Mamãs de JANEIRO de 2013 | Page 37 | De Mãe para Mãe

Mamãs de JANEIRO de 2013

Responda
1192 mensagens
Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

... ás minhas dicas.

Lembrei-me de mais uma coisinha: para limpar os rabinhos, é bom ter muitos paninhos de algodão pequenos e macios.
Como são difíceis de arranjar, partilho um "truque" da minha irmã (mãe de três... agora já grandes, licenciados, etc. - mas que quando eram todos pequeninos ao mesmo tempo, deram "que fazer"!).

Então é assim: o melhor tecido para essa finalidade é o das camisas "de homem". SE tiverem camisas já velhas, cortem quadrados de pano comcerca de 20 cm de lado.

Para não esfiapar - e não terem de estar a fazer baínhas! - só precisam de usar uma tesoura daquelas que cortam em zig-zag.

Têm de ter apenas a certeza de que o tecido é mesmo 100% algodão: não causa alergias, é absorvente, macio - e pode ser reutilizado centenas de vezes!

Ah! Outra coisa: o melhor amaciador antibacteriano para a roupinha de bebé é o VINAGRE (branco; vulgar; de vinho). Tira todas as manchas amarelas, desinfecta, é anti-calcário... e NÂO, repito: NÃO deixa cheiro! Para usar, basta substituir o amaciador pelo vinagre. Este "truque" também foi enssinado pelo pediatra dos meus sobrinhos á minha irmã, mas agora usamo-lo nas roupas todas da família... Sorriso

Beijinhos!

Maria do Porto

macalila -
Desde 02 Mar 2009

Maria do Porto escreveu:
... ás minhas dicas.

Lembrei-me de mais uma coisinha: para limpar os rabinhos, é bom ter muitos paninhos de algodão pequenos e macios.
Como são difíceis de arranjar, partilho um "truque" da minha irmã (mãe de três... agora já grandes, licenciados, etc. - mas que quando eram todos pequeninos ao mesmo tempo, deram "que fazer"!).

Então é assim: o melhor tecido para essa finalidade é o das camisas "de homem". SE tiverem camisas já velhas, cortem quadrados de pano comcerca de 20 cm de lado.

Para não esfiapar - e não terem de estar a fazer baínhas! - só precisam de usar uma tesoura daquelas que cortam em zig-zag.

Têm de ter apenas a certeza de que o tecido é mesmo 100% algodão: não causa alergias, é absorvente, macio - e pode ser reutilizado centenas de vezes!

Ah! Outra coisa: o melhor amaciador antibacteriano para a roupinha de bebé é o VINAGRE (branco; vulgar; de vinho). Tira todas as manchas amarelas, desinfecta, é anti-calcário... e NÂO, repito: NÃO deixa cheiro! Para usar, basta substituir o amaciador pelo vinagre. Este "truque" também foi enssinado pelo pediatra dos meus sobrinhos á minha irmã, mas agora usamo-lo nas roupas todas da família... Sorriso

Beijinhos!

Maria do Porto, tenho apreciado imenso as suas dicas! Eu própria já tinha dito aqui que aconselhava as mamãs a não comprarem muitos produtos de higiene para os bebés, eu comprei para o meu filho e depois não usei nada porque ele teve um problema de pele e teve de usar um produto específico de farmácia. Mas mesmo sem ser por esse motivo, vale a pena apostar no sabonete de glicerina, até para nós é recomendado! E o meu filho quase nunca usou creme, ele não gostava e com o tempo desistimos de colocar...mas ele tem uma pele óptima (também acho que foi sorte, de outra maneira talvez fosse ressentir a falta de creme). Agora da menina vou seguir a dica do óleo de amêndoas doces, achei excelente! Por falar nesse óleo, lembrei-me que ele teve na cabecinha uma coisa chamada crosta lactea (ou coisa parecida, ai a minha memória de rato...) que não passava com nada, até que a pediatra recomendou o óleo de amendoas doces e passou em dois dias! E baratinho baratinho!
Já os toalhetes não consigo dispensar, os do pingo doce não saem caros e são igualmente bons e bastante práticos...só de me lembrar aqueles cocós que parece que não acabavam nunca, e depois ter de lavar toalhetes com cocó, eu sei que é mais ecológico e barato, mas não é para mim que nem tanque de lavar roupa tenho (e faz-me uma enorme falta, mas pronto, não há espaço).

