3 horas e muitas das vezes não resolve... ja começo a entrar em desespero. Depois ja evita ir para casa de outras pessoas principalmente do pai para isto não acontecer. O pai infelizmente não entende que é um problema que ultrapassa o filho e eu já não sei o que fazer. Peço ajuda sff