E uma perguntinha: o vinagre pode deitar-se directamente no compartimento da máquina? No meu filho eu nem usei amaciador, só o detergente específico.

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

sim, o vinagre coloca-se na gaveta do amaciador!
Sabe, com os meus sobrinhos, eu não usava os paninhos logo na "maior cocozada"!:-))
Digamos que a primeira abordagem era com... rolo de cozinha! Sorriso

A Sério: tinha no quarto deles um suporte para solo de cozinha, porque o papel era brnaquinho, macio... e maior e mais resistente do que papel higiénico!

Só quem tem experiência sabe como os cocós podem ser grandes e mal-cheirosos, a partir do momento em que os bebés começas a comer "de tudo".. e o "pior", é perceber como nós ficamos contentes!!! Gargalhadas Sim porque é muito melhor limpar essa "fartura mal-cheirosa" do que vê-los com prisão, cólicas, etc e tal! Gargalhadas Ai, ai, ai...

E eu posso garantir que essa "minha estratégia" era óptima; limpar a sujidade maior com papel - e lixo! Depoism lavar o rabinho com o paninho humedecido. Caso estivesse a ficar ligeiramente vermelho, algõdãozinho com óleo de amêndoas doces... e já está! Sorriso

Muito obrigada por ter reforçado, com a sua experiência de mam~~a, as minhas "sugestões económicas" - é que há mamãs que julgam que eu sou "totó"! :-))Estão tão mentalizadas pelas estratégias publicitárias agressivas, que se sentem culpadas se não comprarem isto e aquilo!

Beijinhos...

Maria do Porto

trindade_GC -
Desde 03 Jun 2012

tas de parabens!!!! obrigadinha pelas dicas! realmente tens razao! somos uma sociedade mto consumista! e realmente as mamas deveriam ter estes conhecimentos.... assim cada uma faz as suas opç~es e as menos favorecidas economicamente nao se sentiriam mal! ainda ontem perguntei ao maridao que produtos de higiene deviamos comprar e ficamos na duvida! ja tenho uma filhota grande e na altura nao sabia nada disto! agora nesta gravidez parece-me tudo novidade...ja passou uma eternidade e nem me lembro de nada! ate tou com receio de pegar na bebe ao colo da primeira vez..... eles parecem gelatina ehehhehe
seja como for! mto obrigada pelas dicas.... mas esclarece-me.... o vinagre usa-se como se fosse amaciador? e deixa as roupas macias? que vinagre? algum especifico ou dakele comum e mais barato? o cheirinho do sabao da roupa fica? é k se nao fica xeiro do vinagre..... nem do amaciador..... fica algum cheiro?!?!? as roupas saem neutras??? acabei de lavar uma maquina de roupam noss, se tivesse lido antes ja tinha ido experimentar Sorriso

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

Aqui vão algumas respostas...

O vinagre é anti-bacteriano. Por isso age como "desinfectante". É óptimo para matar muitos dos micróbios que se podem desenvolver nas roupas, sobretudo tipo fungos (ex.: caruncho).

O vinagre é anti-calcário (porque é ácido). A maior parte do nosso país tem "águas duras" (isto é, com un elevado nível de minerais dissolvidos). O calcário dá cabo das máquinas; deixa manchas nas louças do WC, põe os alumínios e inox (ex: bancas da cozinha) com um aspecto baço e... deixa as roupas duras, ásperas e amarelecidas! SE adicionares vinagre ao detergente da loiça, se colocares vinagre da divisória da máquina própria para o amaciador, e se dres uma limpeza com vinagre á cozinha e ao WC, vais ver as diferenças. Parece MAGIA.

O vinagre á anti-gordura: se deixares de molhoe em água com vinagre as roupas copm nódoas (p. Ex: as babetes, com papa, com sopa...) a lavagem é muito mais fácil e eficaz!

SErve bem qualquer vinagre de vinho, branco. Eu compro o do LIDL a 0,39€ o litro.

DEscobri a eficácia do vinagre como agente de limpeza porque sou asmática, e o uso de detergentes vulgares me causava crises horríveis.

Deixei por completo de usar detergentes. Em minha casa, só entra sabão em pó (máquina da roupa), sabão em barra tradicional (às pintas) e detergente líquido da loiça. Tudo o resto foi substituído por vinagre, bicarbonato de sódio, sal grosso... Não só os ataques de asma, sinusite e rinite desapareceram (não tenho nada de nada desde Fevereiro!), como a contra do supermercado desceu, em média, 30%. A minha casa anda bem mais limpa, deinfectada e brilhante do que antes!

Quanto a cheiros: o ácido ascórbico do vinagre (que lhe dá aquele cheiro particular...) é volátil: isto é, desaparece muito, muito rapidamente. Não fica nas roupas nem no ambiente da casa.

Se gostas das roupas bem cheirosas, usa saquinhos de cheiro nas gavetas! OU o meu "truque": como também sou alérgica a alguns componentes dos prefumes dos "pot pourri", optei por comprar sabonetes baratuchos, mas com o cheirinho de que mais gosto. Fiz saquinhos com panos aos furinhos (aquele qe se usa para bordar em ponto-de-cruz). Meto os sabonetes (sem o papel, claro!) dentro dos saquinhos e ponho nas gavetas! 'Tá feito! Sorriso

Beijinhos...

Maria do Porto

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Excelente Maria do Porto Grande abraço e eu que andava aqui à semanas a tentar engenhar uma maneira de tirar umas belas de umas manchas de calcário aqui de casa (aqui a água é muito calcária, se a ferver até se veem particulas brancas e os tachos ficam com manchas), normalmente usava lixivia, mas para além de ficar com a pele toda gretada ainda ficava sempre aflita das vias respiratórias, então agora grávida a lixivia ficou proibida cá em casa. Já fui experimentar o vinagre numa bancada da cozinha mais pequenina e realmente ficou a brilhar e nem noto o cheiro Sorriso e sem duvida vou tentar a dica na roupa também, e então agora que isto aqui anda numa fase de contenção de custos.
Em relação às toalhitas sem duvida que em casa vou usar paninhos para limpar o rabinho à bebé, eu e o namorido já andavamos a falar nisso porque achamos as toalhitas um pouco agressivas para a pele, um exemplo, ele por vezes trabalha com produtos que mancham a pele e por muito que ele lave fica sempre marcado, mas algumas marcas de toalhitas tiram completamente as manchas da pele, é porque realmente devem ter algo muito agressivo na composição que deve fazer tudo menos bem aos bebés. Agora que já sei para que serve a água de rosas graças a esta mamã espectacular e as suas incriveis dicas de poupança e ecologia sem duvida que toalhitas descartáveis só mesmo para as saidas.
Os produtos de higiene, já olho para a cestinha e fico a pensar se fiz bem A pensar realmente foram muito em conta por ter comprado na altura certa, alem de serem uma das gamas mais baratas que há no mercado, mas agora já acho que devia ter ficado pelos sabonetes de glicerina que até nem nunca faltam cá em casa, e pelo óleo de amêndoas doces, mas é a tal coisa, damos demasiados ouvidos aos outros, 'ah, vai ser preciso isto, e não podes prescindir daquilo, e isto também é importante...'

Maria do Porto, já agora outra questão: o vinagre também ajuda a tirar as manchas dos cocós dos tecidos? Eu na minha filha usava a tecnica do sabão azul e branco e por a corar ao sol e raramente ficava mancha, mas agora estando a viver num apartamento e sem varandas vai ser mais complicado fazer isso, e estamos com outra ideia para pouparmos mais um pouco, utilizar fraldas de pano à moda antiga. As ecológicas podem ser muito boas mas é um investimento demasiado grande para o nosso orçamento, e as descartáveis além de serem também caras se formos a fazer contas ao fim de uns tempos, deixam muito facilmente os bebés assados, a minha filha podia usar 10 fraldas por dia que se assava à mesma e eu que só usei de pano a minha mãe diz que não se lembra de uma assadura. Podem dar um pouco de mais trabalho, mas quando é feito por amor não custa nada Apaixonado e mesmo a forma de colocar antes de me ser explicado pensei que fosse mais complicado, deixo um video (eu optaria antes por alfinete de dama, e agora à uns com protecção bem mais seguros):

http://www.youtube.com/watch?v=ohjFCe_sFEQ

Acho que vai ser a solução pelo menos cá por casa, para sair então talvez as descartáveis.
Bjinhosss e mais uma vez obrigada Maria do Porto pelas dicas excelentes Piscar o olho

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

Eu estou dicidia a comprar fraldas reutilizáveis, porque graças a Deus posso fazê-lo - também porque, com muitas outras coisas, estou a ser extremamente poupada.
A razão principal é precisamente evitar as assaduras, que muitas mamãs desconhecem serem provocadas pelas fraldas descartáveis.
A seguba ra~zão, é pela "pegada ecológica": para mi, é mesmo uma questão de consciência, poupar o nosso planeta ás agressões! Sorriso

As graldas de pano á moda antiga têm, como único "senão", o trabalho que dão. Mas é como tudo: com uma rotina de lavagem "programada", a coisa faz-se! (Eu sei - tenho a experi~encia de há 26 anos atrás, com o meu sobrinho mais velho!).

Aqui vão algumas dicas para as fraldas á moda antiga:

1. Mude com frequência. Aliás, sempre que levarem nem que seja "só" um xixizinho - porque são muito mais fáceis de lavar.

2. Ponha as fraldas molhadas de molho, de imediato. Para isso, pode ter um balde grande na lavandaria/marquise/WC (conforme o seu espaço disponível) com água. Dissolva na água um pouco de detergente, e junte uma chávena generosa de vinagre. POde ir juntando fraldas ao longo do dia! Aliás, até durante 2 dias...POde misturar aqui também os tais paninhos com que lavar o rabinho... Não vai haver cheiros, porque o vinagre impossibilita a "decomposição" dos resíduos biológicos que causam o mau cheiro.

3. As fraldinhas com cocó também não são difíceis: basta ter outro balde, mais pequeno. POnha água lá dentro, apenas o suficiente para passar a fralda... e soltar a sujidade maior! Deite tudo na sanita. SE necessitar, repita esta operaçaõ. Junte a fralda suja ás outras que estão de molho. Lave todas juntas.

O vinagre retira o "amarelo" das fraldas. Ficam branquinhas! Sorriso

Só mais uma coisa: basta torcer bem as fraldas que estiveram de molho, para poder jutá-las à vontade na máquina com toda a outra roupa de bebé.

Se "tiver coragem" de adoptar fraldas de pano, vai fazer um poupança enoooorme! Sorriso

Beijinhos...

Maria do Porto

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Mais uma vez obrigada pelas dicas Piscar o olho
Sem duvida que vai dar mais algum trabalho, mas vai valer a pena nem que seja por ver um rabinho macio e sem 'doi-doi', e sei que se precisar de ajuda pelo menos no primeiro mês que é o mais complicado, posso contar com o total apoio do papá que não tem problema nenhum em ajudar em tudo o que é preciso.
bjinhosss

macalila -
Desde 02 Mar 2009

Maria do Porto escreveu:
sim, o vinagre coloca-se na gaveta do amaciador!
Sabe, com os meus sobrinhos, eu não usava os paninhos logo na "maior cocozada"!:-))
Digamos que a primeira abordagem era com... rolo de cozinha! Sorriso

A Sério: tinha no quarto deles um suporte para solo de cozinha, porque o papel era brnaquinho, macio... e maior e mais resistente do que papel higiénico!

Só quem tem experiência sabe como os cocós podem ser grandes e mal-cheirosos, a partir do momento em que os bebés começas a comer "de tudo".. e o "pior", é perceber como nós ficamos contentes!!! Gargalhadas Sim porque é muito melhor limpar essa "fartura mal-cheirosa" do que vê-los com prisão, cólicas, etc e tal! Gargalhadas Ai, ai, ai...

E eu posso garantir que essa "minha estratégia" era óptima; limpar a sujidade maior com papel - e lixo! Depoism lavar o rabinho com o paninho humedecido. Caso estivesse a ficar ligeiramente vermelho, algõdãozinho com óleo de amêndoas doces... e já está! Sorriso

Muito obrigada por ter reforçado, com a sua experiência de mam~~a, as minhas "sugestões económicas" - é que há mamãs que julgam que eu sou "totó"! :-))Estão tão mentalizadas pelas estratégias publicitárias agressivas, que se sentem culpadas se não comprarem isto e aquilo!

Beijinhos...

Ahahah realmente só quem já passou por isso sabe a alegria que é quando eles fazem um cocó, mesmo sabendo que provavelmente exageraram na dose e vai parecer que quando mais limpamos mais tem para limpar! hehe
Dica do papel de cozinha anotada e a do vinagre também. Vou experimentar e depois conto. Ainda não lavei nada porque a roupa não tem secado, tem estado muito húmido, mas penso que no decorrer deste mês vou começar a lavar as roupinhas aos poucos. A roupinha que tenho do meu filho era muito colorida, vai dar perfeitamente para uma menina, então não comprei quase nada para os primeiros meses em que só se usa babygrows e roupa interior praticamente.

Continue a partilhar as suas dicas, são preciosas!! Entendo que as mamãs de primeira viagem fiquem desconfiadas, eu há 3 anos também ficaria, aposto... mas além da poupança no bolso, os nossos bebés só têm a ganhar com as coisas o mais natural possível...

macalila -
Desde 02 Mar 2009

Maria do Porto escreveu:
O vinagre é anti-calcário (porque é ácido). A maior parte do nosso país tem "águas duras" (isto é, com un elevado nível de minerais dissolvidos). O calcário dá cabo das máquinas; deixa manchas nas louças do WC, põe os alumínios e inox (ex: bancas da cozinha) com um aspecto baço e... deixa as roupas duras, ásperas e amarelecidas! SE adicionares vinagre ao detergente da loiça, se colocares vinagre da divisória da máquina própria para o amaciador, e se dres uma limpeza com vinagre á cozinha e ao WC, vais ver as diferenças. Parece MAGIA.

O vinagre á anti-gordura: se deixares de molhoe em água com vinagre as roupas copm nódoas (p. Ex: as babetes, com papa, com sopa...) a lavagem é muito mais fácil e eficaz!

Mais uma dica excelente!

Maria do Porto escreveu:
a contra do supermercado desceu, em média, 30%. A minha casa anda bem mais limpa, deinfectada e brilhante do que antes!

POis deve fazer uma boa diferença...vou experimentar, ai se vou!

Maria do Porto escreveu:
Se gostas das roupas bem cheirosas, usa saquinhos de cheiro nas gavetas! OU o meu "truque": como também sou alérgica a alguns componentes dos prefumes dos "pot pourri", optei por comprar sabonetes baratuchos, mas com o cheirinho de que mais gosto. Fiz saquinhos com panos aos furinhos (aquele qe se usa para bordar em ponto-de-cruz). Meto os sabonetes (sem o papel, claro!) dentro dos saquinhos e ponho nas gavetas! 'Tá feito! Sorriso

Beijinhos...

Esta eu já faço hehe sai baratinho e escolho o cheiro!

RuteMM -
Desde 05 Set 2012

tenho acompanhado as excelentes dicas aqui dadas não podia deixar de agradecer...

bjinhos a todas as mamãs

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Olá mamãs, espero que se encontrem todas bem Sorriso
Queria colocar-lhes uma questão, em que semana devemos fazer as analises do 3º trimestre? Finalmente consegui que me passasem os exames, mas o médico foi sinsero ao dizer que esta não era de todo a área dele e não podia adiantar muito nas minhas questões para não me induzir em erro. Fica a esperança que resolvam rápidamente esta situação, que vê-se que mesmo eles não estão nada contentes com isto mas também não conseguem que enviem para lá alguem adequado para este tipo de consultas.
A ecografia já está marcada para esta segunda feira, quando completarmos as 32 semanitas Sorriso que saudades de ouvir o coraçãozinho da minha bebé Sonhador
Bjinhosss

RuteMM -
Desde 05 Set 2012

no meu caso a médica disse me que a Eco era para fazer entre as 30 e as 32 semanas...

tenho consulta dia 27 quando tiver 31 semanas e vou já levar a ECO e o resultado dos exames, portanto irei fazer os exames na semana anterior com 30 semanas.....

já tens a consulta marcada para mostrar os resultados?
faz os exames a tempo de tar tudo pronto para mostrar com a eco...

bjinhos

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Não tenho nada marcado para mostrar os exames que as consultas agora só são marcadas para o própio dia, ou seja temos de ir para lá de madrugada para conseguir ou ter a sorte de apanhar uma desistencia que foi o que me aconteceu para conseguir que me passassem os exames. Eu ja devo estar então em cima do tempo para fazer as analises, na segunda faço as 32 semanas e tenho a eco por isso talvez vá tentar fazer as analises ainda amanhã ou logo na 3ª feira.
Obrigada Sorriso

RuteMM -
Desde 05 Set 2012

sim...faz isso...

o resultado das análises devem demorar cerca de 3 ou 4 dias...a ECO trazes logo na segunda por isso provavelmente na sexta feira já consegues ir tentar uma consulta para analisarem tudo....

bjinhos =)

AMRS1977 -
Desde 24 Jul 2008

E já está feita!!!!

Fiz hoje a eco das 32 semanas e estou descansada, a Margarida está boa e recomenda-se. Confesso que fiquei um pouco assustada pq ela cresceu imenso nestas 10 semanas. Na eco das 22 semanas tinha 559g, na das 32 semanas tem
2,229Kg. A médica diz que está tudo bem e que não me devo preocupar, a Margarida é apenas um bébé grande!!!!!!!

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

Parabéns! Vai ser mesmo grandinha... Sorriso

Se fores ter parto natural, espero que "passe"... Gargalhadas

Beijinhos!

Maria do Porto

Lenita2011 -
Desde 11 Abr 2012

28 semanas 1,300 gr tava tudo normal, colo do útero com 4 cm, percentil 50.
Tb já comecei o curso de preparação para o parto, teve q ser no particular, mas pronto. Tive 2 sessões Sorriso gostei muito, especialmente da parte que ensinam o marido a fazer massagens a mim Sorriso

Menopausa aos 30?não pode ser! venham os tratamentos Sorriso
19/01/2013 Sorriso uma estrelinha iluminou a minha alma <3
13/09/2013 Sorriso fiquei a saber que vem aí mais uma estrelinha <3 <3

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Estou a ver que hoje foi o dia das ecos Sorriso
Também fiz hoje a minha e a princesinha está com 1888g e cerca de 41cm, e está optima, já está encaixada e mais uma vez não deu para ver a carinha, vai ser uma autentica surpresa Sonhador bem, e está bastante maior e mais gordinha que a irmã por esta altura, que medo Preocupado
bjinhosss

Bexinha -
Desde 11 Fev 2008

Olá a todas...

Já todas tem o saco da maternidade pronto?? Só eu é que n comecei a tratar disso??

Sobre Bexinha

Bexinha
I Love You *25/04/2009*
Positivo *25/04/2011* ---> Mola Hidatiforme *31/05/2011*
POSITIVO *22/05/2012* ---> Chegou o meu MARTIM ..... 12/01/2013
POSITIVO *03/05/2016* ---> Chegou o meu TOMÁS ..... 13/12/2016

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

Não és só tu... Eu também não tenho o saco pronto!
Andei até agora a lavar, passar e arrumar tudo o que me deram. Como foi o enxoval inteiro, e a roupa, do meu afilhado (tuo memos, dos 0 aos 3 anos!) e ainda montes de coisas da filhota de uma amiga, foi o caos - separar por tamanhos, então, foi surreal (ambas as mamãs tinham feito o que manda a cartilha - e portanto NADA tinha etiquetas!...)
Só este fim de semana montamos a caminha, e concluí as "separações". POrtanto, falta-me seleccionar o que meter no saco do bebé.

Estou com uma dificuldade enorme em escolher as camisas para mi: a enfermeira disse que o melhor era serem pouco quentes; não muito compridas; e de abrir á frente para ser mais fácil amamentar!

Abrir á frente??? Só encontro com 3 ou 4 botõezinhos - abertura manifestamente insuficiente para passar o peito! Triste

E depois, há a questão dos tamanhos - eu sou GRANDE, bolas! Com a gravidez, fiquei MAIOR! Desculpem-me a "biolência": mas porque raio hão-de pensar que um XL é "grande"??? Traduzido em números, as camisas maiores que encontrei até agora serim um 46 ou 48! HELLO!!! Eu PRECISO de umas que equivalham aí a um 52 ou 54!! Triste

Mamãs experientes: SOCORRO! Onde encontro camisas abertas á frente o suficiente? E será que há tamanhos GRANDES a "sério"???

(E já não digo nada sobre soutiens de amamentação, ok?) :-((

Beijinhos!

Maria do Porto

Bexinha -
Desde 11 Fev 2008

Ai que medo....

Eu ainda nem etiquetas tirei quanto mais lavar e passar a ferro...

Devo comecar a entrar em desespero certo???

Sobre Bexinha

Bexinha
I Love You *25/04/2009*
Positivo *25/04/2011* ---> Mola Hidatiforme *31/05/2011*
POSITIVO *22/05/2012* ---> Chegou o meu MARTIM ..... 12/01/2013
POSITIVO *03/05/2016* ---> Chegou o meu TOMÁS ..... 13/12/2016

meninamel -
Desde 25 Abr 2012

Comprar as camisas de noite para a maternidade não é fácil! Eu vi este fds uma camisa de noite de abrir à frente até ao fim, tipo camisa comprida, na H&M, mas confesso que não sei se era comprida o suficiente para andar na maternidade só com aquilo, nem vi se tinha tamanhos grandes, ainda assim era de longe a única assim com botões até ao fim que vi...fora isso nas lojas todas que vi tb só havia essas de 3 botoezinhos, que para mim até dá pq sou magrita e comprei na Primark o L. Para quem é maiorzita não dá mesmo...Também comprei uma na Verbautdet, e comprei o meu tamanho (38) e posso dizer que é bem grande e muito elástica, pelo que o tamanho 46/48 deles deve servir a mamãs que usem tamanhos maiores. Mas lá está, é por encomenda e só quando chega é que se pode ter a certeza se serve...não é de facto fácil encontrar camisas adequadas.

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

O teu caso não é desesperado, apenas porque suponho que as tuas coisinhas são novas e do tamanho correcto! Sorriso

Deves ter uma lista daquilo que é suposto preparar para a Maternidade - logo que possas, prepara só e apenas isso! Para não seres apanhada desprevenida...

O resto, vai tratando aos pouquihos - afinal, a probabilidade de precisares de "seguir viagem" muito cedo é mínima.

Como o teu enxoval é novo, não vais precisar de lhe dar muitas voltas: o meu, quase todo usado, é que deu muito trabalho (tive de segurar e substituir botões, fitinhas... Andar a branquear certas peças que tinham manchas amarelas, etc.).

Eu sugiro que faças aquilo que fiz ás peças novas, compradas "de fresco" - metias na máquina de lavar, apenas no programa "enxaguar", com vinagre (para desinfectar).

DEpois deixei secar ao ar - e só passei as peças grandes (mantinha; colcha de algodão...).

O resto, fiz conforme recomendao pela enfermeira: estiquei e alisei com a mão (fatinhos; peças interiores...).

Isto basta, para roupinha de recém-nascido.

Sobretudo: nada de "stresses"! Beijinhos! Sorriso

Maria do Porto

SaraGC -
Desde 14 Maio 2012

Bem mamãs, em relação às camisas de dormir acho que o melhor é mesmo a feira. Eu corri tudo à procura e ou eram carissimas (e é coisa que não uso em casa logo não queria gastar muito) ou eram fechadas à frente ou de manga comprida. Fui à feira e lá encontra-se bem mais bonitas, fresquinhas para a maternidade, com boas aberturas na zona do peito e tamanhos bem grandes. É uma questão de tentarem...

sonyfra -
Desde 08 Out 2009

Eu comprei duas camisas de dormir no El corte ingles e tambem sou grande por isso deves achar la para ti tambem, uma tem prai 4 a 5 botoes e a outra tem quase até meio da barriga.mesmo que te fiquem mais justinhas agora tens que dar o desconto a barriga porque apos teres a criança perdes o inchaço eheh

Sobre sonyfra

E apos 4 anos de espera eis que dia 7/06/2012 tive o meu POSITIVO Espertalhão
DPP: 6/1/2013 E vem ai o MARTIM Espertalhão E o meu príncipe chegou dia 28/12/2012 com 3,570kg e 48cm. ❤AMAMOS-TE MUITO FILHO❤
07/2016 início dos treinos pro segundo amor da minha vida
Segundo positivo dia 03/02/2018
DPP: 02/10/2018

macalila -
Desde 02 Mar 2009

Meninas, coloquei este post no Facebook e lembrei-me de colocar aqui para quem achar útil:

Lembrei-me agora de um conselho que segui no meu primeiro bebé e tenciono seguir neste, que facilita muito a nossa vida. Já agora queria saber se já alguém ouviu falar nisto. Trata-se do seguinte: para bebés de biberão, como foi o meu, dar o leite à temperatura ambiente e em vez de usar água esterilizada usar água do Luso. Este conselho foi-me dado tinha o meu filho uns 15 dias, o meu primo que é um médico de família muito experiente foi visitar-nos e aconselhou-me isto, numa altura em que eu estava a adoptar o leite artificial por falta de leite materno. Foi uma maravilha, super prático para as saídas de casa, só precisava de levar uma garrafita de água do Luso e mantê-la à temperatura ambiente (muito fria também não presta). Diz que é melhor para as cólicas e para o aparelho intestinal do bebé e eu tive essa impressão também.

macalila -
Desde 02 Mar 2009

Eu não tenho o saco pronto também, nem comecei e nem sei o que preciso ainda comprar. Tenho o problema da Maria do Porto já que tirei as etiquetas todas da roupa do meu filho e já imagino a dor de cabeça que vai ser. Estou cheia de trabalho e não tenho ajuda nenhuma, anda toda agente tão ou mais ocupada do que eu Triste Vai ser bonito lol Mas sem stress, vou fazer aos poucos e se tiver o azar de nascer antes de estar tudo pronto alguém vai se chegar à frente e ajudar-me hehe (vamos pensar que sim!).

Maria do Porto, quando tive o meu filho tive o mesmo problema das camisas de dormir, acabei por comprar algumas que me estavam justas (eu sou XXXXL) e foi desconfortável porque camisas de dormir de botões quando estão justas faz abertura entre os botões e tinha de andar sempre a tapar-me toda de cada vez que recebia uma visita. Pela minha experiência dessa vez cheguei à conclusão que nao há qualquer problema em levar pijamas já que quando o médico quer examinar basta tirar as calças e pronto, não tem nenhuma ciência especial! Então na C&A encontrei uns pijamas bem baratinhos, tamanho 52 ou 54 já nem sei, normalmente visto o 50, mas comprei maior mesmo para ficar à vontade. Estes pijamas têm botões até à barriga mais ou menos, e vão servir perfeitamente.

RuteMM -
Desde 05 Set 2012

olá bom dia =)

também não tenho o saco pronto meninas.....
nem a roupa tenho lavada....
em relação as camisas de dormir tenho espreitado e acho que vou comprar na primark....

bjinhos

Maria do Porto -
Desde 29 Set 2010

Muito obrigada pela sugestão dos pijamas! ainda não tinha pensado nessa possibilidade...

Quanto á falta de tempo para prepares tudo: começa por preparar só e apenas os sacos necessários para a Maternidade (teu e do bebé). O resto, vais fazendo aos poucos!

Eu também não tenho ninguem que me ajude; afinal, as avós têm 80 e 82 anos, já não posso contar com elas. O meu marido está fora, a trabalhar a mais de 300 km, 3 dias por semana. Vivo a 50 km do emprego... Triste É aguentar! É por isso que os bebés são assuntos de MULHER: se fossem os homens a tê-los, a Humanidade já se tinha extinguido! Gargalhadas

Mais uma perguntinha: vão levar cuecas descartáveis? Sabem se existem em tamanho GRANDE? Onde posso comprar baratinhas?

Muito obrigada pela ajuda!

Maria do Porto

Outros tópicos relacionados

O meu e o vosso primeiro passo! Treinantes 2009/2010! II
Olá meninas...este é então o cantinho que vem substituir "O meu e o Vosso primeiro passo!! Treinantes de 2009!!"....Como sabem e por motivos pessoais a Inês está mais ausente...e pediu que alguém tomasse as redeas do tópico....assim sendo...assumi...
**************** TREINANTES de ABRIL-MAIO-JUNHO 2012 **************** 39 Positivos :)
ola a todas . decidi abrir este tópico, pois infelizmente tive um aborto de gemeos recentemente, e tenho "luz verde" para voltar a engravidar a partir do dia 1 de Maio E então para me dar mais ânimo e força decidi abrir este tópico... e quem quiser...
Cantinho das Mamãs de Novembro 2013 (e nao só) - Já somos mais de uma centena =)
PEÇO A TODAS AS MENINAS QUE QUISEREM FAZER PARTE DA LISTA, OU AS QUE JÁ FAZÊM SE QUISEREM QUE ALTERE OU ACRESCENTE ALGUM DADO QUE ME MANDEM MENSAGEM PRIVADA.ASSIM NÃO PERCO OS DADOS SE NÃO PODER ALTERAR LOGO O NOSSO TÓPICO! Obrigado Descubrí hoje...
PARABENS KIKOOOOO :D
parabens a voce nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vidaaaaaaa &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P mts parabens kiko pelos 3 aninhos k completas e que tenham um dia mt especial com a boa noticia da...
Meninas a Joinhas vai ser mama
PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS; PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS; PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS; PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS; PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS;PARABENS; PARABENS;PARABENS;...
Princesinha Inês....Parabéns pelo primeiro aninho
Parabéns a você Nesta data querida Muitas felicidades Muitos anos de vida Hoje é dia de festa Cantam as nossas almas Pra menina INÊS Uma salva de palmas &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P &lt;:P Parabéns princesinha pelo teu...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?